O que fazer para driblar os 14 tipos de tomadas no mundo?

Carregadores com entrada de USB portáteis e sem fio ajudam nessa missão. Vai viajar para outro país? Coloque um destes na mala.

23/03/2018 às 11:20

A questão é tão antiga quanto a energia elétrica: por que existem tantos tipos de tomadas no mundo? Se você viaja muito sabe a dificuldade que é para carregar o celular, o tablet, o notebook, a câmera fotográfica. Não vive sem o próprio secador de cabelo? Mais uma razão para não gostar dessa variedade toda de plug. 

14 tipos de tomadas no mundo

De acordo com a Comissão Eletrotécnica Internacional, são 14 tipos de tomadas no mundo, classificados por letra, indo do A ao N, sequência das ilustrações abaixo. O Brasil adota o tipo N desde 2011, o mesmo usado na Suíça, apenas.

Mas por que ainda não existe uma tomada única? 

A necessidade de universalização dos tipos de tomadas no mundo só chamou atenção depois da Segunda Guerra Mundial, em 1945. Entretanto, nessa época, os países já tinham sua infraestrutura e a maioria das empresas optou por atender aos mercados domésticos. Basicamente, reside aí o problema dessa verdadeira “salada de tomadas”.

Felizmente, alternativas para driblar os tipos de tomadas no mundo são realidade. E o avanço da tecnologia é promissor diante do assunto.

Como resolver e viajar mais tranquilo?

Para driblar a padronização, você pode recorrer a aparelhos com entrada USB (Universal Serial Bus, Porta Universal em português). Celulares, tablets e notebooks já vêm com cabos adaptados, e existem até modelos de secadores com porta USB.

Alguns hotéis, empresas e automóveis têm carregadores universais, permitindo conexão sem a necessidade de tomadas comuns. Uma ótima solução!

Carregadores portáteis e sem fio

Quer ficar ainda mais seguro quanto a recarga dos seus aparelhos? Então vale investir em carregadores portáteis e sem fio. Já existem diversos modelos dessas baterias externas, que são bem versáteis. Servem tanto para celular, notebooks e tablets quanto para secadores e câmeras fotográficas.

Tem opções com mais de uma entrada USB que permitem até carregar dois ou mais aparelhos ao mesmo tempo. Já os modelos sofisticados dão conta do seu celular, tablet ou câmera várias vezes ao dia.

Com uma rápida busca na internet, você encontra esses carregadores portáteis e sem fio para resolver o problema dos 14 tipos de tomadas no mundo. Entre os mais populares estão Elgin Power Bank, TP-Link PB2600 e o CP-V3 Cycle Energy da Sony.

Inovação brasileira

Para driblar os tipos de tomada no mundo, outras tecnologias seguem em desenvolvimento. Tem até inovação brasileira na lista de novidades.

Em dezembro de 2017, o projeto vencedor do Hackathon WeAr + C&A foi uma bolsa de praia que carrega o celular. As criadoras são do grupo Condutivas: Ana Carolina da Hora, Alexia Honzak, Christine Engelberg, Fernanda Road e Sofia Affonseca.

A bolsa capta energia solar e carrega o celular automaticamente por indução, sem necessidade de fios. Já pensou? Além de carregar o protetor solar e o bronzeador, a bolsa garante um celular com carga até na praia.

Quer mais dicas úteis para viajar com tranquilidade mesmo que seja a trabalho? Continue navegando aqui no Vivo Tech e confira opções de aplicativos.

 

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email