Google Pay: o que é e como funciona?

App permite que você faça pagamentos aproximando o celular das máquinas de cartões do comércio

19/04/2018 às 14:17

Chegou ao Brasil o Google Pay, aplicativo de carteira virtual do Google. Ele pode ser utilizado em smartphones Android equipados com a tecnologia NFC e substitui o Android Pay, que estava disponível no Brasil há alguns meses.

Se você baixar o aplicativo, vai poder fazer pagamentos apenas encostando o smartphone na máquina de cartões do comércio. Pagar o supermercado, farmácia, lojas, combustível, restaurantes fica muito simples e seguro com a tecnologia do Google Pay. Não é preciso andar com dinheiro, cheques, nem mesmo cartões de crédito.

Seu celular Android tem NFC?

Essa é a primeira verificação, se você quer passar a usar o Google Pay. NFC é a sigla em inglês de Near Field Communication, que significa Comunicação em Campo Livre.

Por enquanto, a tecnologia NFC existe em aparelhos de linha intermediária alta e topos de linha. Por exemplo: na Motorola, o NFC não é disponibilizado até o modelo G5, mas está em todos a partir do G5S, como os Moto X ou Moto Z.

Se tiver dúvidas, consulte sua operadora ou o site do fabricante do seu smartphone. Ou, ainda, recorra à busca do Google, pedindo a ficha técnica de seu aparelho, como na imagem abaixo com o exemplo do Samsung J7 Prime.

Screenshot de busca pelo termo samsung galaxy j7 ficha técnica

Busque no Google pela ficha técnica do seu smartphone

Escolha uma das páginas e a presença ou não do NFC no aparelho aparecerá no item conectividade, como na imagem abaixo.

Screenshot da ficha técnica do samsung J7

Na seção conectividade você encontrará a informação sobre o recurso NFC

A loja Ponto Frio lista 239 aparelhos de várias marcas com NFC. Confira se o seu está nela.

Se não estiver, programe-se para que o próximo tenha esta tecnologia. O Google Pay pode ainda estar iniciando, mas certamente vai se tornar gigante no Brasil em pouco tempo. E o mesmo está acontecendo, em todo o planeta, com os pagamentos por aproximação. O uso de cartões vai virar coisa do passado e você vai precisar de NFC.

Como configurar o Google Pay?

A configuração é simples: para começar a usar, você deve simplesmente informar uma única vez ao aplicativo os dados de seu cartão ou cartões de crédito ou débito. Porém, atenção: por enquanto somente são aceitos cartões da bandeira Visa e de bancos e instituições financeiras parceiros do Google. A empresa informa que negociações com o Mastercard e outras instituições financeiras estão em andamento.

Quais são os cartões aceitos pelo Google Pay?

Banco do Brasil

Cartões Ourocard Visa Credit, Ourocard Visa Infinite Estilo, Ourocard Infinite Visa, Ourocard Platinum Estilo Visa, Ourocard Platinum Visa, Ourocard Visa Gold, Ourocard Visa International, Ourocard Visa Universitário e Ourocard Visa.

Caixa

Cartões Visa Débito e MC Débito (os cartões de crédito da Caixa não estão incluídos no app).

Porto Seguro

Cartões Visa International, Visa Gold, Visa Platinum e Visa Infinite.

Banco Neon

Cartão Visa Debit.

Brasil Prepagos

Cartões PSCard Payware, Mesada Capricho (crédito), PS Card International (crédito), Digital, NUI, Brasil Você, Visa Platinum e Travel Money.

Banrisul

Cartões Banrisul Visa Infinite, Banrisul Visa Platinum, Banrisul Visa Gold, Servidor Público, Banrisul Visa Universitário, Banrisul Visa Classic e Banrisul Visa Classic Servidor Público.

Bradesco

Cartões Visa Gold Credit, Visa Infinite Credit, Visa International Credit, Visa Platinum Credit, Visa Smiles Gold, Visa Smiles International Credit, Visa Smiles Gold Credit, Visa Smiles Platinum Credit e Visa Smiles Infinite Credit.

Seu banco está fora da lista? Entre em contato com o seu banco. 

Você também pode adicionar seus cartões de programas de fidelidade, para acompanhar e controlar suas chances de economizar.

Onde você pode fazer pagamentos com o Google Pay?

Vários aplicativos e portais de e-commerce estão aceitando pagamentos com o Google Pay. Já existem parcerias com Magazine Luiza, IFood, Hotel Urbano, Wish, Airbnb, Kayak, Beyond Menu, Klook, Fancy, Dice e outras, numa lista que deve se ampliar a cada dia.

Já são também diversas as lojas físicas que aceitam o novo sistema de pagamento, como Café do Ponto, Carrefour, Casa do Pão de Queijo, Droga Raia, Hering, Postos Ipiranga, Rei do Mate, Sony, AMPM, Dzarm, Kalunga e outras.

Screenshot da tela de pagamento do aplicativo ifood

Já é possível realizar pagamentos no iFood. Imagem: Reprodução / Google

A proposta é popularizar o pagamento por aproximação no país. E fazer com que a maioria dos estabelecimentos com pagamento por cartões aceitem igualmente os de aproximação.

E quanto você pode gastar? Os limites de compra não são afetados, são os mesmos de seus cartões de crédito e débito.

Sistema inteligente para pagamentos no mundo todo

O Google garante que sua carteira virtual é a maneira mais inteligente de comprar, porque armazena no smartphone tudo que você precisa para fazer pagamentos rapidamente. Você também pode encontrar lojas por perto e até receber ofertas especiais de alguns comerciantes para usar seu cartão assim que entrar no local.

O Brasil é o 17º país a receber o Google Pay, presente em milhões de redes de varejo, supermercados e comércio de bairro do mundo. Os outros locais que possuem acesso à tecnologia são Austrália, Bélgica, Canadá, Cingapura, Espanha, Estados Unidos, Hong Kong, Irlanda, Japão, Nova Zelândia, Polônia, Reino Unido, Rússia, Taiwan, República Tcheca e Ucrânia.

Detalhe interessante: o Google não tem qualquer receita com seu sistema de carteira virtual. Nada é cobrado. O modelo de negócio entre o banco emissor do cartão, a bandeira e o varejista continua inalterado. A proposta é só fortalecer o Android e inseri-lo mais na vida quotidiana das pessoas.

A ideia é ter todos os benefícios dos seus cartões sem precisar levá-los com você. Ninguém quer perder a chance de ganhar prêmios. Você recebe os mesmos benefícios e proteções dos seus cartões físicos quando usa o Google Pay.

E a segurança? O Google Pay tem um avançado sistema de proteção integrado. Ele protege os dados da sua conta e suas informações pessoais de maneira automática e contínua. Além disso, quando você faz pagamentos em lojas, ele compartilha um número criptografado com o comerciante em vez dos dados reais do seu cartão. Seus dados não são revelados. O grau de segurança é muito elevado.

Quer saber mais sobre pagamentos por aproximação? Já escrevemos antes sobre este tema. Confira a matéria Pagamento por aproximação: saiba onde a opção é a mais usada para acertar as contas

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email