Novo recurso do Uber permite interação com motoristas deficientes auditivos

Não se preocupe caso embarque em uma corrida em que seu motorista não te ouça. Agora você pode trocar frases simples e iniciar uma conversa por sinais com ele.

Uma nova adição do app de transporte traz ensinamentos básicos da linguagem ASL, usada normalmente nos EUA e no Canadá. Ela funciona assim: quando você solicita um carro, vai ver a opção quando escolher um motorista que tenha deficiência auditiva, e então será levado a um site que ensina expressões fáceis de comunicação.

GIFs e frases curtas facilitam a comunicação

São frases curtas através de GIFs, como cumprimentos e instruções de navegação, feitas para facilitar o entendimento rápido. Tudo na linguagem americana, sem incluir por enquanto a Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS). A ação comemora o Mês Nacional de Conscientização da Deficiência Auditiva, nos EUA, permite derrubar uma barreira de comunicação que parecia intransponível, e ainda incluir mais pessoas no ambiente de trabalho.

Recurso é comum nos Estados Unidos

A possibilidade de se comunicar com motoristas que tenham deficiência auditiva existe no Uber desde 2015. Nos EUA, empresas como a Lyft e a Amp também oferecem o mesmo recurso há  algum tempo. Agora é esperar para que o Brasil se engaje na causa e o recurso se torne popular por aqui também.


Fonte: B9