Tudo sobre o Opera Touch, o navegador de internet para Android que você utiliza com apenas uma mão

Tratado como o navegador de internet mais confiável no quesito segurança dos dados, Opera lança Touch, aplicativo que você utiliza apenas com uma mão.

07/05/2018 às 17:00

Em abril de 2018, Maciej Kocemba, Product Manager da companhia Opera Software, anunciou no evento oficial do Opera, o Touch, um navegador de internet para smartphones que você utiliza com apenas uma mão. Segundo depoimento de Kocemba ao blog oficial da marca, o navegador foi concebido do zero e se adéqua à forma como realmente as pessoas utilizam a Web: em movimento.

“Também queríamos que você pudesse mover facilmente o conteúdo entre seu smartphone e seu laptop”, finaliza Maciej Kocemba. E de fato, o Touch cumpre todos esses requisitos propostos pela desenvolvedora: é super simples, intuitivo (na maioria das vezes), moderno e convergente.

Abaixo, você confere como instalá-lo em seu Android, bem como as principais funcionalidades deste navegador mobile que o mundo sequer conhece, “mas já considera pacas”. Sem mais delongas, leitores do Vivo Tech, preparem-se para conhecer as particularidades do Opera Touch.

Faça download e instale o Opera Touch

Antes de tudo, saiba que para fazer download do novo navegador do Opera, você precisa ter em mãos um celular Android. O recurso ainda não está disponível para sistema iOS. Feito isso, acesse a Play Store e clique em “instalar”.

O processo de download e instalação ocorrerá em, no máximo, dois minutos. Quando finalizados, o ícone do navegador mobile aparecerá na área de trabalho do seu celular e, ao abri-lo, você enxergará o seguinte:

Prints das três áreas do aplicativo Opera Touch, novo navegador de internet do Opera.

O Opera Touch é simples. Ao abrir o app, você encontrará três áreas: Meu Flow, Página inicial e Histórico.

Como você pôde perceber após analisar cuidadosamente a imagem acima, existem três áreas no navegador: Meu Flow, Página inicial e Histórico. Além disso, logo abaixo do campo de inserção da URL, há informações sobre seus sites principais e, no final da tela “Página inicial”, um símbolo que representa o “Menu flutuante”, também conhecido como Fast Action Button (FAB).

Falando no “Menu”, ao pressioná-lo por dois segundos, você acessa todas as guias abertas, bem como os três últimos sites visitados. Já ao tocar nele rapidamente, você é direcionado para o último site em que esteve. O GIF abaixo demonstra direitinho como funciona esta dinâmica:

GIF que ilustra o funcionamento do menu do Opera Touch, novo navegador de internet do Opera

No Opera Touch, você pode utilizar o menu com apenas uma mão.

Assim como o “Menu” (ou FAB), a busca da “Página inicial” também é bastante irreverente para um navegador. Isto é, seu funcionamento é  o diferente do que estamos acostumados, muito porque o navegador foi construído para ser utilizado com apenas uma mão. Em síntese, você pode acessar um site de três formas: inserindo a URL do site, buscando-o no Google ou através de um áudio. Por sorte, e competência por parte do Opera, as três opções funcionam bem.

Prints das três principais formas de pesquisa do Opera Touch, novo navegador de internet do Opera.

No Opera Touch, você pode acessar um site de três formas: inserindo a URL do site, buscando-o no Google ou através de um áudio.

Como o nome sugere, a área “Histórico” reúne todos os sites visitados por você. E como em outros navegadores, você pode realizar uma limpeza para livrar-se de todos os registros ou pode utilizá-los a seu favor na correria do dia a dia. Até então, nenhuma novidade nesta área.

Por fim, a área “Meu Flow” serve como chat entre o navegador de internet do seu smartphone com o navegador de internet mobile. E o mediador dessa grande troca é você. A explicação ficou confusa? Pois bem, preparamos uma explicação especial logo abaixo. Continue lendo.

Meu Flow, área que conecta o Touch ao Opera

Sem sombra de dúvidas, a área “Meu Flow” do Touch é o recurso mais significativo do navegador. Mas para utilizá-lo, você precisa ter o Opera no computador. Caso contrário, você não terá uma experiência completa.

Para tanto, faça download gratuito aqui e complete a instalação do programa conforme instruções fornecidas pelo Windows. Em seguida, é hora de conectar o Opera Touch ao Opera. Siga o passo a passo abaixo:

  1. Abra o navegador no seu computador e o Opera Touch no mobile;
  2. Na barra lateral esquerda do navegador, encontre este símbolo:
  3. Clique no botão “conectar seu telefone”; você verá um código QR;
  4. Feito isso, abra o Opera Touch no celular e vá até a área “Meu Flow”;
  5. Coloque a câmera do celular em frente ao código QR para conectar os navegadores; caso dê erro, faça o processo manualmente;
  6. Pronto! Seus navegadores estão conectados.

É agora que a mágica acontece! Com os navegadores conectados, você pode utilizar o Meu Flow como forma de acervo para todo tipo de conteúdo (link e recados) que você encontrar enquanto estiver navegando pela Web. O GIF abaixo ilustra o processo:

Print do Meu Flow, recurso do Opera Touch, navegador de internet do Opera.

A área “Meu Flow” serve como chat entre o navegador de internet do seu smartphone com o navegador de internet mobile.

AdBlock do Opera Touch

Além Meu Flow, o Opera Touch possui um bloqueador de anúncios embutido que, não apenas garante uma navegação tranquila e prazerosa, como dá espaço para o conteúdo orgânico e informacional. O funcionamento é parecido com o do AdBlock, só que nativo. Isto é, você não precisa instalar nada. Basta ativá-lo nas Configurações. Se você não sabe do que estamos falando, entenda os benefícios dos bloqueadores de anúncios.

Conclusão

Em suma, o Opera Touch é um respiro necessário em um cenário escasso de alternativas para navegadores de internet. E a opção se torna mais relevante por ter sido desenvolvida pela mesma empresa que desenvolveu o Opera Mini, tratado como o navegador mais confiável no quesito segurança dos dados.

Porém, controle suas expectativas! Estamos falando de uma solução lançada a menos de um mês. Isto significa que a lista de melhorias é grande, e os principais exemplos são: o único sistema de busca é o Google; não há opção de navegação oculta e não há opção de tema escuro para eventuais ambientes com luz excessiva.

Ficha técnica do Opera Touch

  • Download para Android;
  • Avaliação no Play Store: 3.8 | Total de: 4.753 avaliações;
  • Tamanho: 21,41 MB (A título de comparação, o Chrome possui 123 MB).

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email