O que é e como funciona o Pixabay?

O Pixabay é uma plataforma de edição de imagens que está dando o que falar. Mas você saber usar? Confira aqui!

04/12/2018 às 17:00

Usar imagens para criar algo que vai ser divulgado sempre gera muitas dúvidas. Quais imagens posso usar? Posso e devo modificá-las? E o compartilhamento, é livre? Para esclarecer esses pontos, trazemos hoje o exemplo do Pixabay. Uma plataforma em que criativos, designers e profissionais que trabalham com fotografia podem compartilhar imagens livres de direitos autorais.

Todos os conteúdos são lançados no Creative Commons CC0, o que torna seguro usar as imagens sem pedir permissão, dar crédito ao artista ou pagar nada por isso. Até mesmo para fins comerciais. Assim, você pode copiar, modificar, distribuir e usar as imagens sem nenhum problema.

É claro que dar o crédito ao profissional é sempre algo bem-vindo, mas não obrigatório. Apesar de toda essa liberdade, no Pixabay, alguns conteúdos podem ser protegidos por marcas, publicidade ou direitos privados. Então, continue a leitura e descubra a melhor maneira de usar essa plataforma, sem cair em ciladas!

Conheça o Pixabay.

No Pixaby, todos os conteúdos são lançados no Creative Commons CC0, assim, fica mais fácil ter segurança da licença de uso.

Posso usar as imagens nas redes sociais?

Recentemente, os direitos de imagem no Facebook têm gerado muita discussão. Sabemos que quando postamos algo lá, a rede social se reserva o direito de usar seu conteúdo livremente. Isso é, para qualquer finalidade. No entanto, não é verdade que o Facebook reivindique a propriedade dessas imagens.

Então, é seguro sim usar imagens do Pixabay no Facebook. Isso porque o CC0 está de acordo com os termos de uso do Facebook. De acordo com Pixabay, “a cláusula” sublicenciada de CC0 não impede que o usuário faça o upload de uma obra para uma plataforma de mídia social.

Como funciona o Pixabay na prática?

Se você quer mostrar imagens da Pixabay em seu site, deve fazer o upload delas para o seu servidor. URLs das imagens da plataforma não funcionam em sites externos. Já imagens patrocinadas são mostradas para financiar a Pixabay e para prover a escolha de fotos profissionais. Estas imagens estão marcadas com a logo da Shutterstock. Por isso, não se espante quando aparecer o selo do banco de imagens.

A fim de ter uma pesquisa segura, sem riscos de imagens indevidas, fique de olho no filtro do Pixabay. Ou seja, ao usar o filtro “Pesquise Segura” ele bloqueará fotos inapropriadas ou explícitas nos resultados de busca. Porém, ele não é 100% preciso, mas ajuda a evitar a maioria do conteúdo adulto.

Conheça o Pixabay.

Imagens do Pixabay devem ter 3.000 pixels.

Cuidados técnicos de uso das imagens

Do mesmo modo, algumas imagens podem ser rejeitadas se não estiverem de acordo com a política de qualidade do Pixabay. Elas incluem requerimentos técnicos como ter pelo menos 3.000 pixels. No entanto, uma resolução mais alta é sempre a melhor escolha.

Você só pode enviar imagens para o Pixabay que você criou por conta própria. Para trabalhos derivados, como montagens, pode usar imagens do Pixabay, mas nenhuma outra fonte é permitida.

Se você comprou imagens de um site de estoque comercial, poderá ter permissão para usá-las em seu próprio projeto, mas é proibido redistribuí-las sob CC0. Além disso, não copie imagens de outros usuários no Pixabay, nem pegue imagens wallpapers grátis de sites e faça o upload delas para sua própria conta.

Se quiser usar imagens para seu próprio trabalho, solicite ao autor original. Embora não seja legalmente obrigatório, é educado e justo. O Pixabay oferece mais de um milhão de imagens para escolher, por isso existem muitos recursos alternativos disponíveis.

Caso publique um trabalho, aproveite para dar crédito ao autor original no primeiro comentário. Um sinal de respeito ao criador e de utilidade para o usuário. Se você gosta de edição de imagens, então leia essa matéria que fizemos sobre cursos gratuitos de Photoshop.

Conheça o Pixabay.

Toda imagem no Pixabay deve ter um assunto bem definido para facilitar a busca e o uso.

Quais são requisitos para uso das imagens no Pixabay?

Primeiramente, toda imagem no Pixabay deve ter um assunto bem definido. Assim como foco claro e cores atraentes. Desfoque não intencional, ângulos extremos ou curvatura, aberração cromática, além de outros exageros, devem ser evitados. Assim como qualquer tipo de texto incorporado, especialmente selos de hora, assinaturas e logotipos.

No caso de ter várias imagens de um mesmo objeto, escolha o seu favorito e faça o upload dele. Evite ficar com todas. Também indica-se evitar exageros de edição e bordas desnecessárias. Assim, aplique qualquer tipo de filtro ou técnica (HDR, efeitos, nitidez, etc.) de maneira discreta. Quanto mais simples, melhor. Quer fazer fotos mais profissionais e usá-las no site? Nós te ajudamos aqui, com truques simples.

Conheça o Pixabay.

Imagens do Pixabay integram um ranking.

A qualidade das imagens recebe avaliação em um ranking. Elas são expostas aos membros da comunidade. Na ferramenta de classificação de qualidade, todos podem votar para aceitar ou recusar o trabalho.

Para cada imagem, o site coleta até vinte votos independentes até que uma decisão seja tomada. Se a maioria recusar, a imagem é rejeitada. Caso contrário, será encaminhada para a revisão editorial.

Depois que a avaliação acontece, demora alguns minutos para que novas imagens apareçam em seu perfil. No entanto, existem casos raros, em que podem demorar alguns dias.

Use, divirta-se e aproveite muito nossas dicas. Se ficou com alguma dúvida, pode recorrer ao site oficial. E já sabe, para ficar por dentro das novidades da tecnologia, fique com a gente. Aqui, por exemplo, ajudamos a avaliar se vale a pena usar uma luneta para celular. 

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email