PlayStation 5 será um console rápido e poderoso

Sony lança em 2020 o novo PlayStation 5, o mais potente console de jogos criado e produzido até agora.

13/11/2019 às 14:00

Se você é fã do PlayStation, deve estar ansioso pela chegada do novo PlayStation 5. Entretanto, ainda vai demorar um pouco para que ele esteja disponível para o consumidor. A previsão é de que o console chegue ao mercado em 2020, possivelmente próximo ao final do ano. Mas essas são apenas especulações, uma vez que a fabricante, a Sony, ainda não divulgou nada sobre o lançamento. A Sony apenas adianta que o PlayStation 5 será muito poderoso.

A empresa japonesa tem liberado informações a conta-gotas, como é sua estratégia usual.  A fim de criar suspense, saiu recentemente um pequeno vídeo para demonstrar que o PlayStation 5 será incrivelmente mais rápido do que qualquer outro console. Todavia, para sermos precisos: até 20 vezes mais rápido! O vídeo faz uma comparação entre o novo produto e o PlayStation 4 Pro:

O modelo PlayStation 4 é de 2013, um verdadeiro veterano no mercado. E sua versão mais reforçada, o PlayStation 4 Pro, é de 2016. Portanto, já estava na hora de chegar o modelo que vai além. Entretanto, o desenvolvimento de um console de jogos é bem mais complexo do que o de smartphones, já que esses são lançados às dezenas a cada ano.

Hardware mais poderoso

Além da velocidade, outra grande diferença do PlayStation 5 deverá estar no hardware, mais moderno e com maior capacidade de processamento. O PlayStation 5 será equipado com processador AMD de oito núcleos e arquitetura Zen2. Ele será atrelado a uma CPU, também AMD, capaz de executar Ray Tracing em tempo real.

Todavia, o que é Ray Tracing? Em síntese, é um algoritmo para simulação de trajetória de raios de luz, usado para construção de imagens tridimensionais. No PlayStation 5, isso deverá significar imagens muito mais definidas e a possibilidade de 3D.

Fim do disco rígido

Outra diferença responsável, em suma, pelo aumento da velocidade: fim do hard drive e sua substituição por um drive SSD para o novo console.

PlayStation 5 será um console rápido e poderoso.
Drives de SSD: muito mais rápidos que os discos rígidos.

Os drives de estado sólido (SSD) leem e gravam instruções muito mais rapidamente que os discos rígidos (hard drives). Além disso, não têm partes móveis, o que aumenta sua durabilidade na comparação.

Já se sabe, ainda, que o novo PS 5 deverá proporcionar suporte a gráficos em 8 K. Não existem, entretanto, quaisquer jogos no mercado com essa resolução, eles terão ainda que ser criados e desenvolvidos. Mas já é garantida uma qualidade de imagem muito alta: resolução mínima de 4 K, na excelente taxa de 60 quadros por segundo.

Controle com tela

Quase nada vazou até agora sobre os controles do PlayStation 5. Mas, a Sony já registrou uma patente de um controle com tela sensível ao toque. Ele seria, então, similar ao atual controle DualShock4, mas com tela.

PlayStation 5 será um console rápido e poderoso.
Controle do PS5 será parecido com este DualShock4, com acréscimo de tela sensível ao toque.

No uso do console também surgirão mudanças. Por exemplo: o atual HD Rumble deverá ser substituído por uma tecnologia chamada Haptic Feedback. O jogador, com ela, terá maior leque de sensações. Só para ilustrar, será diferente a sensação de uma batida de carro da sensação de uma queda em uma partida de futebol.

Três maneiras de usar jogos

Os gatilhos do controle também serão diferentes. O jogador enfrentará variados níveis de resistência para ações diversas, como, por exemplo, disparar uma arma ou pilotar um carro em terreno acidentado.

E como o PlayStation 5 lerá os jogos? O leitor físico será mantido, com o mesmo sistema de discos blue ray, com definição 4 K e 100 GB de capacidade. Ao mesmo tempo, será possível se conectar à PlayStation Store para baixar jogos digitais. E, da mesma forma, jogar via streaming, em tempo real, por meio do PlayStation Now.

Compatibilidade e design impressionante

Por fim, a notícia que todos esperam: sim, o PlayStation 5 terá compatibilidade com os jogos do PS 4. Assim, você poderá continuar usando seus jogos atuais sem qualquer problema.

O que falta? Ah, você quer saber como será a aparência do PS 5, seu design? Vazou uma imagem, que mostra um console impressionante:

Possível design do PlayStation 5.
Possível design do PlayStation 5.

Com toda a certeza, não tem como não ficar fascinado por todas essas características e ainda um visual como esse. Valerá a pena esperar!

Aliás, já escrevemos aqui no Vivo Guru Blog sobre os melhores jogos para PS 4. E ainda temos um artigo sobre games brasileiros. Além disso, você pode saber como funciona o serviço de streaming para jogos no texto sobre PlayStation Now.

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
EntretenimentoUtilidades
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email