Pacote de dados: desvende esse serviço e faça a melhor escolha

Investir em uma opção adequada pode ser mais fácil do que você pensa, assim como economizar e controlar o uso do seu plano.

01/03/2018 às 14:00

Sempre terá alguém para te mostrar um plano infinitamente mais vantajoso do que o seu. E então você fica se perguntando: como não soube disso antes? Será que estou pagando a mais? Será que meu plano é realmente bom?

Discórdias à parte, o assunto gera muitas dúvidas. Porém evitar surpresas e investir em um serviço de qualidade pode ser mais fácil do que você pensa.

Antes de mais nada, por que pacote de dados?

Em uma rede como a internet, a transmissão de dados ocorre através do envio e recebimento de pacotes de informação. Ou seja, os conteúdos que você acessa em seu smartphone ou tablet chegam ao aparelho através do tráfego de dados. Exatamente por isso, as operadoras deram esse nome ao serviço.

Pacote de dados também pode ser apontado como “plano de internet móvel” ou “franquia”. Isto é, o valor que você paga à operadora define a quantidade de informações que chegam ao seu smartphone, e qual a velocidade dessa transmissão.

Por exemplo, se você tem o Plano Vivo Controle de 4GB, o download de 4GB de dados será recebido em uma velocidade 4G.

Como economizar ou fazer seu pacote de dados durar mais?

1. Sempre que possível, use e abuse do Wi-Fi. Diversos locais públicos disponibilizam o serviço gratuitamente;

2. Cuidado com o download de imagens, documentos, vídeos, jogos e aplicativos. Esses conteúdos consomem muitos dados. Procure sempre baixá-los em uma rede Wi-Fi. O mesmo vale para atualizações de apps: evite deixá-las em configuração automática;

3. Selecione a opção “reduzir uso de dados”, disponível em aplicativos como o WhatsApp e em navegadores, como Chrome e Opera. Verifique as configurações de cada app individualmente;

4. Cuidado com o consumo em segundo plano. Há aplicativos que, mesmo quando você não os utiliza, consomem dados. Redes sociais e e-mail, por exemplo, funcionam desta forma para que você receba notificações. Deixar a internet desligada (ou os dados desligados) enquanto você não está usando é uma ótima saída.

Aplicativos que não consomem pacote de dados

Já existem diversos aplicativos que não consomem o seu plano de dados. É o caso do app Meu Vivo. Pelo canal digital da Vivo, você pode resolver qualquer questão relacionada ao seu plano sem fila, sem espera e sem gastar seu pacote.

Outro exemplo é o iFood. Sim, você pode navegar pelo popular app de comida e até solicitar delivery sem consumir dados e sem fazer qualquer configuração prévia.

Com essas dicas fica fácil usar o seu plano com consciência. Quer um toque extra? Sempre cheque as configurações de apps e do seu próprio aparelho. Caso tenha alguma dúvida, veja como configurar smartphones e aplicativos aqui no Vivo Tech mesmo.

Como escolher o melhor plano?

Com todas essas informações em mãos, é hora de selecionar o plano mais adequado ao seu perfil. O ideal é que você avalie sua necessidade como usuário do serviço e, claro, consulte o seu bolso.

A Vivo disponibiliza diversos tipos de planos, do pré ao pós-pago, passando por opções controle. Tem até pacotes específicos para assistir a vídeos e ouvir músicas, ou para ficar ligado nas redes sociais, por exemplo.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue conosco no Vivo Tech. Até a próxima!

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
internetUtilidades
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email