O Google Photos mudou. Saiba as novidades!

A ferramenta de armazenamento de fotos do Google apresentou inovações importantes recentemente. Saiba de tudo em nosso guia rápido!

07/06/2018 às 9:00

Lançado em 2015, o Google Photos nasceu com a proposta de ser o “lar” de todas as suas fotos e vídeos. O objetivo é deixar os arquivos organizados e disponíveis em qualquer dispositivo, a qualquer momento. Três anos depois, a plataforma teve mudanças anunciadas na Google I/O 2018. O objetivo é garantir um novo olhar para as suas memórias visuais. Essas mudanças tornam o Google Photos mais do que um depósito de arquivos. É uma ferramenta de edição e compartilhamento!

A plataforma pretende se firmar como o local onde você encontra tudo o que precisa para suas fotos. Isso inclui edição e interação social. Como esse novo viés de rede social, o novo Google Photos traz melhorias muito interessantes.

Ficou curioso? Falaremos delas a seguir.

Use o Google Photos em mais lugares

Google Photos

Os desenvolvedores do Google Photos sabem que as pessoas transitam com suas fotos nos mais diversos aplicativos. São redes sociais, apps de mensagem, ou até mesmo naqueles aplicativos de edição de fotografia.

Para continuar fazendo parte dessa conversa, o maior e melhor serviço para armazenamento de fotos na nuvem promete ser mais aberto a parcerias. O objetivo é facilitar a vida do seu usuário.

A promessa é de que você veja cada vez mais aplicativos tendo o Google Photos como opção de origem de arquivos. Até que seja comum buscar suas fotos direto nele, sempre.

Se você for usar um aplicativo de molduras de fotos, por exemplo, você pode escolher o arquivo direto da sua coleção no Google Photos. E assim para a maior quantidade de aplicativos possível.

Obtenha uma nova luz para as suas fotos

Curtiu a novidade? Pois é apenas o começo. O Google Photos promete aprimorar suas fotografias e trazer uma nova luz para elas. Isso permite que se adicione cores em registros originariamente em preto e branco.

A técnica já é conhecida, mas inédita na ferramenta. A ideia é que suas criações, a partir de agora, tenham um ponto novo de cor.

Nesse tipo de edição, o Google Photos usará inteligência artificial para detectar o objeto principal da sua foto. Isso inclui o vestuário e o que mais que ele estiver segurando – e deixar apenas ele colorido, enquanto o fundo da imagem fica em preto e branco.

Você poderá ver todas essas criações da inteligência artificial em uma aba especial do Google Photos. Incrível, concorda?

Deixe sua foto como quiser

Google Photos

O Google Photos parece mesmo disposto a ser mais do que um mero arquivador, melhorando onde pode as suas funcionalidades.

Em suas inovações recentes estão as ferramentas de edição, que chegam em peso e com a mais alta tecnologia, prontas para baterem de frente com aplicativos mais genéricos de edição de fotos.

Uma das novidades nesse sentido é que as ferramentas de edição do Google Photos darão sugestões de ajuste de horizonte e de brilho, especialmente para fotos sem uso de HDR. O intuito é auxiliar a compensação e exposição de luz.

Além disso, um recurso de orientação terá a função de confirmar com o usuário do app se ele quer manter a foto em formato paisagem ou convertê-la ao modo retrato.

E não se preocupe: o Google Photos não fará sugestões em absolutamente todas as fotos que você arquivar por lá. Assim como você, ele sabe que muitas vezes a gente tira cem fotos para escolher apenas uma! A ferramenta apontará para ajustes apenas aquelas fotos que considera mais relevantes, baseado no seu histórico.

Mais uma vez, é a inteligência artificial que fará esse trabalho de “adivinhar” as necessidades de ajuste de cada foto para sugeri-las. Mesmo que você opte por mudar, sempre será possível reverter sua imagem para a versão original.

Falando em arquivo, o app tem novidade por aí também. A melhoria vem na forma de guardar arquivos que não são fotos. Estamos falando das capturas de tela, fotos de boletos, recibos e outros documentos. A partir de agora, sempre que um screenshot desse tipo aparecer nas suas fotos, o aplicativo perguntará se você quer arquivar como documento. E ainda pode escolher uma pasta que ajuda a economizar espaço no seu celular e mantém tudo organizado, fácil de achar, em um mesmo lugar.

Favorite as fotos

Google Photos

E por último, a cereja do bolo! Como dissemos lá no começo, o Google Photos quer se tornar uma nova rede social tão querida e utilizada por seus usuários quanto Instagram e Facebook, por exemplo.

Para isso, sua inovação mais importante entre as anunciadas é que em breve você poderá favoritar as fotos dos seus amigos!

Isso quer dizer que você poderá mostrar para os contatos da sua rede quais fotos deles mais gostou. A partir do momento que um usuário compartilhar um álbum ou foto no Google Photos, deixando público, seus amigos poderão ver e deixar o tão amado coraçãozinho.

Mais uma maneira de interagir com os mais próximos e gerar uma conversa entre amigos. Tudo isso, sem sair do Google Photos.

Ansioso para testar as novidades? Não deixe de ler também a nossa matéria sobre as atualizações do Gmail, outro aplicativo que no Google I/O 2018 teve várias inovações reveladas.

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email