Nova versão do Google Maps te ajuda a descobrir o que beber, comer e fazer

Saiba de que forma os dois novos recursos podem ajudar você a descobrir (ou redescobrir) sua cidade

13/07/2018 às 17:00

Foi por uma publicação no blog do Google, assinada por Sophia Lin, que o mundo teve acesso à nova versão do Google Maps, anunciada durante a i/O 2018. Até então, só haviam rumores sobre atualizações, bem como sobre possíveis melhorias (necessárias, diga-se de passagem) na integração entre o Google Maps e o Google Lens.

Segundo a publicação de Lin, que ocupa a posição de Senior Product Manager no Google Maps, as novidades do aplicativo o tornam mais assistencial e pessoal, e pelo visto, foram desenvolvidas com esse objetivo, “para ajudar você a encontrar os melhores lugares para comer, beber e se divertir, com base naquilo em que você gosta”, afirma a publicação.

Das mudanças mais notáveis realizadas no aplicativo estão a aba “Explorar” e a funcionalidade “Sua Compatibilidade”. Descubra abaixo de que forma esses dois recursos podem ajudar você a descobrir (ou redescobrir) sua cidade.

Aba “Explore”

Em primeiro lugar, a aba “Explore” é um aperfeiçoamento de um serviço antigo e gratuito do Google, o Meu Negócio. Através dele as pessoas que administram locais comerciais podem gerenciar quais informações sobre a propriedade aparecerá nos resultados de busca e nas ferramentas do Google, beneficiando, tanto quem procura por locais na ferramenta de busca, quanto a visibilidade do próprio negócio.

Mas, voltando para o assunto Maps, antes da última atualização, as informações comerciais apareciam apenas quando o usuário acessava o “pin” que indicava o local. Agora, pelo “Explore”, elas não apenas mudam de acordo com a região detectada pelo GPS, como podem ser rapidamente acessadas. Basta arrastar o dedo na direção Norte, ou clicar em “Explorar”, localizado no rodapé da página.

Print de quatro telas de "Explorar", recurso da nova versão do Google Maps

Aba “Explorar” é um dos novos recursos da última versão do Google Maps.

Além da visualização estar mais completa, as cores primárias estão vivas e a organização das informações, clara e objetiva. Há também uma nova categorização de estabelecimentos. Cada categoria (ou a maioria delas) possui uma lista com os 20 lugares mais bem avaliados no Google. 

Sua Compatibilidade com o lugar

Além disso, o Google Maps criou o “Sua Compatibilidade” (Your Match, em inglês), uma funcionalidade desenvolvida para representar sua provável afinidade com o estabelecimento comercial. Em outras palavras, é uma porcentagem do nível de compatibilidade que você possui com o local indicado pelo aplicativo. A imagem abaixo mostra, na prática, esse recurso:

Dois prints do recurso "Sua compatibilidade", uma das novidades da última versão do Google Maps

O “Sua Compatibilidade” é uma porcentagem do nível de compatibilidade que você possui com o local indicado pelo aplicativo.

A avaliação é realizada com base nos seus interesses, classificações e histórico. Portanto, a partir de agora, se você tiver o Histórico de Localização do Google ativado, o estabelecimento comercial exibe, além do endereço e informações sobre cardápio e estacionamento, a “Sua correspondência”. Ou seja, a probabilidade de você aproveitar o lugar.

Ainda de acordo com Sophia Lin, o “Sua Compatibilidade” foi criado para ajudar você a economizar tempo na hora de escolher um lugar; seja um restaurante para jantar ou uma atração para “aproveitar o domingo de sol”. Isso porque você não precisará percorrer listas de resenhas e avaliações para tomar uma decisão; basta conferir o grau de compatibilidade.

Por fim, mas não menos importante, a porcentagem muda à medida que seus gostos e preferências evoluem com o tempo. É como ter um namorado ou namorada empático(a), entende? Que conhece seus gostos e, como resultado, ajuda você a avaliar rapidamente as opções disponíveis.

Passo a passo para verificar a compatibilidade

  1. Verifique se o Histórico de Localização está ativado;
  2. Ative o GPS do seu celular;
  3. Abra o aplicativo Google Maps;
  4. Confira a localização indicada pelo GPS e acesse “Mostrar lista” no rodapé da página;
  5. Acesse a página de qualquer estabelecimento comercial e encontre “Sua sugestão”, ao lado da contagem de comentários;
  6. Divirta-se!

Para aprimorar esses dois recursos, basta munir (as configurações do) o Google Maps com informações sobre suas preferências de comida e bebida. Dessa forma, o algoritmo terá material suficiente para apresentar recomendações mais eficientes e consequentemente o “Sua Compatibilidade” mais acessível.

Gostou de saber mais sobre a nova versão? Aproveite para conhecer também as mudanças que o Google fez recentemente nas configurações de privacidade.

 

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
GoogleTecnologia
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email