Conheça novidades do Google Maps que ajudam no dia a dia

Nos últimos meses o Google Maps tem apresentado várias mudanças bastante úteis e importantes. Abaixo contamos tudo sobre cada uma delas!

18/10/2018 às 14:00

O Google Maps é uma mão na roda. Excelente para se localizar em qualquer lugar do planeta e também para traçar rotas e chegar facilmente aos seus destinos. E ele está sempre se aperfeiçoando, pois a ideia é atender todas as suas necessidades na área de mobilidade.

Então, uma das últimas atualizações quer auxiliar você a reduzir o tempo para o deslocamento de sua casa ao trabalho ou escola. Por enquanto, o serviço está disponível, no Brasil, em São Paulo e no Rio de Janeiro, mas deve ser estendido a outras grandes cidades.

É uma nova aba que, a partir dos seus trajetos diários, mostra informações atualizadas do trânsito. Além disso, monitora os seus ônibus, para que você não perca os horários. O serviço é de acompanhamento do transporte público, focado nos deslocamentos do usuário.

Google Maps tem novas funções.

4. Alternativas contra engarrafamentos

Aliás, o novo serviço é bem completo e vale a pena experimentá-lo. Diariamente, pela manhã e no fim da tarde, o Maps mostra as informações de tráfego e trânsito de acordo com o seu trajeto.

Ele exibe informações sobre eventuais atrasos no transporte público, assim como engarrafamentos e acidentes. Nesses casos, o app oferece rotas alternativas. E isso antes mesmo de você sair de casa, do trabalho, do lugar onde estuda ou de onde quer que esteja.

Google Maps tem novas funções.

No mundo, Google Maps rastreia ônibus em 80 cidades.

A nova funcionalidade do Google Maps está disponível para Android e iOS. Contudo, quem usa Android recebe mais notificações. Como por exemplo, sobre quaisquer mudanças nas condições de trânsito de seu trajeto. Você pode configurar os pontos de destino diários, o horário de saída e o meio de transporte utilizado.

Assim, o Google Maps avalia o cenário de seu deslocamento de modo inteligente. A partir disso, oferece uma estimativa, considerando horários de ônibus mais o tempo de caminhada ou pedalada até as estações.

Entretanto, você que é usuário de metrô nas grandes cidades já sabe que basta clicar sobre o logo com o “M” para ver linhas e horários em cada estação no Google Maps.

Além disso, você sabia que o Google também te ajuda a encontrar o evento perfeito? Clique aqui e veja como! Já neste outro texto do Vivo Tech, damos dicas sobre como substituir app nativo do iOS por apps do Google.

Para evitar perda de tempo

Pesquisas nos Estados Unidos mostram que deslocamentos diários mal planejados podem aumentar o tempo do trajeto em até 60%. Isso obviamente eleva o nível de estresse e prejudica a produtividade no trabalho e estudos.

Então a nova funcionalidade do Google Maps é bem-vinda, porque permite planejamento antecipado e eficaz. Para começar, abra o Maps, pressione Transporte Público e configure seu deslocamento diário. É bem fácil.

Você ainda pode combinar trajetos de carro, ônibus, metrô e caminhada em uma só viagem. Dessa maneira, se você vai de carro, bicicleta ou moto até a estação de metrô, não precisará mais fazer mais de uma pesquisa de rotas no Maps. Basta uma!

Isso vale especialmente para que usuários possam integrar várias formas de transporte no mesmo trajeto. E para chegar mais rapidamente a seus destinos. O rastreamento de ônibus em tempo real funciona por enquanto em 80 cidades pelo mundo, número que deve crescer mensalmente.

Google Maps tem novas funções.

3. Streaming de música no Google Maps

Todavia, se você faz seus trajetos usando automóvel, o Google Maps tem outra funcionalidade interessante. Agora é possível integrar seu serviço de streaming de música com o Maps, na mesma tela. Isso evita distrações enquanto você dirige. Em síntese, uma solução interessante para quem usa o smartphone como GPS e não quer mudar de tela para mudar de música ou dar pause na reprodução.

A nova funcionalidade do Maps é compatível com Spotify, Apple Music e Google Play Music. Porém, já que o Google começou a expandir o YouTube Music, é natural que o novo serviço de música passe, em breve, a ser suportado pelo serviço de mapas.

Como fazer? Simples! Abra o Google Maps, pressione as três pequenas barras (no alto, à esquerda) e depois pressione “Configurações”. Escolha “Configurações de navegação”, ligue o botão “Exibir Controles de reprodução de mídia”. E por fim selecione e conecte seu serviço de streaming.

O serviço tem mais funcionalidades no Android do que no iOS. Em dispositivos Apple, é possível apenas dar play e pause, enquanto no Android você pode também navegar por álbuns, podcasts e playlists.

2. Grupos para seus programas

E tem ainda mais novidade: o Planning Group (ou Planejador de Grupos) permite que você crie e compartilhe uma lista de estabelecimentos, com uma ou mais pessoas. Contudo, para que isso serve? Na hora que você e seus amigos quiserem ir a um bar ou restaurante, o grupo ajuda bastante na escolha de um local. Basicamente, você seleciona seus lugares preferidos e compartilha com quem quiser.

Google Maps tem novas funções.

Com o Google Maps, selecione seu bar ou restaurante, crie um grupo com os amigos e divirta-se.

E certamente é bem fácil. Abra o Google Maps e busque na barra de endereços por Restaurantes, por exemplo. Surgirão os alfinetes com os restaurantes no mapa. Pressione o que você deseja, depois pressione a descrição que surgir e arraste-a até a bolha flutuante que vai aparecer.

Repita o processo com todos os restaurantes que quiser. Tudo pronto? Pressione sobre a bolha e depois em “Compartilhar”. Escolha um nome para a lista, clique novamente em “Compartilhar” e aí é só escolher de onde serão os contatos (WhatsApp, Facebook ou Messenger), selecioná-los e compartilhar a lista.

Eventualmente, se você quiser, será possível excluir tanto lugares quanto pessoas da sua lista. A lista estará no menu do Google Maps, em Seus Lugares. Você sempre poderá editá-la, tanto excluindo quando adicionando novos lugares e pessoas.

1. Vaga perfeita para estacionar

Mais uma novidade, adicionada aos poucos pelo mundo. O Google Maps pode te ajudar a achar uma vaga de estacionamento. No Brasil ela só está disponível, de forma limitada, no Rio de Janeiro e São Paulo. O sistema foi testado por muito tempo e agora começa a ser distribuído para um maior número de usuários do Maps.

O Maps vai passar a exibir na tela, quando você tiver inserido um destino e estiver chegando próximo dele, sugestões de locais para estacionar. Assim, você poderá aceitá-las, ganhando um trajeto até a vaga. Ou dispensá-las – é só ignorar a sugestão que ela desaparece.

Google Maps tem novas funções.

No trânsito urbano, funcionalidade de buscar vagas para estacionar é bem útil.

Outro detalhe interessante: o Google Maps sugere vagas e informa quanto tempo você gastaria caminhando entre o local da vaga e seu destino final.

São belas novidades e aperfeiçoamentos no Google Maps. E certamente abrangem vários aspectos de sua vida. Quer ler mais sobre o Google Maps e seu lazer? Então, acesse a versão do Maps que te ajuda a descobrir o que beber, comer e fazer.

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email