Em dezembro de 2018, a Konami anunciou a atualização da versão mobile do seu game mais célebre, o Pro Evolution Soccer (PES). Logo, o PES 2018 Mobile, principal concorrente do FIFA, passou a ser o PES 2019 Mobile.
A versão do Pro Evolution Soccer para PC (via Steam), PS4 e XBox One, intitulada apenas de PES 2019, foi lançada quatro meses antes, em 28 de agosto de 2018.
Assim, os jogadores que tinham o PES 2018 em seus smartphones não precisarão fazer um novo download. Para isso, basta atualizar o aplicativo. No entanto, quem nunca jogou PES na versão mobile, precisa realizar o download gratuito na Play Store ou Apple Store.
Principais mudanças do PES 2019
Apesar de existir desde 2001, foi apenas em 2017 que a franquia PES disponibilizou a versão mobile do simulador de futebol. E mesmo com pouco tempo no mercado mobile, muita coisa mudou (para melhor) ao longo desses três anos. Abaixo, você confere duas que serão facilmente percebidas.
Novas ligas licenciadas
A Konami investiu na ampliação das ligas licenciadas. Por esse motivo, ao abrir o PES 2019, o jogador vai encontrar mais 12 novas ligas. Entre elas, estão a belga, escocesa, dinamarquesa, turca etc.
Novas ligas, como a sul-americana da Argentina e do Chile, também foram adicionadas. Também foram as ligas tailandesas, chinesas e japonesa.
Visual realista
*Smartphone utilizado para relato das informações abaixo: J8 da Samsung
Devido à implementação do motor gráfico Unreal Engine 4 (UE4), criado pela Epic Games, a qualidade gráfica do PES 2019 mobile está excelente. Assim, em termos práticos, as comemorações, movimentações da bola e o balanço da rede ficaram mais realistas. Por consequência, a jogabilidade melhorou em relação ao PES 2018.
De acordo com a própria Konami, uma tecnologia como a UE4 permite que as pessoas experienciem o jogo com um nível de fidelidade visual impactante. E, de fato, eles estão certos. Pois ao jogar o PES 2019, principalmente com fone de ouvidos, a experiência é imersiva.

PES 2019 está com qualidade gráfica surpreendente.
Então, você sabia que já existem empresas brasileiras que investem em times de eSports? A Vivo, por exemplo, aposta na equipe Keyd desde abril de 2018. Confira quais são as outras aqui.