Neil deGrasse Tyson, o astrofísico que faz sucesso nas redes

Especializado nos mistérios do Universo, Neil deGrasse Tyson é também um superstar na defesa da ciência.

08/02/2019 às 17:00

Neil deGrasse Tyson é o mais conhecido astrofísico da atualidade. Aliás, mais que isso: um superstar. Neil de Grasse Tyson é muitas vezes definido como campeão da ciência e da racionalidade. As mesmas qualificações, portanto, que eram conferidas a Carl Sagan (1934 – 1996), o primeiro astrofísico responsável pela divulgação em massa dessa ciência.

Neil deGrasse Tyson nasceu em 5 de outubro de 1958 em Nova York, conheceu Sagan aos 17 anos e seguiu seus passos não só em estudos e pesquisas. Por exemplo: Sagan apresentou a série para TV “Cosmos” original, lançada em 1980. Mais de duas décadas depois, Tyson foi mestre de cerimônias da segunda série “Cosmos”, de 2014. Aliás, ambas tiveram muito sucesso.

As ótimas séries “Cosmos”

Em resumo, as séries documentais mostraram maravilhas e fenômenos do Universo a enormes públicos leigos. Aliás, você pode assistir a ambas. Os 13 capítulos da série original estão neste endereço do YouTube: https://www.youtube.com/results?search_query=cosmos+carl+sagan. Por sua vez, os 13 episódios da série com o Neil deGrasse Tyson estão disponíveis aqui: https://ihavenotv.com/series/cosmos-a-spacetime-odyssey.

Descubra quem é Neil deGrasse Tyson.

Neil deGrasse Tyson: apresentador da ótima série “Cosmos”, de 2014.

Em princípio, Carl Sagan tentou recrutar Tyson para sua Cornell University, contudo o mais jovem acabou preferindo Harvard. Depois Tyson se graduou em Astronomia pela Universidade do Texas e conseguiu doutorado em Filosofia na Astronomia pela Universidade de Columbia, em Nova York. Então, Tyson passou a se dedicar ao Planetarium Hayden, na mesma cidade, do qual é diretor desde 1996. Também trabalhou nas universidades de Maryland e Princeton e no Museu Americano de História Natural.

Surgimento dos astros

Os campos de investigação preferenciais de Neil deGrasse Tyson são formação e evolução das estrelas. Além disso, também se interessa por cosmologia e astronomia galáctica e, assim, escreveu vários livros sobre astronomia. Contudo, apenas dois deles foram traduzidos para o português: “Astrofísica para apressados” e “Origens”. Você pode comprá-los na Amazon.

Eventualmente, Neil deGrasse Tyson ainda atuou em duas comissões importantes do governo norte-americano para a exploração espacial. A primeira, em 2001, para o Futuro da Indústria Aeroespacial dos Estados Unidos.

Além disso, em 2004, foi membro da Comissão do Presidente para a Implementação da Política de Exploração Espacial do Estados Unidos. Aliás, essa ficou conhecida como a Comissão da Lua, Marte e mais além (nome inspirador, não é?). Algum tempo depois, Tyson recebeu a mais alta distinção civil oferecida pela NASA (Agência Espacial Norte-Americana), a Medalha por Serviço Público de Destaque.

Estrela das redes sociais

Entretanto, Neil deGrasse Tyson hoje é mais conhecido como feroz defensor da ciência e das verdades científicas. E, para isso, como um cientista muito contemporâneo, certamente faz belo uso das redes sociais. Veja só a quantidade impressionante de vídeos com ele no YouTube, a grande maioria com milhões de visualizações.

No Facebook, o astrofísico tem uma página desde 2007. Nos primeiros seis anos a página teve 188 milhões de curtidas. Eventualmente agora possui 4,3 milhões de seguidores. Quer conhecer? https://www.facebook.com/neildegrassetyson/.

Descubra quem é Neil deGrasse Tyson.

Capa da página de Neil deGrasse Tyson no Facebook.

Além de tudo, Neil deGrasse Tyson está no Twitter desde 2009, com nada menos que 12,9 milhões de seguidores. O endereço: https://twitter.com/neiltyson.

Descubra quem é Neil deGrasse Tyson.

São quase 13 milhões de seguidores no Twitter.

Assim, em todas as redes Tyson gosta de postar sobre ciência. Suas frases são bem humoradas e contêm irônica intolerância com os descrentes do conhecimento científico. No YouTube, teve 4,3 milhões de visualizações sua resposta à pergunta “Qual o fato mais impressionante que você pode compartilhar conosco sobre o Universo?” Olha só o que ele disse: “Os mesmos átomos que formam meu corpo já foram parte de estrelas que formam o Universo”. Interessante e profundo, você concorda?

Fábrica de memes

Em resumo, Neil deGrasse Tyson é uma fábrica de memes e frases espetaculares em defesa da ciência, da razão e do conhecimento. Quer ver alguns memes e frases? Fizemos uma seleção para você:

“Alienígenas ficarão surpresos quando descobrirem que humanos precisam se deitar em colchões, em estado semicomatoso, por um terço do período de cada rotação da Terra.”

Descubra quem é Neil deGrasse Tyson.

O bom humor do astrofísico em uma de suas frases no Twitter.

“Não quero colocar na mesa o porquê de 85% dos membros da Academia Nacional de Ciências não acreditarem em Deus. Quero saber por que 15% dos membros da Academia acreditam.”

Descubra quem é Neil deGrasse Tyson.

Neil deGrasse Tyson não perdoa os que não aceitam a racionalidade da ciência.

Defensor da razão e da ciência

Uma frase sobre a possibilidade de vida em outros planetas: “Existe vida somente na Terra? Isso é como encher um copo com água do mar e dizer que não existem baleias no oceano.”

Tyson não só gosta de ser engraçado sempre dando um nó na cabeça de muita gente, como também de criar polêmicas. Veja só os dois tuítes do Natal de 2014:

“Feliz Natal a todos! Um feriado pagão, de Antes de Cristo, se tornou um feriado religioso, na era Depois de Cristo. E, hoje, acabou como um feriado de compras nos EUA.”

Descubra quem é Neil deGrasse Tyson.

“Neste dia, há muito tempo, nasceu uma criança que, com cerca de 30 anos, iria transformar o mundo. Feliz aniversário para Isaac Newton, nascido em 25 de dezembro de 1642.”

Várias comunidades religiosas, então, reagiram negativamente e protestaram contra os tuítes. Mas esses acabaram sendo os mais retuitados da história da época. Neil deGrasse Tyson reagiu com brilho:

“Minha tristeza é pelo fato de a alta taxa de retuítes não ser pelo meu entusiasmo com um fato, mas sim pela acusação de que a postagem seja de alguma forma anticristã. Eu penso, entretanto, que, se uma pessoa quisesse fazer uma postagem anticristã, alertar para o nascimento de Isaac Newton não estaria em sua lista de opções.”

Assim, para encerrar o assunto, fez ainda mais uma postagem: “Imaginem, pois, um mundo em que todos sejam iluminados pela verdade objetiva ao invés de se sentirem ofendidos por ela”.

Frases legais de Neil deGrasse Tyson

Descubra quem é Neil deGrasse Tyson.

“No meu tempo a palavra espantoso era reservada para coisas como a cura de doenças ou caminhar na Lua, não para comida ou programas de tevê.”

“Nenhum curioso é idiota. Entretanto, as pessoas que não fazem perguntas ficam certamente sem pistas durante suas vidas inteiras.”

“O Universo não tem qualquer obrigação de fazer sentido para você.”

“Mesmo com toda tecnologia e invenções que fazem a vida tão mais fácil do que já foi, basta um grande desastre natural para varrer tudo isso. E lembrar-nos que aqui, na Terra, estamos ainda à mercê da natureza.”

“As pessoas mais criativas são motivadas pela grandeza dos problemas que lhes são apresentados.”

“Nós somos parte deste Universo, estamos dentro deste Universo. Contudo, talvez o mais importante entre esses fatos é que o Universo está em nós.”

Descubra quem é Neil deGrasse Tyson.

E mais algumas para pensar

“Se o seu ego começa com ‘Eu sou importante, sou grande, sou especial’, prepare-se para desapontamentos quando olhar para o que já descobrimos sobre o Universo. Não, você não é grande. Você é pequeno no tempo e no espaço. E você está nessa frágil nave chamada corpo humano que é limitada à Terra.”

“Não conheço qualquer período na história humana em que a ignorância foi melhor que o conhecimento.”

“Talvez não tenhamos sido visitados por aliens porque eles eventualmente olharam para a Terra e decidiram que não havia vida inteligente aqui.”

Descubra quem é Neil deGrasse Tyson.

“A física é a única profissão em que profecias não apenas são precisas como também rotineiras.”

“Marte foi uma vez úmido e fértil. Agora está seco. Portanto, algo ruim aconteceu em Marte e eu quero conhecer o planeta para que possamos prevenir que o mesmo não aconteça na Terra.”

E então: você faz parte da tribo dos curiosos? Gosta de ciências? Afinal, quer saber mais sobre o Universo? Pois, então, não deixe de ler o artigo NASA aprimora tecnologia para tornar Marte habitável. E ainda sugerimos o artigo Comunicação via laser está sendo testada pela Nasa. Boa leitura!

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
EntretenimentoTecnologia
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email