Em abril de 2018, Maciej Kocemba, Product Manager da companhia Opera Software, anunciou no evento oficial do Opera, o Touch, um navegador de internet para smartphones que você utiliza com apenas uma mão. De acordo com depoimento de Kocemba ao blog oficial da marca, o navegador foi concebido do zero e se adéqua à forma como realmente as pessoas utilizam a Web: em movimento.
“Também queríamos que você pudesse mover facilmente o conteúdo entre seu smartphone e seu laptop”, finaliza Kocemba. E de fato, o Touch cumpre todos esses requisitos propostos pela desenvolvedora. É super simples, intuitivo (na maioria das vezes), moderno e convergente.
Abaixo, você confere como instalá-lo em seu Android, bem como as principais funcionalidades. Deste navegador mobile que o mundo sequer conhece, “mas já considera pacas”. Sem mais delongas, leitores do Vivo Tech, preparem-se para conhecer as particularidades do Opera Touch.
Faça download e instale o Opera Touch
Antes de tudo, saiba que para fazer download do Opera, você precisa ter em mãos um celular Android. O recurso ainda não está disponível para sistema iOS. Feito isso, acesse a Play Store e clique em “Instalar”.
O processo de download e instalação ocorrerá em, no máximo, dois minutos. Quando finalizados, o ícone do navegador mobile aparecerá na área de trabalho do seu celular e, ao abri-lo, você enxergará o seguinte.

O Opera Touch é simples. Ao abrir o app, você encontrará três áreas: Meu Flow, Página inicial e Histórico.
Como você pôde perceber após analisar cuidadosamente a imagem acima, existem três áreas no navegador. Meu Flow, Página inicial e Histórico. Além disso, logo abaixo do campo de inserção da URL, há informações sobre seus sites principais. E, no final da tela “Página inicial”, um símbolo que representa o “Menu flutuante”. Também conhecido como Fast Action Button (FAB).
Menu
Falando no “Menu”, ao pressioná-lo por dois segundos, você acessa todas as guias abertas, bem como os três últimos sites visitados. Já ao tocar nele rapidamente, você é direcionado para o último site em que esteve. O GIF abaixo demonstra direitinho como funciona esta dinâmica:

No Opera Touch, você pode utilizar o menu com apenas uma mão.
Assim como o “Menu” (ou FAB), a busca da “Página inicial” também é bastante irreverente para um navegador. Isto é, seu funcionamento é o diferente do que estamos acostumados, muito porque o navegador foi construído para ser utilizado com apenas uma mão. Em síntese, você pode acessar um site de três formas: inserindo a URL do site, buscando-o no Google ou através de um áudio. Por sorte, e competência por parte do Opera, as três opções funcionam bem.

No Opera Touch, você pode acessar um site de três formas: inserindo a URL do site, buscando-o no Google ou através de um áudio.
Como o nome sugere, a área “Histórico” reúne todos os sites visitados por você. E como em outros navegadores, você pode realizar uma limpeza para livrar-se de todos os registros ou pode utilizá-los a seu favor na correria do dia a dia. Até então, nenhuma novidade nesta área.
Por fim, a área “Meu Flow” serve como chat entre o navegador de internet do seu smartphone com o navegador de internet mobile. E o mediador dessa grande troca é você. A explicação ficou confusa? Pois bem, preparamos uma explicação especial logo abaixo. Continue lendo.
Meu Flow, área que conecta o Touch ao Opera
Sem sombra de dúvidas, a área “Meu Flow” do Touch é o recurso mais significativo do navegador. Mas para utilizá-lo, você precisa ter o Opera no computador. Caso contrário, você não terá uma experiência completa.
Para tanto, faça download gratuito aqui e complete a instalação do programa conforme instruções fornecidas pelo Windows. Em seguida, é hora de conectar o Opera Touch ao Opera. Siga o passo a passo abaixo:
- Abra o navegador no seu computador e o Opera Touch no mobile;
- Na barra lateral esquerda do navegador, encontre este símbolo:
- Clique no botão “conectar seu telefone”; você verá um código QR;
- Feito isso, abra o Opera Touch no celular e vá até a área “Meu Flow”;
- Coloque a câmera do celular em frente ao código QR para conectar os navegadores; caso dê erro, faça o processo manualmente;
- Pronto! Seus navegadores estão conectados.
É agora que a mágica acontece! Com os navegadores conectados, você pode utilizar o Meu Flow como forma de acervo para todo tipo de conteúdo (link e recados) que você encontrar enquanto estiver navegando pela Web. O GIF abaixo ilustra o processo:

A área “Meu Flow” serve como chat entre o navegador de internet do seu smartphone com o navegador de internet mobile.
AdBlock do Opera Touch
Além Meu Flow, o Opera Touch possui um bloqueador de anúncios embutido que, não apenas garante uma navegação tranquila e prazerosa, como dá espaço para o conteúdo orgânico e informacional. O funcionamento é parecido com o do AdBlock, só que nativo. Isto é, você não precisa instalar nada. Basta ativá-lo nas Configurações. Se você não sabe do que estamos falando, entenda os benefícios dos bloqueadores de anúncios.
Conclusão
Em suma, o Opera Touch é um respiro necessário em um cenário escasso de alternativas para navegadores de internet. E a opção se torna mais relevante por ter sido desenvolvida pela mesma empresa que desenvolveu o Opera Mini, tratado como o navegador mais confiável no quesito segurança dos dados.
Porém, controle suas expectativas! Estamos falando de uma solução lançada a menos de um mês. Isto significa que a lista de melhorias é grande, e os principais exemplos são: o único sistema de busca é o Google; não há opção de navegação oculta e não há opção de tema escuro para eventuais ambientes com luz excessiva.
Ficha técnica do Opera Touch
- Download para Android;
- Avaliação no Play Store: 3.8 | Total de: 4.753 avaliações;
- Tamanho: 21,41 MB (A título de comparação, o Chrome possui 123 MB).