Por que você precisa usar um app de corrida para não parar de correr?

Escolha aquele que combina melhor com a sua necessidade e não pare.

Quem corre há bastante tempo costuma dizer que foi mordido pelo bichinho da corrida. Sair para correr tornou-se um vício. Não consegue passar mais de dois dias sem calçar o par de tênis e cansar as pernas por aí. Fora esse grupo seleto, existem muitas pessoas que desejam começar e não conseguem passar da segunda ou terceira tentativa por falta de método ou de um incentivo externo que ajude a superar os músculos doloridos das primeiras experiências.

Nesse caso, o app para correr ideal pode ser o começo da solução da preguiça, da falta de organização ou de qualquer outro motivo que exista para não gastar as solas nas ruas.

Listamos algumas opções de apps disponíveis para as plataformas Android e iOS. Depois de consultar o médico e acertar-se com um professor de educação física para não exagerar, conte com a tecnologia para medir a distância da caminhada e da corrida (no começo é bem importante alternar caminhada e corrida) e consultar os indicadores que mostram os benefícios de correr.

Nike Run Club

O app da marca esportiva Nike é entre as opções listadas aqui a mais indicada para iniciantes. Super didático, desde o cadastro ele provoca o usuário a estabelecer uma meta e encontrar amigos na comunidade de corredores que utilizam o app. Com isso, o próprio aplicativo gera alertas indicando os dias e as distâncias que devem ser percorridas para que a meta seja alcançada e informa o desempenho dos amigos. Um recurso interessante do app é que o usuário pode postar nas redes sociais que iniciou uma corrida e receber incentivos através de comentários, que são reproduzidos no fone de ouvido do corredor ou na saída de áudio do smartphone durante o percurso. Ao final do treino, o corredor pode compartilhar uma foto com a distância e o tempo de corrida aplicados na imagem.

A frequência semanal e mensal de corridas e a quantidade de quilômetros credencia o usuário a integrar o ranking formado por todos os usuários do app. Assim, é possível comparar a dedicação e o desempenho com o de amigos e de usuários de todo mundo. Esse ranking tem diversas segmentações, como por faixa etária, país e gênero. Tem também os grupos de corrida espalhados por vários países. Caso algum dia, por conta de trabalho ou lazer, você viaje para uma cidade pela primeira vez e deseja manter o hábito, os grupos são uma alternativa para conhecer percursos e corredores de outras culturas.

Um dos riscos para quem inicia na corrida é, depois de um tempo, perder a motivação por conta de treinos repetitivos. Cair na rotina é uma possibilidade. Não descarte-a. Daí que existe uma função de desafios no Nike Run Club, onde o app sugere distâncias e tempos a serem atingidos para tirar o corredor da rotina. Isso é bem importante para tornar a corrida uma constante por mais tempo.

O NRC está disponível para Android e iOS e é totalmente gratuito.

Strava 

Talvez o app mais popular entre quem é praticante regular de corrida com foco em performance, o Strava também é uma opção para quem é adepto do ciclismo e da natação. Pertencente a desenvolvedora de aparelhos de geolocalização Garmin, é possível sincronizar diversos dispositivos da marca e também de outras, como a Tom Tom, e ter acesso aos resultados direto no smartphone. O app para smartphone é gratuito, mas, para quem preferir ter acesso a mais dados sobre o desempenho nas atividades físicas e relatórios complexos, a conta premium, que é paga, atende essas expectativas.

O Strava também tem uma dinâmica de rede social interessante. Assim como o Nike Run Club, o usuário pode seguir e interagir com amigos, criar grupos e acompanhar os treinos deles ao vivo. Ainda realizar postagens em textos com álbuns de fotos, como em um blog, e compara o seu desempenho em trechos de ruas e parques com o de outros corredores que realizaram o mesmo trajeto. Entre os usuários estão atletas profissionais, que todos os usuários pode seguir para acompanhar como corredores e ciclistas de alta performance treinam e se preparam para as competições. Motivação, portanto, é o que não falta.

Google Fit

O Google Fit pode ser utilizado de forma complementar aos dos dois apps descritos acima como também é uma opção para quem quer, além de começar a correr, rever os hábitos de deslocamento. O app do Google mensura todas as modais de deslocamento que você tem disponível e informa ao longo do dia se as metas estabelecidas pelo usuário foram batidas.

Diferente do Nike Run Club e do Strava, o Google Fit não possui mapas dos caminhos percorridos pelo usuário e nem tem funções de rede social. Mas, se o usuário utiliza algum desses dois aplicativos, pode sincronizar com o Google Fit, que apresenta no gráfico as informações de corrida e mais o número de passos dados ao longo do dia e quais formas de deslocamento foram utilizadas no período. A interface é bem simples e fácil de estabelecer e rever metas.

O Google Fit conta os passos e mensura as modais (carro e bicicleta, por exemplo) utilizando o acelerômetro e o GPS do smartphone. Porém, não mostra mapas como ocorre no Strava e no Nike Run Club.

Agora que você tem essas três possibilidades para organizar e enxergar melhor a sua rotina de exercícios, adote uma delas e comece a correr. Se bater aquela preguiça, as dores nos músculos intimidar ou a falta de tempo surgir como desculpa, deixe que o app escolhido por você envie os alertas e estímulos necessários para você seguir em frente. No dia que você aderir ao hábito, você não para nunca mais.