Conheça as melhores opções de leitor de livros digitais

Escolha o e-reader que mais se adapta ao seu perfil, e de quebra baixe aplicativos compatíveis para aproveitar ainda mais a essa experiência.

26/03/2018 às 19:06

Você adora ler, mas em algumas situações não consegue carregar todos os seus livros, porque são pesados? Também gostaria de ter alguma opção com textos mais dinâmicos para o dia a dia? Então, os modelos de leitor de livros digitais – ou e-readers – e os aplicativos de leitura podem ajudar bastante a solucionar problemas como esses. 

Entre as opções mais populares no mercado estão hardwares e softwares bem interessantes. A lista abaixo traz informações sobre opções de leitor de livros digitais e de apps bastante conhecidas. Escolha a sua preferida e boa leitura!  

Kindle, o e-reader mais famoso do mundo

Esse leitor de livros digitais é pequeno, fino, leve e sem reflexos. Ou seja, até sob a luz do sol, você consegue usar sem problemas.

O grande diferencial do Kindle está na tela, que parece muito com papel de verdade. Dessa forma, seus olhos não ficam cansados, mesmo após um bom tempo de leitura.

Foto do Kindle, modelo de leitor de livros digitais

Um grande diferencial do Kindle é a sua tela, que possui um aspecto muito semelhante ao papel.

Todas as versões – Paperwhite, Voyage e Oasis – estão à venda no site da Amazon, e variam de preço. De acordo com o valor, ou seja, quanto mais caro, mais específicas são as funções de cada leitor de livros digitais. 

De qualquer forma, os três vêm com iluminação embutida, ideais para quem lê no escuro, e oferecem ajuste de luminosidade da tela. A bateria também é uma vantagem, pois dura semanas com apenas uma única recarga.

Outras funções interessantes desse leitor de livros digitais são: dicionário, marcador de páginas, seleção de citações, ajuste de fonte e tamanho, tempo de leitura e seleção entre modo retrato ou paisagem.

O Kindle tem capacidade para armazenar milhares de livros e oferece mais de 1,6 milhões de títulos por um pequeno valor. Além disso, há opções gratuitas para download e o programa Kindle Unlimited, que dá acesso ilimitado a mais de um milhão de livros por uma parcela mensal.

Aplicativo Kindle

Não quer ou não pode desembolsar valores altos por um leitor de livros digitais? Então, vale conferir o aplicativo da Kindle. Com o app, é possível ler e-books da Amazon de qualquer dispositivo.

Ao baixar, você deve responder a algumas perguntas sobre seus gêneros de leitura favoritos. Dessa forma, o app passa a indicar títulos com mais assertividade.

Você também pode conferir às opiniões e comentários de quem já leu os livros disponibilizados. Ao clicar em “Explorar”, ainda tem acesso à Loja Kindle, para pesquisar títulos à venda na Amazon.

O download é gratuito tanto no site da Amazon quanto na App Store e na Play Store. Compatível com iPad, iPhone, iPod, Samsung, Android Smartphone, Tablet, PC, Windows 8, Mac ou Cloud Reader. 

Lev, o leitor de livros digitais da Saraiva

A Saraiva tem duas versões de e-reader: o Lev Neo e o Lev Fit. Com funcionalidades específicas e preços adequados ao modelo, essas opções de leitor de livros digitais estão entre as mais populares do Brasil. Afinal, o produto é nacional.

 Modelos de leitor de livros digitais da Saraiva.

O Lev é uma ótima opção para quem procura um leitor nacional.

Ambos são touch screen, com entrada USB e para cartão microSD, e disponibilizam mais de 750 mil títulos para compra. Além disso, ao adquirir qualquer modelo, você ganha 10 e-books gratuitos, direito de baixar quatro best sellers e acesso aos dicionários de inglês e português Cambridge e Michaelis.

Lev Neo

Esse leitor de livros digitais tem iluminação LED com 20 níveis de intensidade e pesa 140 gramas. Sua capacidade é para aproximadamente 8 mil livros (8GB) e acabamento Soft Touch Premium. Disponível no site da Saraiva por R$ 479,00.

Lev Fit

Já o leitor de livros digitais Fit não tem sistema de iluminação, além disso, conta com um acabamento padrão, mais simples. Sua capacidade é para armazenar aproximadamente 4 mil livros (4GB). Pesa apenas 130 gramas. Disponível no site da Saraiva por R$ 299,00.

Aplicativo Lev Saraiva

O app Lev Saraiva foi desenvolvido com o intuito de proporcionar uma experiência de leitura digital independente do dispositivo. Você pode baixar tanto em sistema Android quanto em iOS. O acervo oferece 50 mil títulos em português e mais de 450 mil estrangeiros.

Os menus são inteligentes e bem fáceis de usar, com diversos recursos: anotações, destaques, customização de tamanho do texto, intensidade do brilho, estilo da fonte, layout da página e cores. Há também a opção “texto-para-voz” para ouvir trechos de livros. 

Prints de tela do aplicativo Lev Saraiva, opção de leitor de livros digitais.

Deseja utilizar o seu smartphone ou outro dispositivo para leitura: o aplicativo Lev Saraiva suporta bem essa necessidade.

Outra funcionalidade bem interessante é a sincronização, para continuar suas leituras a partir da parte em que parou. Ou seja, não precisa ficar procurando pela página no leitor de livros digitais, caso tenha de trocar de dispositivo.

A Saraiva também permite que você tenha acesso ao acervo pelo desktop. Para isso não precisa baixar nada, basta acessar o site de leitura online da livraria.

Kobo, marca de e-reader parceira da Livraria Cultura

Os e-readers da Kobo foram cuidadosamente projetados para oferecer uma melhor experiência de leitura. As telas E-Ink de alta resolução e baixo reflexo permitem que você leia por mais tempo. Entre os modelos, o destaque vai para o Kobo Globo HD, mas a marca ainda tem outras três versões mais caras à venda no próprio site, entre outros canais de e-commerce.  

Leitor digital de livros: Kobo Globo HD

Compacto e sensível ao toque, tem tela Carta E-Ink de seis polegadas e conta com uma definição incrível de 300 pixels por polegada. É compatível com 15 formatos, incluindo EPUB e EPUB3, além de resolução de 1448 x 1072 e Luz ComfortLight.

A memória de 4GB permite que você armazene até 3 mil ebooks. O Kobo Glo HD também oferece dicas operacionais, recomendações personalizadas de leitura e ofertas. Você ainda pode acessar ao dicionário, fazer traduções, anotações e buscas na internet. 


O leitor de livros digitais é vendido no site da Livraria Cultura.

Kobo Livraria Cultura

Em parceria com a Livraria Cultura, a Kobo oferece um aplicativo para quem não tem ou não quer comprar o hardware. Com o app, você pode ler a qualquer hora e em qualquer lugar diretamente do seu dispositivo. É possível até mudar de aparelho e continuar a leitura da página em que parou.

Entre as funcionalidades desse leitor de livros digitais, podemos citar o ajuste de luminosidade da tela e o tema de leitura, diferentes tamanhos e tipos de fonte, além de alinhamento do texto e estilo de transição de página. Você também pode fazer anotações e marcações.

Prints de tela do aplicativo Kobo, opção de leitor para livros digitais

O Kobo Livraria Cultura é outra ótima opção de app.

O Kobo Livraria Cultura sugere livros a partir de análise do seu perfil e hábitos de leitura. Você ainda tem a opção de participar da comunidade do app. Ao fazer o seu login, tem acesso a 50 e-books gratuitos (em inglês). O download também é de graça na App Store e na Play Store.

12 minutos, app para absorver muito conhecimento

E se você pudesse ler um livro por dia? Esta é a proposta do 12 minutos, que oferece microbooks – resenhas críticas, curtas e objetivas, com os principais conceitos de obras de literatura de não-ficção. Dessa forma, é necessário apenas 12 minutos para concluir uma leitura.

Todos os microbooks também têm versão em audiobooks, ideais para deficientes visuais – ou se você gosta de ouvir a narração de um livro enquanto caminha, por exemplo. Escolha entre as opções de assinaturas anuais e tenha acesso a centenas de títulos e novidades toda semana.  

O aplicativo está disponível para Android e iOS. Além disso, você pode acessar aos livros digitais através do site do 12 minutos em desktop.

Prints de tela do aplicativo 12 minutos, ilustrando texto sobre leitor de livros digitais

A promessa é fornecer livros resumidos em 12 minutos de leitura.

A assinatura é mensal e caso você não goste do serviço nos três primeiros dias, pode entrar no plano gratuito, que dá direito a uma leitura por semana. Existe até opção de plano empresarial.

Quer mais dicas de leitura? Então continue navegando aqui no Vivo Tech e saiba como encontrar e-books gratuitos sobre transformação digital. Depois disso, leia os conteúdos no leitor digital de livros de sua preferência!

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email