Pagamento QR Code, opção que facilita as suas compras

Tendência internacional de pagamento QR Code começa a ganhar força no Brasil.

11/10/2018 às 9:00

A tecnologia está aí para tornar as coisas cada vez mais fáceis e simples. E essa é a ideia por trás da última tendência no comércio em lojas físicas: o pagamento QR Code. Afinal, nada pode ser mais ágil! Basta apontar a câmera de seu celular para o QR Code no terminal de vendas e o pagamento está feito. Sem precisar pôr a mão no bolso ou abrir a carteira.

Entretanto, o que são QR Codes? A sigla em inglês QR significa Quick Response, aliás em tradução livre significa algo como resposta rápida. Criados em 1994, QR Codes são códigos bidimensionais, formados por caixas pretas e brancas, que podem conter muitas informações pré-definidas.

Em resumo: informações de endereços de páginas da web a SMS e a números de telefones.  E, no comércio, eles contêm um resumo completo da transação. Por isso, é possível fazer o pagamento QR Code apenas com a câmera do celular e um app.

Veja como usar o pagamento QR Code.

Os QR Codes têm múltiplos usos, inclusive pagamentos QR Code.

Pagamento QR chega com a Cielo

Aqui no Brasil o sistema começa a ganhar força pela Cielo, empresa nacional líder na América Latina em transações eletrônicas com cartões de crédito e débito. A Cielo anunciou o lançamento do Pagamento QR Code. Com ele, usuários de smartphones podem pagar suas compras nas máquinas da Cielo por meio da leitura de um QR Code direto na tela do terminal. O único equipamento necessário é um celular com câmera.

Dessa forma o pagamento QR estará disponível em todas as maquininhas da Cielo até o fim de 2018. Em breve, a alternativa será implantada também nas soluções de e-commerce, Pagamento in-App, TEF, Cielo Mobile, app Cielo e Cielo LIO.

Segundo a empresa o pagamento QR Code já está disponível para clientes do Bradesco e Banco do Brasil, além de parceiros como Agibank, a empresa de benefícios Alelo, o app de pagamentos PicPay e o programa de recompensas Livelo. Assim, essa solução permite pagamentos com cartões Elo, Visa, Mastercard e American Express.

Veja como usar o pagamento QR Code.

Pagamento QR Code é tecnologia utilizada pela Cielo e Bradesco

As vantagens para você

Em um país como o Brasil, com mais celulares que pessoas, o pagamento QR Code é uma alternativa óbvia. Aliás, o sistema já é muito grande na China, por exemplo. A Cielo projetou uma solução simples para o lojista e acessível para todos. A sua plataforma é aberta, e isso significa que ela está disponível para qualquer parceiro interessado.

Mas afinal, como isso é bom para você? A ideia é fazer pagamentos sem telefones habilitados, o que é necessário para pagamentos por aproximação com carteiras virtuais como Google Pay, Apple Pay ou Samsung Pay. Esses aparelhos são sempre top de linha e com preços que nem todos podem pagar.

No caso do pagamento QR Code, basta abrir o app do parceiro (seu banco) ou a carteira digital em qualquer smartphone, mirar a câmera no QR Code na máquina da Cielo e selecionar o cartão que vai usar entre os cadastrados.

Além disso, nem precisa ser usuário de uma instituição parceira. A Cielo lançou o aplicativo Cielo ID. Assim, basta instalar o app no seu celular e cadastrar os cartões de crédito que quiser utilizar. Quer esse app? Baixe o Cielo ID para Android ou o Cielo ID para iOS.

Veja como usar os pagamento QR Code.

O app Cielo ID é a maneira mais fácil de fazer pagamento QR Code.

Bradesco possui seu próprio app

O Bradesco está estimulando seus clientes a fazer pagamento QR Code. Se você for cliente desse banco, é só baixar o app Bradesco Cartões, disponível exclusivamente para Android. Apesar disso, o Bradesco diz que seu sistema é “pra toda compra, pra todo celular, pra todo mundo”. E explica como é fácil sua utilização, desde que a maquininha esteja habilitada, como as que a Cielo está implantando. Veja os quatro passos na imagem abaixo:

Veja como usar os pagamento QR Code.

Etapas para pagamento QR Code com o app Bradesco Cartões.

Mercado Livre oferece pagamento QR Code

Já o sistema Mercado Pago/Mercado Livre também está trabalhando com pagamento QR Code. Ou seja, o Mercado Pago está agindo junto aos comerciantes para estimular as vendas com pagamento QR Code. Segundo a empresa, essa é uma oportunidade de revolucionar os negócios: afinal, o comerciante recebe o valor da venda integral, sem tarifas. E na hora.

A tecnologia é própria da empresa, funciona com cartão de crédito e, de acordo com o Mercado Pago, alcança milhões de pessoas. Quer saber mais sobre o QR Code para comerciantes? Acesse esta página do Mercado Pago, na qual o comerciante pode criar seu QR Code.

O Mercado Pago é a plataforma do Mercado Livre que permite o pagamento de compras online, com cartão de crédito. Com o pagamento QR Code a ação se estende para lojas físicas, pelos apps do Mercado Livre ou Mercado Pago. Quer baixá-los? Escolha o seu: Mercado Livre para Android ou Mercado Livre para iOS. As outras alternativas são Mercado Pago para Android ou Mercado Pago iOS.

O sistema também foi lançado há dois meses na Argentina e já opera em 160 mil estabelecimentos. Contudo, aqui no Brasil são 12 mil estabelecimentos, número que deve crescer bastante nos próximos meses.

Veja como usar os pagamento QR Code.

É possível fazer pagamento QR Code com o app Mercado Livre para iOS.

Diferente de pagamento por aproximação

Embora possa parecer semelhante, o pagamento QR Code é diferente dos sistemas de pagamentos por aproximação que já estão em operação há alguns meses, pelos apps Google Pay, Apple Pay e Samsung Pay. Afinal, esses operam por NFC, ou Comunicação de Campo Próximo.

Em suma, é uma tecnologia que permite a troca de informações sem fio e de forma segura entre dispositivos compatíveis que estejam próximos um do outro. Mas não são muitos os smartphones que oferecem tal tecnologia. E nem todos os bancos oferecem o sistema aos clientes.

Quer saber tudo sobre o que fazem sistemas de pagamento por aproximação e quais são os smartphones compatíveis? Então, leia este artigo que conta tudo sobre o app da Google, da Apple e a alternativa da Samsung.

Já o pagamento QR Code facilita tudo por necessitar apenas de um telefone com câmera e um app. Mas, claro, desde que o usuário tenha ao menos um cartão de crédito. Portanto, essa tecnologia abre a possibilidade para que muito mais gente possa fazer pagamentos com o celular, de forma bem prática e muito segura. Em síntese, o pagamento QR Code possibilita uma democratização das transações com smartphone.

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email