PlayKids: saiba o que é e como usar a plataforma

PlayKids é um app que combina conteúdo educativo e entretenimento. Saiba como usar e quais são as possibilidades da plataforma!

22/01/2019 às 17:00

Líder mundial em conteúdo educativo, PlayKids é um aplicativo que disponibiliza desenhos, jogos, livros e atividades voltadas a crianças de 2 a 8 anos de idade. Inclusive, a plataforma está presente em mais de 187 países no total e o seu objetivo é estimular o aprendizado entre os pequenos. São atualmente mais de 6 milhões de usuários ativos e 50 milhões de downloads.

Saiba o que é e como usar o PlayKids.

Plataforma PlayKids mistura entretenimento e educação em suas produções.

Como isso acontece? Todo o material é escolhido (em 9 idiomas) por especialistas em educação infantil. Essa curadoria garante que o conteúdo estimule o desenvolvimento cognitivo das crianças. Além disso, o fato de não haver nenhum tipo de publicidade garante mais tranquilidade aos familiares. Ou seja, o seu filho não vai ver nada além do material que está ali.

Breno Masi, diretor da PlayKids, disse no CASE 2018, evento realizado em São Paulo, que a empresa desenvolve testes semanais na plataforma. E os convidados a avaliar o material disponível são elas, as crianças. Por isso, o conteúdo é cada vez mais assertivo e personalizado. Vamos ver como funciona?

Como a PlayKids funciona?

O conteúdo é planejado de acordo com as fases da criança. Ou seja, a PlayKids quer acompanhar todas as etapas de crescimento do pequeno. O objetivo é estimular habilidades em diferentes esferas, como intelectual, física e sócio-emocional. Existe, por exemplo, tarefas para incentivar o aprendizado de novos idiomas.

Uma boa característica é que o app funciona em modo offline. Assim, você não gasta seus dados móveis quando a criança quer ver algo na rua, por exemplo. O acesso pode ser feito a partir de qualquer dispositivo – celular, tablet ou desktop. Aliás, os pais podem programar exatamente o que desejam que os filhos assistam (o acesso às configurações é restrito).

É possível criar um perfil para cada filho – ali, você especifica a idade e os programas. Veja na tela abaixo:

Saiba o que é e como usar o PlayKids.

Tela para a inclusão do perfil da criança.

Saiba o que é e como a tecnologia permite o controle parental 

PlayKids sob medida

Para competir com Netflix e YouTube Kids, a PlayKids passou a desenvolver produções exclusivas há cerca de dois anos. O objetivo, segundo Masi, é entregar “uma aprendizagem com inteligência pedagógica”. Assim, os especialistas contratados conseguem aliar entretenimento à educação.

Saiba o que é e como usar o PlayKids.

Breno Masi falou sobre o PlayKids no CASE 2018, principal evento para startups da América Latina.

Algumas das produções atuais são SuperHands, série que ensina a montar e a construir coisas; I Love to Learn – Aprender Sobre o Mundo, voltada para o desenvolvimento de habilidades sociais; e ABCs, que apresenta o universo das letras por meio de músicas animadas.

Saiba o que é e como usar o PlayKids.

SuperHands é uma produção própria da PlayKids.

Acesso à plataforma

O acesso é simples. O menu de navegação é totalmente animado. Os personagens ficam disponíveis em uma tela bem colorida. Assim, a identificação é bem mais simples (veja abaixo). Aliás, toda a navegação do app acontece na horizontal, que é o modo mais fácil para as crianças segurarem o smartphone.

Saiba o que é e como usar o PlayKids.

Menu animado da PlayKids.

Depois de navegar pelo menu e escolher o que deseja assistir, basta tocar sobre o personagem para ver os capítulos e começar a diversão.

Saiba o que é e como usar o PlayKids.

A criança consegue navegar pelos capítulos disponíveis.

Outra novidade, só que mais recente, é o PlayKids Explorer. Funciona assim: os pais fazem uma assinatura que dá direito ao recebimento de uma caixa com livros e materiais de realidade aumentada. Tudo é personalizado. Ou seja, ao contratar, você fornece a idade e as características da criança.

Saiba o que é e como usar o PlayKids.

O PlayKids Explorer envia uma caixa com conteúdo personalizado com produtos on e offline.

Os especialistas da companhia, então, montam aquele kit de acordo com o perfil enviado. E a família recebe a caixa todos os meses em casa, como se fosse uma assinatura. O mais diferente é que uma ação que combina o universo digital ao físico. Visite o site para conhecer os planos. Aliás, o app está disponível para iOS e também para Android.

E você, o que achou das características da plataforma? O mais interessante é que o conteúdo alia entretenimento e educação, pois é desenvolvido (no caso das produções próprias) e selecionado por especialistas.

Outra opção que foi criada exclusivamente para os pequenos é o YouTube Kids (clique aqui para saber como funciona). E continue conosco aqui no Vivo Tech para mais conteúdos que relacionam universo infantil e tecnologia!

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
EntretenimentoInfantil
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email