Se você é fã do PlayStation, deve estar ansioso pela chegada do novo PlayStation 5. Entretanto, ainda vai demorar um pouco para que ele esteja disponível para o consumidor. A previsão é de que o console chegue ao mercado em 2020, possivelmente próximo ao final do ano. Mas essas são apenas especulações, uma vez que a fabricante, a Sony, ainda não divulgou nada sobre o lançamento. A Sony apenas adianta que o PlayStation 5 será muito poderoso.
A empresa japonesa tem liberado informações a conta-gotas, como é sua estratégia usual. A fim de criar suspense, saiu recentemente um pequeno vídeo para demonstrar que o PlayStation 5 será incrivelmente mais rápido do que qualquer outro console. Todavia, para sermos precisos: até 20 vezes mais rápido! O vídeo faz uma comparação entre o novo produto e o PlayStation 4 Pro:
O modelo PlayStation 4 é de 2013, um verdadeiro veterano no mercado. E sua versão mais reforçada, o PlayStation 4 Pro, é de 2016. Portanto, já estava na hora de chegar o modelo que vai além. Entretanto, o desenvolvimento de um console de jogos é bem mais complexo do que o de smartphones, já que esses são lançados às dezenas a cada ano.
Hardware mais poderoso
Além da velocidade, outra grande diferença do PlayStation 5 deverá estar no hardware, mais moderno e com maior capacidade de processamento. O PlayStation 5 será equipado com processador AMD de oito núcleos e arquitetura Zen2. Ele será atrelado a uma CPU, também AMD, capaz de executar Ray Tracing em tempo real.
Todavia, o que é Ray Tracing? Em síntese, é um algoritmo para simulação de trajetória de raios de luz, usado para construção de imagens tridimensionais. No PlayStation 5, isso deverá significar imagens muito mais definidas e a possibilidade de 3D.
Fim do disco rígido
Outra diferença responsável, em suma, pelo aumento da velocidade: fim do hard drive e sua substituição por um drive SSD para o novo console.

Os drives de estado sólido (SSD) leem e gravam instruções muito mais rapidamente que os discos rígidos (hard drives). Além disso, não têm partes móveis, o que aumenta sua durabilidade na comparação.
Já se sabe, ainda, que o novo PS 5 deverá proporcionar suporte a gráficos em 8 K. Não existem, entretanto, quaisquer jogos no mercado com essa resolução, eles terão ainda que ser criados e desenvolvidos. Mas já é garantida uma qualidade de imagem muito alta: resolução mínima de 4 K, na excelente taxa de 60 quadros por segundo.
Controle com tela
Quase nada vazou até agora sobre os controles do PlayStation 5. Mas, a Sony já registrou uma patente de um controle com tela sensível ao toque. Ele seria, então, similar ao atual controle DualShock4, mas com tela.

No uso do console também surgirão mudanças. Por exemplo: o atual HD Rumble deverá ser substituído por uma tecnologia chamada Haptic Feedback. O jogador, com ela, terá maior leque de sensações. Só para ilustrar, será diferente a sensação de uma batida de carro da sensação de uma queda em uma partida de futebol.
Três maneiras de usar jogos
Os gatilhos do controle também serão diferentes. O jogador enfrentará variados níveis de resistência para ações diversas, como, por exemplo, disparar uma arma ou pilotar um carro em terreno acidentado.
E como o PlayStation 5 lerá os jogos? O leitor físico será mantido, com o mesmo sistema de discos blue ray, com definição 4 K e 100 GB de capacidade. Ao mesmo tempo, será possível se conectar à PlayStation Store para baixar jogos digitais. E, da mesma forma, jogar via streaming, em tempo real, por meio do PlayStation Now.
Compatibilidade e design impressionante
Por fim, a notícia que todos esperam: sim, o PlayStation 5 terá compatibilidade com os jogos do PS 4. Assim, você poderá continuar usando seus jogos atuais sem qualquer problema.
O que falta? Ah, você quer saber como será a aparência do PS 5, seu design? Vazou uma imagem, que mostra um console impressionante:

Com toda a certeza, não tem como não ficar fascinado por todas essas características e ainda um visual como esse. Valerá a pena esperar!
Aliás, já escrevemos aqui no Vivo Guru Blog sobre os melhores jogos para PS 4. E ainda temos um artigo sobre games brasileiros. Além disso, você pode saber como funciona o serviço de streaming para jogos no texto sobre PlayStation Now.