Pixel 3: celulares que unem simplicidade e excelência

A câmera que equipa os celulares Pixel 3 tem lentes simples, mas um software poderoso que produz maravilhas.

04/09/2019 às 9:00

O smartphone Google Pixel 3, bem como seu irmão Pixel 3a e as gerações que os antecederam, possuem algo em comum: as câmeras, chamadas de Google Cam ou GCam. E elas chamam atenção por serem extraordinárias em sua simplicidade e qualidade. Enquanto os concorrentes partiram para soluções complexas, com duas ou três câmeras na traseira, o Google seguiu sempre com uma única lente. E entregando ótimos resultados.

No entanto, quem olha para as especificações da câmera não fica impressionado. A câmera do Pixel 3 tem apenas 12 MP de resolução e uma abertura de f/1.8. Afinal, outros smartphones possuem sensores de até 48 MP e uma abertura de até f/1.2. Ainda assim, a qualidade das fotos dos Pixel 3 não é igualada pelos últimos lançamentos da concorrência.

Imagens produzidas pela câmera dos smartphones Pixel 3 apresentam alta qualidade.
Câmera dos celulares Pixel 3, do Google, é simples, mas opera com software sofisticado.

Pixel 3, o smartphone do Google

Os Pixel são os smartphones do Google. Eles sempre recebem em primeira mão as novidades da empresa, como por exemplo, as últimas versões do Android, e se destacam pela qualidade. Contudo, oficialmente, não são comercializados no Brasil. Porém, são encontrados no comércio eletrônico. Veja ofertas do Pixel 3a na Amazon brasileira e no Mercado Livre.

Mas por que as fotos do celular do Google são tão boas? É que, enquanto os demais fabricantes investiram em mais megapixels de definição, o Google desenvolveu um software superior. O programa compreende técnicas que, em seu conjunto, são chamadas de “fotografia computacional” pelos engenheiros da empresa.

Sem ajustes manuais

Por isso, a câmera do Pixel 3 sequer necessita de ajustes manuais. O modo HDR, por exemplo, é, em suma, automático. E, sobretudo, bem superior aos de outras marcas.

A câmera registra várias imagens simultaneamente e com diferentes tempos de exposição. Então, o software combina essas imagens de maneira a preservar as sombras e os detalhes. Simultaneamente, dependendo da necessidade, são intensificadas a resolução e o alcance dinâmico. Dessa maneira, a Google Cam nunca “estoura” as cores.

Portanto, as fotos realizadas pelos smartphones Pixel 3 são mais detalhadas, em comparação as câmeras de outros aparelhos. Veja a diferença nas fotos abaixo:

Câmera do Pixel 3a XL preservou detalhes do horizonte, algo impossível com o Galaxy S10+.
Câmera do Pixel 3a XL preservou detalhes do horizonte, algo impossível com o Galaxy S10+.

Modo noturno excelente

Entretanto, o maior diferencial da Google Cam do Pixel 3 é seu famoso modo noturno. Nenhuma outra câmera de smartphone consegue resultados tão bons em fotos com pouquíssima luz. Parece mágica: você aponta o celular para uma área escura e a foto sai com iluminação perfeita, a noite desaparece.

Compare os resultados obtidos pelo modo de alto brilho da câmera do Galaxy 10 com o modo noturno do Pixel:

No comparativo, vê-se como a câmera do Pixel 3 faz milagres com pouca luz.
No comparativo, vê-se como a câmera do Pixel 3 faz milagres com pouca luz.

E o melhor de tudo, é que a câmera consegue fazer isso e muito mais graças a um software. Desta forma, atualizações e novas funcionalidades podem ser instaladas facilmente mesmo em aparelhos com mais tempo de uso.

Resultados de alta qualidade

A meta do Google é, portanto, oferecer uma câmera que permita aos usuários não se preocuparem com os resultados. Ou seja, mesmo para quem não entende de fotografia, as fotos são sempre excelentes. Outro ponto: ajustes não são necessários, basta abrir a câmera e apertar o botão. Por vezes, como para fotos panorâmicas e noturnas, é necessário apenas selecionar os respectivos modos.

No modo noturno, por exemplo, o usuário apenas precisa apertar o botão. Porém, a partir desse comando, a câmera do Pixel 3 avalia a quantidade de luz disponível, bem como o quanto suas mãos estão firmes. Essas informações são, então, usadas para determinar a velocidade do disparador e quantos quadros devem ser capturados para produzir a imagem perfeita, além de outros detalhes.

Em câmeras sofisticadas de outras marcas de celular, para chegar à foto que você pretende obter, é preciso ir ao modo “Pro”. E a partir daí ajustar velocidade, exposição e ISO. Já o software da Google Cam faz tudo isso automaticamente, o que torna tudo super prático.

 À esquerda, foto feita com um Essential Phone; à direita, com a Google Cam de um Pixel 3.
À esquerda, foto feita com um Essential Phone; à direita, com a Google Cam de um Pixel 3.

Google Cam para outros celulares

No entanto, você não é um dos felizardos com um smartphone Pixel 3? O que fazer? Existem alguns modelos de celulares que são compatíveis com a câmera do Google. Infelizmente, nenhum aparelho barato, somente celulares intermediários e top de linha.

Como saber se o seu é compatível? Em primeiro lugar, confira se seu aparelho tem o Android 9 Pie instalado. Em caso positivo, vá até a Play Store e abra a página de instalação da câmera do Google. No caso de haver compatibilidade, haverá um aviso nesse sentido e então é só fazer a instalação.

Versões para determinados aparelhos

No entanto, em muitos casos, a Play Store informa que seu celular não é compatível. Desenvolvedores até produziram versões para aparelhos específicos. E elas podem ser baixadas, embora de forma complexa. É que, para fazer isso é necessário ser um usuário avançado, até porque será necessário autorizar a instalação de um app de fontes desconhecidas.

Se você entende inglês e sabe o que está fazendo, pode começar pela GCam Brasil, com variantes para algumas marcas e modelos. Mas só tente isso com certeza de que saberá fazer tudo corretamente.

Gostou de saber mais sobre a câmera do Pixel 3? Então, aproveite para saber mais sobre Google. Clique aqui se você quiser aprender a organizar seus compromissos com o Google Assistente. Ou aqui para saber mais sobre a Waymo, braço do Google que desenvolve carros autônomos.

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
Googlemobile
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email