Notificações nas redes sociais: excesso faz mal à saúde

Veja como o excesso de notificações das redes sociais pode ser prejudicial e descubra como manter um equilíbrio entre vida real e conectada!

25/03/2019 às 9:00

Você está trabalhando e, de repente, surgem aquelas notificações do Instagram dizendo que alguém comentou a sua foto. Então, imediatamente você para tudo o que está fazendo para ver. Em seguida, retorna para a sua tarefa, mas não lembra direito em qual ponto parou. Aliás, até voltar a se concentrar leva um tempinho. De quebra, você ainda fica de olho no smartphone o tempo todo para ver se mais alguém vai interagir. Haja ansiedade!

Notificações em excesso podem prejudicar sua rotina de trabalho.

Verificar as notificações a todo momento pode atrapalhar o trabalho e causar estresse.

E aí, se identificou com essa história? Então, saiba que o excesso de notificações nas redes sociais pode ser prejudicial à saúde. Isso porque elas interrompem as atividades do dia a dia e abalam também a concentração das pessoas. Além disso, são capazes de estimular a ansiedade.

Todas as redes (Facebook, Instagram, Twitter e Snapchat, entre outras) têm notificações. Você pode habilitá-las ou não. Porém, muitas pessoas preferem deixá-las ativas.

Entre os motivos, destaque para a necessidade de estarmos sempre conectados. Ou seja, sem esses avisos você não saberia, em tempo real, se alguém interagiu com os seus perfis. Porém, essa “obrigatoriedade” que os próprios usuários colocam em suas vidas pode prejudicar o dia a dia. Como? Te mostramos a seguir!

Notificações podem causar ansiedade, então filtre o que não é necessário.

O equilíbrio é essencial. Veja como conseguir ser mais leve, mesmo com um uso intenso do celular.

Notificações: excesso atrapalha a rotina

Uma pesquisa feita pela instituição britânica Royal Society for Public Health com jovens de 14 a 24 anos mostrou que as redes sociais provocam efeitos negativos à saúde. Os personagens consultados disseram que tais plataformas causaram ansiedade, depressão, reduziram as horas de sono e ainda os expuseram ao bullying pelo menos em algum momento de suas vidas. Nesse sentido, as notificações ajudam a potencializar tais sentimentos.

Inclusive, a Associação Americana de Psicologia segue pela mesma linha de pensamento. Em 2017, a instituição disse que a “verificação constante de textos e e-mails contribui significativamente para aumentar o estresse geral”. E a consequência do fato de estarmos “constantemente conectados”, seja por e-mail, mensagens ou redes sociais, estimula a ansiedade.

Notificações demais podem interferir na sua vida pessoal e profissional.

O excesso de notificações estimula a ansiedade, segundo instituições especializadas no assunto.

Além disso, como comentamos anteriormente, receber uma notificação e parar tudo para ver do que se trata influencia diretamente algumas atividades importantes do dia a dia. De acordo com área de psicologia da Cleveland Clinic, em Ohio, olhar as notificações a todo momento pode reduzir a produtividade de uma pessoa em até 40%.

Trata-se de uma dependência. Sendo assim, as pessoas passam a ter duas vidas paralelas: a real e a virtual. E devem alimentar ambas com relacionamentos e experiências. Por isso, sentem a obrigação de estar sempre conectadas, sempre disponíveis. Tal comportamento não é saudável. Mas como sair desse ciclo vicioso? Te mostramos adiante.

Tchau, notificações! Oi, foco!

Sabemos que as notificações são importantes para nos avisar de algumas questões, sobretudo relacionadas ao trabalho. Ver quando chega um e-mail ou então uma mensagem urgente de algum colega da sua equipe é essencial para tornar as suas atividades mais ágeis. Porém, tudo deve acontecer com equilíbrio. Veja como chegar ao ponto ideal:

  • Desative as notificações do trabalho depois que você chegar em casa e aos finais de semana (isso se você não trabalha em áreas que exigem algum tipo de plantão). Assim, você poderá curtir seus momentos de folga sem preencher a cabeça com atividades que podem ser feitas no dia seguinte. Aliás, é saudável dar aquela checada básica no WhatsApp e nos e-mails, mas as notificações te fazem ficar preso àquela situação.
  • Quando estiver no trabalho, tente desativar as notificações das redes sociais que não fazem parte da sua rotina profissional. Assim, você se concentra mais nas atividades que quer fazer, sem interrupções. Aproveite a hora do almoço para navegar à vontade pelo Instagram ou qualquer outra rede.
  • O WhatsApp é um dos maiores motivos das interrupções. Isso porque é difícil ficar indiferente a uma mensagem que chega. Mas elas podem atrapalhar bastante no dia a dia. Portanto, uma boa pedida é guardar seu celular na gaveta durante o trabalho. Pegue apenas quando desejar checar as mensagens. Caso contrário, você ficará refém das notificações.
  • Em momentos de lazer, como um cinema ou um bar com os amigos, deixe o celular na bolsa ou no bolso. Caso contrário, quando alguma notificação chegar você provavelmente vai parar para ver. Tal atitude pode comprometer seu filme ou então o bate-papo. Aliás, veja aqui as vantagens de ficar sem celular.
  • Exercite a paciência e a calma. Afinal, as pessoas podem esperar para receber um retorno seu. Ou então você pode esperar para ver um comentário que alguém deixou na sua foto. Não se desespere e mantenha o controle da situação.
Diga não às notificações em seus momentos de relaxar.

Deixe o celular de lado nos momentos de lazer.

Como desativar as notificações para Android e iOS

As notificações são importantes em diversos casos. Porém, não têm muita função em algumas situações. Inclusive, pense bem: você pode estar recebendo uma quantidade desnecessária de avisos ao mesmo tempo.

Então, avalie as redes sociais e os aplicativos dos quais você considera interessante receber um alerta. Isso é primordial. Por exemplo: se você não usa muito o Pinterest, mas mantém as notificações ativadas e se distrai com elas, note que essa atitude não faz muito sentido. Daí a importância de fazer essa “peneira” nas notificações. Agora, veja como desabilitar aquelas que são dispensáveis.

iOS

Para desativar, vá em “Ajustes”. Em seguida, toque em “Notificações”. Você verá uma lista dos aplicativos que estão instalados no seu celular. Escolha os que deseja modificar. Por fim, deslize a barra para permitir ou não as notificações.

Aprenda como desativar as notificações para ter um dia mais leve.

Você pode ativar ou desativar as notificações dos seus aplicativos.

Android

O processo também é bastante simples em celulares com sistema operacional Android. Para começar, vá em “Configurações”. Em seguida, toque em “Notificações”. Você verá a lista de apps e já conseguirá, nessa tela mesmo, marcar ou não se deseja receber as notificações no seu smartphone.

Basta seguir o passo a passo da imagem para desativar por vez as notificações.

Deslize as barras para marcar se deseja receber ou não as notificações das redes sociais.

E aí, vai fazer o teste? Lembre-se que todo mundo precisa ter algum tempo livre, longe das redes sociais, para se dedicar a esportes, cuidar da saúde e conversar com familiares ou amigos. O equilíbrio é sempre bem-vindo!

Aliás, já que estamos falando sobre o tema, aproveite para ler duas reportagens especiais que fizemos: doenças causadas pelo uso excessivo do celular e aplicativos para se desconectar. Obrigada pela companhia e até a próxima!

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email