O que é e como funciona o PlayStation Now?

O Playstation Now, serviço lançado pela Sony vem sendo considerado a Netflix dos games. Entenda como o sistema funciona e se vale a pena adquirir.

10/10/2018 às 9:00

Quando anunciou o lançamento do PlayStation 4, lá em 2013, a Sony indicou que o console não possuiria retrocompatibilidade nativa. Ou seja, não haveria a possibilidade de ter jogos de PlayStation 3 ou anteriores rodando no game. A notícia, é claro, caiu como uma bomba no mercado de videogame, sempre sedento em jogar os clássicos.

No entanto, de lá para cá o cenário mudou um pouco. O PS4 continua sem retrocompatibilidade nativa, mas a Sony lançou um serviço com o qual é possível jogar games antigos, de maneira digital, pela nuvem.

Com o Playstation Now você joga direto da nuvem!

Com o PlayStation Now você joga direto da nuvem!

Se trata do PlayStation Now, um serviço de streaming que reproduz os jogos do PlayStation, PlayStation 2 e PlayStation 3. É como uma Netflix dos games, onde você paga uma assinatura e tem à disposição um catálogo online de jogos para escolher.

Ainda engatinhando, o serviço já conta com um número considerável de jogos e traz funcionalidades que dividem opiniões.

Para entender melhor como funciona o PlayStation Now e se vale a pena assinar o serviço, continue a leitura. A gente conta tudo!

Como funciona o PlayStation Now?

Por definição, o PlayStation é um serviço para jogar títulos do PS3 ou anteriores em aparelhos da Sony sem precisar fazer o download deles.

O serviço, produto da tecnologia Gaikai, funciona via computação em nuvem. Assim, envia o streaming do jogo para o console. Ou seja, você não precisa comprar nenhum aparelho físico específico (além do console, é claro) para ter o PS Now. O processamento é feito pela Sony e você só precisa garantir que sua internet seja boa o suficiente para aguentar o tranco do download e de jogar o game em tempo real.

O Playstation Now funciona como um grande catálogo de games.

O PlayStation Now funciona como um grande catálogo de games.

Inicialmente, o serviço está disponível para os consoles PS3 e PS4, com PS Vita. A ideia é que certos modelos de televisores Sony Bravia ganhem suporte para o serviço em um futuro próximo. Em um próximo passo, o PlayStation Now também será compatível também com tablets e smartphones.

Além disso, está nos planos da desenvolvedora que os games possam ser jogados também offline. Desse modo, seria possível jogar não só por streaming, como é agora, mas baixando o jogo e podendo jogar depois, sem internet. Algo parecido com o que o PlayStation Plus já faz.

Os rumores são de que essa nova funcionalidade estará disponível já esse ano, embora ainda apenas para jogos do PS4. Tal ajuste vem para sanar o problema causado pela alta demanda de conexão de internet que o PlayStation Now exige. Como só funciona por streaming, o serviço acaba deixando a desejar para quem tem internet mais lenta.

Disponível por sistema de assinatura, o PlayStation Now é um serviço pago e custa US$ 99 por ano.

Com o Playstation Now você joga direto da nuvem!

E já que estamos falando de jogo, veja nossas dicas para jogar e ser o melhor em Fifa 18!

Quais jogos estão disponíveis no Playstation Now?

Atualmente, o PS Now conta com uma extensa lista de jogos em seu catálogo. São mais de 600 títulos à disposição do usuário. Recentemente, aliás, alguns games do PlayStation 2 foram incluídos nessa seleção.

Desse modo, entre os jogos do PS2 que chegaram ao PlayStation Now, podemos citar Ape Escape 2, Dark Cloud 2 e Hot Shots Tennis.

Com o Playstation Now você joga direto da nuvem!

Mystery Chronicle: One Way Heroics, um dos jogos disponíveis no PS Now.

Além disso, chegaram também alguns títulos do PS3 e PS4, como Heavy Rain, Metal Slug 3, Mystery Chronicle: One Way Heroics, Sine Mora EX e muitos outros.

Quer saber as novidades sobre o mundo dos games. Então, acesse nossa matéria sobre tudo o que rolou na Game XP 2018.

Vale a pena ter o Playstation Now?

Ainda que sua biblioteca seja considerável, o PS Now não é unanimidade no gosto dos gamers.

As críticas ao serviço da Sony são muitas, principalmente por conta da qualidade baixa e insuficiente do streaming. Entre os usuários do PlayStation Now, são reportados inúmeros travamentos durante o jogo. Além disso, as imagens do games chegam, no máximo, em 720p.

Com o Playstation Now você joga direto da nuvem!

Será que vale a pena assinar o PS Now?

Além disso, o serviço foi disponibilizado pela Sony apenas para EUA, Canadá e alguns países da Europa. Portanto, os gamers de outros países ainda vão precisar esperar.

Em resposta às críticas, a Sony pontuou que o serviço de streaming é a única maneira de trazer jogos antigos aos consoles atuais. Ainda assim, não foi descartada a possibilidade de que, com o lançamento futuro do PlayStation 5, a desenvolvedora já traga um produto com retrocompatibilidade. Desse modo, descontinuaria o streaming falho do PS Now e reajustaria os rumos de seus produtos.

Para os gamers brasileiros, só resta esperar. Por enquanto, o PlayStation Now não está disponível no Brasil, e a Sony ainda não se pronunciou sobre ter o país em seus planos para o serviço.

Clique aqui para saber tudo o que rolou na Gamescom 2018, maior feira de games do mundo! E continue com a gente para mais novidades sobre o assunto!

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email