Pastas e wallpapers: descubra como usar o app do Pinterest

O aplicativo do Pinterest tem diferentes funções para você, que adora colecionar e se inspirar com belas imagens. Descubra todas as possibilidades!

17/08/2018 às 17:00

Pensou em imagens inspiradoras, pensou no Pinterest. Afinal, a plataforma é extremamente visual e todo mundo, ao menos uma vez, já fez uma pesquisa por lá. Ou até mesmo salvou as fotos que mais agradaram aos olhos. O sucesso é tão grande que, em 2017, o app se destacou na Play Store brasileira como um dos mais baixados do ano.

A rede social, que é completamente diferente do Facebook e do Instagram, funciona como uma espécie de mural. Nela, você consegue salvar suas fotos prediletas, posts, lembretes e tudo o que tiver seu interesse. Não é à toa que a rede social se autointitula como um “catálogo mundial de ideias”.

Que tal desvendar todos os mistérios que envolvem essa rede social para usá-la ainda mais em seu dia a dia? Separamos algumas de suas principais funções do aplicativo, que está disponível para iOS e Android.

Siga pessoas criativas e encontre boas ideias no Pinterest

Como seguir alguém?

Como explicamos, o Pinterest tem como principal objetivo inspirar outras pessoas. Assim, é possível encontrar muito conteúdo com dicas de moda, decoração, tatuagem e projetos, entre outros, na plataforma. Aliás, não podemos esquecer que estamos falando de uma rede social. Então, é possível seguir o perfil de qualquer pessoa e acompanhar tudo que elas postam em seu feed.

Diferentes formas de organização

Você é do tipo de pessoa superorganizada? Então, o Pinterest é o app que estava faltando no seu smartphone! Sempre que encontrar novas ideias na rede social, o usuário pode criar as pastas e ordená-las de acordo com suas prioridades e quando acabar um projeto que começou a fazer na plataforma, também há a possibilidade de arquivar todo o conteúdo para deixar seu perfil bem limpinho. Por exemplo, fez todas as suas referências sobre um projeto de decoração no Pinterest e agora ele está finalizado? Basta arquivá-lo para que a plataforma pare de oferecer o conteúdo relacionado na página de buscas e, assim, fica mais fácil focar no próximo projeto.

Todas as pastas arquivadas ainda podem ser compartilhadas e para fazer é só acessar a nova área na parte inferior de seu perfil no Pinterest.

Para ajudar o usuário a encontrar todo o conteúdo que precisa de maneira mais prática, a platafoma permite que o usuário ordene os itens salvos por data de criação, ordem alfabética, salvos por último ou de forma personalizada (basta arrastar e soltar os itens para deixar tudo do seu jeito).

Acessibilidade para deficientes visuais

Para os usuários que têm algum tipo de deficiência visual, como daltonismo ou perda total ou parcial de visão, o Pinterest criou algumas melhorias na navegação pela plataforma. Para a leitura fluir, o fundo ganhou cor e sua paleta foi alterada. A  melhoria foi pensada para quem tem algum tipo de sensibilidade a variações de tom.

Além disso, as fontes dos textos podem ser alteradas de acordo com a necessidade dos usuários. A plataforma ganhou um suporte com leitor de tela que permite que os usuários com perda total ou parcial de visão recebam os comentários por meio de voz.

Por enquanto, as mudanças foram aplicadas apenas para a versão web da plataforma e para o app iOS. No entanto, deve chegar para o Android em breve.

Especial para você

O Pinterest tenta entender o gosto pessoal dos usuários a partir dos algoritmos. Aliás, você pode ajudar a rede social nessa missão. Basta dispensar os itens indesejados na lista de resultados. Para fazer isso, é só tocar na imagem escolhida, acessar o “Mais” e escolher a opção “Não gosto desse pin”. Com o tempo, a plataforma vai entender melhor suas preferências e mostrar imagens mais interessantes em suas buscas.

Busca personalizada

Poucas pessoas sabem, mas a plataforma permite que o usuário use imagens da câmera do celular ou da galeria de fotos de seu smartphone. O objetivo é encontrar pins semelhantes durante as pesquisas. Quer testar essa função? É só abrir a busca do app, tocar na câmera e fazer a pesquisa por imagem.

Filtros de busca: tons de pele

Ao descobrir que cerca de 70% das pessoas usam o seu serviço em busca de inspirações de estilo e looks para o dia a dia, o Pinterest decidiu fazer uma mudança. Em sua atualização mais recente, permite buscar tons de pele ao fazer pesquisas nas categorias de cabelo e beleza.

A novidade foi implementada porque o processo de programação de filtros não funcionava muito bem na hora de detectar os tons de pele, já que considerava algumas condições, como iluminação e sombras. Por isso, muitas vezes, lia uma pele branca com sombras escuras como pele negra, entre outros erros cometidos.

Wallpaper perfeito para seu celular: só no Pinterest!

Os apaixonados por wallpaper, com certeza, vão ficar ainda mais empolgados com o Pinterest! As lindas fotos encontradas na rede social podem se transformar no novo papel de parede de seu celular. E o melhor: com o tamanho certo das configurações de seu smartphone. Sim, a imagem escolhida sempre se adaptará ao tamanho e à resolução de tela do aparelho.

Para fazer as buscas, não se esqueça de escrever “wallpaper”, “wallpaper iphone” ou “wallpaper android”. Depois, é só baixar a imagem selecionada e prontinho!

Conteúdo sigiloso? Crie uma pasta secreta!

Como a plataforma é bem diferente do Facebook e do Instagram, por padrão, todas as pastas de fotos são públicas para os seguidores. Mas o que poucos sabem é que é possível criar um painel secreto. É bem fácil: primeiro, dê um título para o painel. Em seguida, acesse o menu de edição e selecione a opção “Manter a pasta secreta”.

Tudo entre amigos: como conversar usando o Pinterest

Para reforçar o fato colaborativo da rede social, o Pinterest passou a permitir que o usuário crie pastas compartilhadas com os amigos. Dessa forma, ambos conseguem adicionar suas ideias sobre um determinado assunto e inserir comentários ou respostas às atividades. A novidade, que já está disponível, é uma maneira para lá de divertida de organizar eventos, como festas.

Resultado de imagem para texting friend gif

E aí, gostou de saber tudo sobre o Pinterest? Se você é um apaixonado por redes sociais, não pode deixar de ver as cinco gírias usadas que você precisa saber e também como aproveitar todas as funcionalidades do Instagram Stories!

 

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
PinterestRedes Sociais
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email