Robôs em ação: você já falou com um bot?

Seja em chats ou no Twitter, é bem provável que você já tenha falando com um bot. Aprenda a identificá-los e descubra como funciona essa tecnologia.

26/10/2018 às 17:00

Será que você já interagiu com um bot? Para tirar a dúvida, veja se alguma dessas situações a seguir já aconteceram com você:

  1. Precisando de ajuda com um produto, recorreu ao chat do site da marca e conversou com um atendente extremamente polido e solícito, que educadamente deu orientações para a resolução do seu problema;
  2. Ou então, no Twitter, você se viu envolvido em uma discussão com um completo desconhecido, que parecia ter muitas respostas-prontas e pouca personalidade.

Esses casos são familiares a você? Se sim, é bem provável que você já tenha conversado com um bot!

O que é bot?

Bots são amigos! Pelo menos, a maioria deles!

Com a evolução da tecnologia, não é novidade saber que parte dos funcionários das grandes empresas não são pessoas de verdade. Mas, sim programas de computador! Além do uso empresarial, muitos desses programas de computador, conhecidos como bots, são usados nas redes sociais. Principalmente para fomentar discussões de cunho político.

Isso é tão comum que recentemente o Twitter precisou rever suas políticas, tendo excluído de sua rede mais de 70 milhões de perfis que eram bots!

Mas mesmo com essa “limpa”, ainda existem muitos bots por aí, conversando e agindo normalmente. Fora do Twitter, empresas usam essa tecnologia de bots com Inteligência Artificial para emular o comportamento humano em seus atendimentos. Se trata, antes de tudo, de uma nova forma de comunicação. E que veio para ficar.

Para entender como funcionam os bots, as marcas que fazem uso deles e como identificá-los no Twitter, veja a seguir!

O que é e para que serve um bot.

Descubra o que é e para que serve um bot.

O que são bots?

Antes de mais nada, é preciso entender que um bot não passa de um programa de computador projetado para automatizar procedimentos. De modo geral, na intenção de auxiliar as pessoas. A palavra “bot” vem de “robot”, ou “robô”, em português. Ou seja, um bot nada mais é do que um robô, porém um robô que existe apenas no mundo virtual.

Embora só agora estejam em evidência, os bots não são novidade. Quem joga games clássicos como Counter-Strike ou StarCraft, por exemplo, já está acostumado a lidar com bots, na forma de inimigos virtuais a se enfrentar durante o jogo.

O que é bot.

Jogos como Counter-Strike são pioneiros na utilização de bots.

Na parte empresarial, o modo como os bots operaram hoje vem muito da URA (Unidade de resposta audível).  Aquela tecnologia dos call centers que conduzia uma conversa através do menu de opções de serviços da central. A URA surgiu nos anos 1980 com o objetivo de facilitar e otimizar os atendimentos. Hoje esse trabalho é realizado pelos bots, uma evolução da URA.

Assim, são diversos os modos que os bots se fazer presentes em nossa vida. No que tange ao atendimento ao cliente e conversação, chatbot em sites e bots em Twitter são os que mais se destacam na atualidade. Falaremos sobre eles a seguir.

Como funcionam os chatbots dos sites?

Criados para estreitar a ponte entre consumidor e marca, os chatbots começam a estar em todos os lugares. Conhecidos também como assistentes virtuais, agentes virtuais ou simplesmente bot, o chatbot é um software que trabalha e gerencia as trocas de mensagens entre empresa e público. Ele pode ser instalado em sites, apps da marca ou de terceiros, como Facebook Messenger ou Telegram.

O tipo de chatbot pode ir do mais simples ao mais complexo. Alguns mais básicos oferecem respostas e opções de alguns serviços para orientar os clientes em resolver suas dúvidas ou realizar determinadas ações. Como por exemplo, um chatbot para emitir a segunda via de um boleto.

Bot em chat.

Atente para a caixa de diálogo na parte inferior à direita. Um bot de chat!

Já as versões de chatbots mais sofisticadas se valem de recursos de Inteligência Artificial que os tornam capazes de aprender com seus atendimentos. Ou seja, se aprimorando com o uso, assimilando conhecimento a partir de novas interações e sendo capazes até de se atualizar automaticamente.

Segundo estudo da Gartner Summits, estima-se que até 2020, 85% das interações dos consumidores será conduzida por um mecanismo automático como o chatbot. Isso fica bem claro quando vemos quantas e quais empresas hoje já usam os bots.

Empresas que usam bots

Já deu para entender que os bots não são do mal e estão aqui para ajudar, certo? Pelo menos boa parte deles, claro. Entre as empresas que usam bots em sua comunicação com o público, é importante observar como essa tecnologia é ampla e cheia de nuances.

A rede de restaurantes Taco Bell, por exemplo, usa um bot para anotar o pedido e receber o pagamento, em uma transação feita diretamente em uma janela de chat. Ainda no ramo alimentício, a pizzaria Domino’s vem trabalhando na criação de um programa que receba pedidos bastando que o usuário utilize um emoji da pizza no Twitter.

O que é bot?

Bots podem ajudar a tornar a comunicação entre empresa e cliente mais próxima.

Indo para o lado mais tecnológico da força, por assim dizer, temos novidades. A IBM apresentou recentemente um programa de computador chamado Projeto Debater. Ele tem a função de argumentar sobre qualquer assunto, mesmo que não faça ideia do que está falando. O bot do Projeto Debater baseia sua argumentação não em pontos de vista ou na compreensão do tema, mas apenas em buscas feitas em textos da Wikipedia. Não é incrível?

Gigantes da internet como Google e Facebook trabalham com bots há muito tempo. Isso fica patente quando, por exemplo, você faz uma busca na internet e essa busca aparece na sua rede social. Acontece sobretudo em buscas por produtos: você pesquisa o preço de um sapato, para citar um exemplo, entra no Facebook e o anúncio do sapato está lá! Pois saiba, foi um bot que colocou aquele anúncio ali.

E você achando que era pura coincidência, hein?

Como saber se você está falando com um bot no Twitter

E se nos sites o bot aparece para ajudar, no Twitter ele tem uma função um pouco mais delicada. Muitos bots são utilizados atualmente para propagar ideias políticas, confrontar oposições e fortalecer uma ideia de pensamento. E como saber se a pessoa que veio falar com você é alguém de verdade ou um robô virtual?

O que é bot?

Descubra se você está falando com um bot no Twitter!

Acredite, dá para descobrir! Fique de olho nessas dicas:

  •  Confira o perfil dele – Bots geralmente não possuem foto de avatar, links de site ou mesmo uma bio descritiva em seu perfil;
  • Atente para a linguagem usada – Eles estão cada dia mais humanizados, porém ainda é difícil para um bot falar exatamente como um humano fala. Alguns sinais: repetições de palavras, falta de compreensão de textos longos ou de humor, além de mudanças bruscas de assunto;
  • Fixação por apenas um assunto – Bots são criados com uma missão e tratam apenas dela. Desconfie de perfis que só falam de um tema e publicam várias vezes seguidas o mesmo link;
  • Muitos posts – Perfis que postam muito, o tempo todo, podem ser bots. Afinal, qualquer ser humano normal precisa passar algumas horas fora da internet, nem que seja para dormir;
  • Investigue os amigos – Dê uma olhada nos amigos que vocês têm em comum. Bots geralmente só tem outros amigos bots. Se vocês tiverem amigos reais em comuns, vale checar com a pessoa se ela de fato conhece aquele perfil.

Se mesmo com todas essas dicas você ainda estiver em dúvida, vale usar o PegaBot. Desenvolvido por ativistas brasileiros, a ferramenta analisa se contas do Twitter são robôs.

Se sentiu mais familiarizado com os bots agora? Para saber mais ainda sobre essa tecnologia, não deixe de conferir nosso artigo sobre robôs domésticos. E continue com a gente para mais novidades!

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
chatbotsinternetTecnologia
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email