O Google faz parte da vida de todo mundo! Além de ser um buscador para todas as ocasiões, é também uma referência quando se fala em tecnologia e futuro. Prova disso é a I/O 2018, conferência anual organizada pela empresa especialmente para desenvolvedores. O evento aconteceu entre 8 e 10 de maio na sede de Mountain View, Califórnia (já tínhamos falado sobre a I/O 2018 por aqui!). Como esperado, foi um encontro cheio de novidades!
Quer ver o que rolou na I/O 2018? Vamos lá, mas primeiro apresentamos o significado deste nome. São dois os sentidos que a Google assume para a sigla:
- O primeiro é “Input/Output”, para “Entrada/Saída”;
- O segundo é “Inovation in the Open”, que significa “Inovação Aberta”, já que o Android é um programa aberto para desenvolvedores.
1 – Google Assistente, cada vez mais útil
O Google Assistente está cada vez mais inteligente, e foi uma das sensações do I/O. Sua última habilidade é a de fazer ligações telefônicas para, por exemplo, reservar mesa em restaurante ou marcar hora no cabeleireiro.
A novidade se chama Google Duplex. Inicialmente, estará disponível apenas em inglês e para algumas tarefas. Aos poucos, sua base de dados será aumentada, assim como o número de idiomas. O impressionante é que o Assistente fala exatamente como os seres humanos. Não é mais possível identificar, pelo som, que é um programa de inteligência artificial.
Veja neste vídeo (em inglês) como o Assistente faz o trabalho, com ligações reais. Observe como as pessoas que o atendem não desconfiam estar falando com um app de IA:
2 – O carro autônomo da Waymo
A Waymo é uma empresa do grupo Google há anos dedicado ao desenvolvimento da carros autônomos. E na I/O 2018 ela apresentou o último fruto de seu trabalho: um luxuoso Jaguar F-Pace.

Luxo e praticidade são as marcas registradas do modelo
A Waymo já possui uma frota de mais de 600 carros rodando em testes. Mas o Jaguar apresenta um diferencial: ele parece um carro convencional, não um autônomo com antenas, computadores e radares.
Diz a Waymo que seus carros são os melhores motoristas do mundo. Eles têm sensores que veem em 360 graus. E detectam objetos a 300 metros de distância, enxergam por baixo e ao redor de veículos, notando objetos que nenhum humano conseguiria.
3 – O Gmail escreve por você
O velho Gmail está ganhando um recurso inédito. Chama-se “Smart Compose” (“escrita inteligente”) e é uma versão aprimorada da ferramenta de autocompletar palavras. O sistema usa inteligência artificial e aprendizagem de máquina para sugerir frases inteiras. Aprendizagem de máquina é a parte da IA que faz com que os programas aprendam com suas instruções e aumentem sua base de dados constantemente.

A função autocompletar promete facilitar a vida dos usuários do serviço
Como o Gmail conhece bem seus usuários e sabe como eles escrevem, suas taxas de acerto deverão ser altas. Lançamento em breve em inglês, depois em outras línguas.
4 – Google Maps com mais integração
O Google Maps é ótimo, com certeza. Mas não infalível. Você está dirigindo com o Maps e, por vezes, fica sem saber em qual direção está seguindo. A empresa anunciou que vai eliminar o problema com integração entre o Google Maps e o Google Lens.
O Lens é um app que mostra informações relevantes diretamente na câmera fotográfica de celulares Android. Ele foi lançado no I/O de 2017, e estará disponível no Brasil ainda em maio de 2018. Não precisa ser baixado, sua instalação será automática.

App Google Lens será integrada ao Google Maps
Na anunciada interação com o Maps, bastará apontar a câmera para a rua. Aí uma camada do Google Lens indicará a direção correta, enquanto a tela do Maps fica ao fundo. Embora um demo tenha sido exibido, não houve anúncio da data de lançamento da interação.
5 – O muito esperado Android P
Antes da I/O 2018 as expectativas maiores eram sobre o novo sistema operacional Android P. E veio muita coisa nova mesmo. A primeira é uma versão beta para quem quiser experimentá-la. Mas é preciso ter um dos seguintes smartphones, não muito comuns no Brasil: Google Pixel, Google Pixel XL, Google Pixel 2, Google Pixel 2 XL. Ou mesmo estes, de outros fabricantes: Essential Phone, Nokia 7 Plus, Sony Xperia XZ2, Xiaomi Mi Mix. Tem um deles e quer experimentar? Veja como baixar o Android P.
A Google liberou ainda várias informações sobre o tão esperado Android P, que chegará aos primeiros celulares em setembro de 2018. Ele será mais inteligente que o atual Android Oreo de quatro maneiras:
- O Android P usará “bateria adaptativa”, recurso de Inteligência Artificial que diminuirá o consumo de bateria em 30%. Isso será possível simplesmente conhecendo seus hábitos e desligando o que você não utilizará no dia;
- O brilho da tela será ajustado de acordo com seus hábitos, além da luminosidade ambiente. A Google diz que, por aprendizagem de máquina, já sabe que metade dos usuários de Android ajustam várias vezes o brilho das telas manualmente. E isso será evitado;
- Google Slices (fatias) será uma ferramenta para desenvolvedores inserirem seus conteúdos em camadas nas telas. A ideia é chegar ao ponto de você pedir “Rio de Janeiro” e receber imagens e vídeos de suas últimas férias lá. Ou fotos e informações sobre um hotel quando for fazer uma reserva;
- Com o Google Actions (Ações), espécie de vidente pessoal baseado em horário e circunstância, o Android P vai sugerir opções específicas. Se você for ler a crítica de um filme, ele poderá sugerir o app para compra de ingressos. Se você costuma correr no fim da tarde, ele abrirá seu app de corridas e oferecerá roteiros especiais.
6 – Controle do seu tempo
Outra do Android P: um painel para você controlar o tempo gasto por dia em cada aplicativo, tanto no smartphone quanto no computador. Haverá um timer, que marcará um limite de tempo e receberá alertas quando chegar perto desse limite.
Uma funcionalidade interessante da mesma ferramenta será o “Shush”, um novo modelo de “Não perturbe”. Basta virar seu telefone para baixo e ele é silenciado, exceto para chamadas de emergência de contatos marcados com estrela.
7 – Nova navegação
A proposta do Google é aperfeiçoar a navegação na tela de seu smartphone com o Android P. Haverá um botão único que substituirá os botões de home e de aplicativos recentemente abertos.

Nova navegação do Android P promete facilitar a vida do usuário
Bastará deslizar o dedo de baixo para cima para que na tela surjam os 5 apps da base e mais os recém-abertos. Uma nova deslizada mostrará todos os apps.
E também haverá mudanças nos controles de volume, com visualização na tela para que o usuário saiba qual volume está modificando.

Mudança de volume também muda e fica mais prática no sistema
8 – O Smart Display vem aí
O Google confirmou para julho de 2018 o lançamento de seu Smart Display. O que é isso? Um alto-falante inteligente, para competir com o Amazon Echo Show. O Smart Display funciona integrado com o Google Assistente e tem uma vantagem sobre o da Amazon: roda vídeos do YouTube. Esses aparelhos prometem ser uma das grandes sensações no mercado. LG, JBL e Sony também estão preparando o lançamento dos seus.

Smart Display, um alto-falante inteligente da Google
9 – Outras novidades
Para não deixar você de fora, fizemos uma listinha de todas as outras novidades apresentadas. Elas não tiveram um destaque tão grande durante o evento, mas são muito curiosas:
- Nova interface para o Google Assistente, baseada na agenda do seu dia e nos últimos contatos com ele;
- Google Assistente também nos relógios da Wear OS, respondendo perguntas da mesma forma que já faz em seu celular;
- Reposicionamento do Google Banca, com a meta de torná-lo fonte de notícias importante e confiável. A aprendizagem de máquina será usada no processo;
- Seis novas vozes (em inglês) adicionadas ao Google Assistente;
- E legendas feitas por IA para surdos em espetáculos com duas ou mais pessoas conversando. Seres humanos têm dificuldade para fazer legendas em tais eventos.
E o que não foi falado? Do que era esperado, a Google não disse nada sobre investimentos ou produtos com realidade virtual. Não falou também sobre o possível novo Chromecast com Bluetooth. E nem sobre suas ambições de entrar no negócio de games, o que deveria acontecer ainda em 2018.
Mas foi uma conferência riquíssima, você concorda? Só para comparar, que tal ver esta matéria sobre as novidades deste ano do Facebook?