O que faz um facilitador?

“Facilitation” serve para reunir grupos de pessoas para resolver qualquer problema. E os bons facilitadores sabem fazer justamente isso, e são repletos de soluções construtivas.

13/10/2017 às 15:54

O “Facilitation” pode ser compreendido como um processo para reunir grupos de pessoas para resolver qualquer problema. Os bons facilitadores sabem como estabelecer um objetivo, criar um formato repleto de oportunidades interativas para discussão e liderar grupos de todos os tamanhos em direção a soluções construtivas. E você não precisa de um título de trabalho específico ou de uma certa experiência para se tornar um facilitador efetivo – você só precisa desenvolver um conjunto de habilidades que dê estrutura e propósito à arte de colaboração.

À medida que os locais de trabalho se tornam menos hierárquicos e dependem mais da resolução de problemas interpessoais, em vez de apenas uma execução tática, a facilitação está se tornando uma habilidade de trabalho que você precisará confiar cada vez mais. Abaixo está o que você precisa saber para começar a desenvolvê-lo.

Não é um cargo exclusivo para Gerentes

O que normalmente acontece quando você e sua equipe enfrentam um grande desafio? Normalmente, seu gerente convoca uma reunião e o organizador torna-se o facilitador por padrão. Embora seja verdade que os gerentes são responsáveis ​​por fazer as coisas acontecerem no dia-a-dia, seu título de trabalho não os torna automaticamente excelentes para que essas discussões funcionem sem problemas.

Se você quer um encontro mais produtivo, todos precisam abraçar a idéia de mudar o status quo – o que significa saber como facilitar os tipos de conversas difíceis existentes entre as pessoas. Em outras palavras, qualquer um pode ser um facilitador efetivo.

Não compartilhe uma agenda

Outro hábito familiar de brainstorms convencionais e reuniões de equipe é a agenda – que geralmente é divulgada antecipadamente, para que todos saibam o que vai acontecer. Talvez seu chefe até divida os slides do PowerPoint para adiantar o conteúdo. Na verdade, as plataformas de deslizamento tornaram-se uma expectativa tão universal – um método padrão de cumprir uma agenda de reunião – que eles se tornaram uma muleta.

Então, não só você deve evitar preparar uma apresentação em PowerPoint para o seu próximo brainstorm, como deve evitar a tentação de compartilhar uma agenda antes do tempo. Eu sei que isso parece um convite ao caos. Mas ao remover a muleta da agenda, você começará a fazer as pessoas suar – e isso é bom. Ele permite que eles saibam que a reunião que eles estão prestes a participar é para agitar o status quo e pensar de forma mais criativa do que eles estam acostumados.

Uma maneira de facilitar as mentes dos participantes é compartilhando os objetivos da reunião, mas isso não é a mesma coisa que uma agenda totalmente desenvolvida. Deixe os participantes saberem o que você deseja qual seu objetivo com o encontro, mas resista ao desejo de compartilhar qualquer outra informação.

Organize seu tempo de forma diferente

Agora você precisa decidir como você vai encontrar esses objetivos em um período de tempo definido. Facilitadores têm muitas opções aqui: você deseja executar a sessão como um workshop de “design thinking” para obter o máximo de cada participante? Ou você prefere colocar seus métodos “model-based” em ação?

Não importa qual abordagem você escolher, você pode encontrar uma maneira de organizar o tempo que você atribuiu de forma mais eficiente do que as reuniões tradicionais. Aqui está um exemplo: sempre que uma pessoa planeja falar para um grupo – mesmo que por apenas cinco minutos – corte esse tempo ao meio ou mesmo em três quartos. Em seguida, peça ao orador que escreva os pontos principais do que ele tem a dizer e compartilhe um documento impresso com as pessoas que vão ouvi-lo.


Louco? Na verdade não. Facilitadores efetivos sabem que as pessoas podem ler duas vezes mais rápido do que qualquer um pode conversar, então, ao invés de dedicar pedaços de tempo para atualizações ou apresentações, eles procuram maneiras de transmitir informações de forma mais eficiente.

 

Facilitação, diversidade e futuro do trabalho

À medida que a população em geral se diversifica, o local de trabalho do futuro e as empresas voltadas para o futuro já estão trabalhando para diversificar ativamente seus colaboradores. Pessoas com origens e pontos de vista diferentes e que afugentam o mesmo problema juntos, são mais propensas a alcançar soluções criativas. Mas não é inevitável que eles o façam sozinhos, sem um facilitador para orientar as coisas. Uma razão pela qual a facilitação está se tornando uma habilidade de trabalho ainda mais importante no futuro é porque as organizações precisam de pessoas que sabem como aproveitar toda essa diversidade de pensamento e canalizá-la de forma produtiva.

Às vezes, isso se resume à sua abordagem de resolução de problemas, o que pode encorajar ou desencorajar a diversidade de soluções. Por exemplo, você está olhando para um problema de um ponto de vista de 10 anos ou apenas tentando superar seus concorrentes imediatos? Provavelmente há mais maneiras de fazer o primeiro do que o último. Da mesma forma, você está deixando suas equipes examinar cada problema apenas uma vez, ou você está criando oportunidades para levar várias facetas em uma solução de uma variedade de ângulos ao longo de uma semana ou mesmo um mês? Se você ampliar sua abordagem, você obterá mais pessoas envolvidas na busca de respostas.

Grupos pequenos às vezes também aproveitam o poder da diversidade melhor do que os grandes. Os facilitadores devem considerar dedicar metade do tempo de uma determinada sessão para que os participantes trabalhem em uma questão em grupos de três a oito pessoas.

Colaborar nunca é fácil o tempo todo – e é ainda mais difícil quando os problemas e desafios que você está trabalhando criam desconforto, ansiedade ou medo. Mas essas emoções não vão desaparecer do local de trabalho. Então, comece a praticar a facilitação com seus colaboradores agora, e você irá garantir uma boa cultura de trabalho para o mundo que está por vir – mais diversificado e em rápido movimento.


Fonte: Fast Company

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