Nubank ou Pag: qual serviço financeiro digital escolher?

O lançamento de cartões de crédito sem tarifas de anuidade cresce desde 2016. Mas só agora o NuBank recebeu uma concorrência à altura.

Depois de 5 anos de liderança absoluta do mercado de serviços financeiros digitais, o Nubank ganhou um concorrente à altura. Intitulado de Pag, a empresa também está disposta a entregar um serviço totalmente digital e sem burocracia.

Mas será que ele terá a mesma qualidade, eficiência e adoração do “roxinho”? Ainda não sabemos. O primeiro passo é compararmos os pontos principais de ambos. Vamos lá?

Nubank

imagem de um cartão de crédito online Nubank em cima de uma mesa de MDF
Imagem: Vivo Tech

Vamos começar pelo NuBank, startup fintech brasileira que tem como objetivo melhorar a experiência dos clientes com cartão de crédito através de uma tentadora justificativa: a exclusão de tarifas e anuidade. O único valor cobrado é para quem aderir ao programa de benefícios Nubank Rewards.

E como eles conseguem oferecer um serviço gratuito? Com o objetivo comentado no início deste parágrafo: utilizando canais 100% digitais.

App do Nubank

O aplicativo do Nubank é ótimo, intuitivo e não compromete o desempenho do smartphone. Em termos técnicos, ele ocupa 70 MB da memória e em torno de 21,51 MB de dados em três meses de uso.

Para você entender melhor esses números, vamos compará-los com os do Instagram. O aplicativo de compartilhamento de foto do Facebook ocupa 120 MB de memória e 6GB de dados em três meses. Melhor, não é mesmo?

Além de lindo e super moderno, o app atende todas as necessidades do cliente. Ou seja, sem largar o smartphone, você pode alterar seu limite, acompanhar todas suas compras, acessar sua NuConta e o programa de pontos chamado Rewards, que você autoriza apenas se achar que vale a pena.

Print da tela de entrada do aplicativo Nubank

Você também pode mexer no valor total da fatura, bloquear o cartão a qualquer momento e contestar compras desde um valor que foi descontado de forma indevida, até alguma compra que você não autorizou.

Na área “Me Ajuda”, na imagem acima, você entre em contato com um atendente do NuBank que, como o nome sugere, ajuda você com qualquer coisa. Qualquer coisa mesmo. De dúvidas sobre finanças internacionais à funcionalidade do aplicativo. E é aqui que a gente segue para o próximo tópico: Atendimento.

Atendimento do Nubank

O atendimento do Nubank é excelente e ágil (dentro do horário de expediente, é claro). Seja pelo aplicativo, e-mail, redes sociais ou site, todos os atendentes parecem muito solícitos e geralmente estão altamente preparados para ajudar você a entender o problema e a forma como pode resolvê-lo. A abordagem é leve, descontraída e não parece que você está falando com uma empresa que presta serviço financeiro. Depois de qualquer interação, a sensação é de acolhimento e missão cumprida. E mesmo que o final não seja feliz, eles explicam os motivos e sempre acabam com a frase motivacional: “estamos aqui por você”.

Faça um teste. Acesse o Facebook e Instagram da startup e preste atenção na forma como as pessoas se relacionam. É como se o “roxinho” fosse uma pessoa da família; não uma marca.

NuConta: Conta de Pagamento do NuBank

Não é todo mundo que sabe sobre a NuConta. Lançada no fim de 2017, logo após o Pag! entrar na jogada, ela é uma opção do cartão de crédito conhecida como “Conta de Pagamento”. Ou seja, o dinheiro depositado fica separado do patrimônio do Nubank e só pode ser usado para aplicações em Títulos Públicos Federais.

print da tela da área NuConta do aplicativo NuBank

O benefício continua similar ao do cartão: você não gasta com tarifa de manutenção, não paga nada para transferir dinheiro entre clientes Nu e nem para enviar dinheiro via TED para contas correntes de outros bancos.

Se você já tem o aplicativo do NuBank instalado, basta atualizá-lo através da Apple Store ou da PlayStore.

Pag!, um cartão de crédito junto com uma conta digital

imagem de um cartão de crédito online Pag! em cima de uma mesa de MDF
Imagem: Vivo Tech

O Pag é novo no mercado, mas faz parte do Avista, um grande grupo financeiro com mais de 20 anos de atuação no Brasil. Lançado em novembro de 2017, em seis meses, a empresa registrou um total de 800 mil pedidos que resultaram em 100 mil clientes, de acordo com o Terra. 

Assim como o Nubank, ele se resume em um cartão de crédito  sem tarifas, tampouco anuidade e você possui total controle dos gastos e investimentos através do smartphone.

Então, o que há de diferença entre os dois? Com o Pag, você consegue realizar saques em qualquer caixa eletrônico da rede Banco24Hora, sem taxas, e recarregar seu smartphone pré-pago. Mas vamos às comparações mais práticas.

Aplicativo do Pag!

O app do Pag não é muito intuitivo e as cores lembram os sistemas bancários tradicionais. Ele até assusta no início (principalmente se você está acostumado com o minimalismo do NuBank) por possuir inúmeras opções, mas a navegação se esforça para ser objetiva.

O menu na lateral esquerda resume todas as possibilidades do cartão. O aplicativo utiliza 50 MB de memória e, em três meses, usou 767 KB do pacote de dados. Nada muito comprometedor.

print do menu do aplicativo pag
Imagem: Vivo Tech

Atendimento do Pag!

O Atendimento do Pag funciona para quem é autodidata, uma vez que ele é um pouco mais burocrático e menos “à disposição” do cliente. Se você é uma pessoa que se sente mais segura ao falar com algum colaborador, controle suas expectativas.

Na área “Me Ajuda”, ao contrário do que pode parecer, você não entra em um bate-papo descontraído e informativo com algum atendente, ao invés disso, você consegue respostas para as perguntas mais comuns. Se você prefere conversar, aposte na página do Facebook da empresa.

Escolhi, e agora?

NuBank

Prepare-se, pois a participação na comunidade Nu é concorrida. Mas não dá para desistir sem começar ou ao menos tentar. Cruze os dedos e siga os passos abaixo:

  1. Acesse o aplicativo para iOS ou Android;
  2. Clique em “sem convite? Peça o seu”;
  3. Preencha o formulário;
  4. Após fornecer suas informações, o NuBank fará uma avaliação do seu CPF e se você for aprovado, ele enviará o cartão para sua casa. Enquanto isso, você pode utilizar a versão digital.

Pag!

Agora, se você optou pelo Pag!, o procedimento é bem fácil e vai ocupar 10 minutos do seu tempo.

  1. Acesse o aplicativo para iOS ou Android;
  2. Insira seu número de CPF;
  3. Complete todos os campos do formulário;
  4. Aguarde o cartão de crédito chegar na sua casa (ou no endereço que você cadastrou no app);
  5. Recebeu? Volte ao aplicativo para desbloqueá-lo.

Gif da carta de boas vindas e do cartao meu pag

Independentemente da sua escolha, vale considerar que há outras opções no mercado financeiro digital. Inclusive, a concorrência tem crescido cada vez mais, muito pelo fato de que, no Brasil, as pessoas pagam as tarifas e os juros mais altos do mundo para ter um serviço bancário ineficiente.

Isto é, toda empresa ou startup que surge para mudar essa situação, é válida. Só neste ano, já foram lançados o Trigg, o Digio e a Credicard. Se você não gostou de nenhum dos dois, vale conferir esses outros serviços. Boa sorte!



Veja mais sobre