MWC 2019: saiba o que esperar e como acompanhar o evento

Veja como acompanhar o Mobile World Congress (MWC) 2019 e o que esperar do evento, um dos mais importantes do mundo quando o assunto é telefonia móvel!

18/02/2019 às 17:00

Anote agora mesmo na sua agenda: o Mobile World Congress (MWC) 2019 acontece de 25 a 28 de fevereiro em Barcelona, na Espanha. Anual, trata-se de um dos eventos mais importantes do mundo do universo de telefonia móvel. Isso porque é na ocasião que as grandes empresas do setor costumam apresentar seus dispositivos mais recentes – e toda a tecnologia por trás deles.

MWC 2019: saiba o que esperar e como acompanhar o evento.

MWC 2019 acontece de 25 a 28 de fevereiro em Barcelona.

A expectativa para 2019 é que o design de diferentes aparelhos chame a atenção do público. Pelo que tem se falado nos bastidores, é muito provável que tenhamos vários avanços nesse sentido. Aliás, uma das tecnologias mais aguardadas é a do celular dobrável. Diferentes companhias, entre elas a Samsung, já estão bastante avançadas.

Muito tem se falado também sobre Internet das Coisas (IoT) no universo de telefonia móvel. Espera-se que as gigantes do setor apresentem tecnologias capazes de controlar muitas atividades e funções por meio do celular. Além disso, é comum haver também novidades relacionadas às câmeras fotográficas. Todos os anos há avanços que atraem olhares do mundo inteiro – e em 2019 não será diferente!

Corredores do MWC em 2018.

Corredores do MWC em 2018.

Por fim, espera-se ouvir bastante sobre o 5G. Aliás, muitas companhias prometem lançar oficialmente os dispositivos feitos especialmente para a quinta geração mobile. E agora, bateu aquela curiosidade para saber mais sobre a MWC? Te mostramos, a seguir, tudo o que você pode (e deve) esperar do evento mais aguardado do ano!

O MWC

O evento contará com a presença de mais de 2.400 expositores e cerca de 100 mil profissionais para atender o público. Além disso, haverá palestras com os principais executivos e autoridades do setor de telefonia móvel.

Marcarão presença personalidades como Amani Abou-Zeid, comissária da União Africana para as Infraestruturas, Energia e Tecnologias de Informação e Comunicação; Simon Segars, CEO da Arm; Chuck Robbins, CEO da Cisco; James Forese, presidente do Citi; e Rich Williams, presidente do Groupon, entre muito outros.

MWC 2019: saiba o que esperar e como acompanhar o evento.

Alguns dos palestrantes do evento.

Inclusive, o MWC será dividido em oito temas globais: conectividade, Inteligência Artificial, Indústria 4.0, inovação disruptiva, conteúdo imersivo, bem-estar digital, confiabilidade digital e futuro. Veja sobre o que cada um irá abordar durante os dias de congresso:

Conectividade

Os visitantes poderão conferir uma série de palestras e informações sobre 5G. Dessa forma, os convidados e as empresas falarão sobre a tecnologia, seu processo de implementação, regulamentação e o que falta para a quinta geração se tornar realidade. Aliás, é um dos assuntos mais esperados desta edição.

Inteligência Artificial

O público poderá saber como as empresas estão lidando com o conceito. Ou seja, se você já é impactado pela IA de alguma forma e quais são as projeções para um futuro bem próximo.

Indústria 4.0

Os convidados e as companhias presentes irão abordar a questão da Internet  das Coisas (IoT), que tem se apropriado cada vez mais das atividades que ocorrem em nosso dia a dia. Você irá conhecer quais são os avanços do setor e em quais dispositivos esse tipo de tecnologia já está disponível para uso.

Inovação disruptiva

A ideia é mostrar como as empresas estão se organizado para serem ágeis na detecção de uma nova tecnologia e de quais maneiras elas estão implementando esses avanços no dia a dia.

Conteúdo imersivo

Trata-se de Realidade Aumentada ou Realidade Virtual. No MWC, autoridades no assunto irão refletir sobre os desafios, os modelos que existem atualmente e a relação entre consumo e capacidade de rede.

Bem-estar digital

Como o número de horas em que ficamos no celular ou em outro dispositivo ligado à internet só cresce, a ideia é debater sobre saúde mental e a importância de se desconectar durante alguns momentos do dia.

Confiabilidade digital

Diferentes escândalos que aconteceram recentemente abalaram a confiança das pessoas no universo digital, sobretudo nas redes sociais. Por isso, o MWC se preocupa em trazer questões como privacidade, ética e uso de dados.

Futuro

Uma importante reflexão sobre as tecnologias que farão parte da vida das pessoas nos próximos dez anos. Como o mundo tecnológico estará até lá? O MWC procura responder durante os três dias.

Durante o evento, ainda haverá a 24ª premiação das pessoas e das organizações que estão à frente de seu tempo, “ultrapassando os limites da conectividade inteligente”, como está descrito no site oficial. Aliás, você consegue conferir a agenda completa das palestras e das apresentações na página do MWC.

MWC 2019: saiba o que esperar e como acompanhar o evento.

Temas centrais do #MWC19.

5G no MWC

Como mencionamos, o 5G será um dos temas principais do MWC. Inclusive, por meio de uma parceria entre a Telefónica e diferentes empresas do setor, haverá a apresentação de vários casos de carros conectados à rede 5G em ambientes urbanos. Aliás, o objetivo aqui é usar a rapidez proporcionada pela nova geração para garantir uma direção mais segura.

MWC 2019: saiba o que esperar e como acompanhar o evento.

5G é capaz de conectar automóveis e diferentes elementos que circulam pelas estradas.

Nesse sentido, a infraestrutura disponível ao longo da estrada e os outros usuários que também a utilizam poderão se comunicar por meio da rede móvel. Ou seja, o carro receberá avisos quando houver alguma situação de perigo (ou até mesmo um imprevisto). Assim, a segurança dos motorista ficaria reforçada.

Quais tecnologias suportam a novidade

Isso acontece com o apoio de dois elementos essenciais. Um deles é a tecnologia C-V2X (Cellular Vehicle to Everything), que permite que o veículo em questão se comunique os elementos que os rodeia. Tal função vale para carros, semáforos, retrovisores e pedestres, entre outros.

Outro fator fundamental é o Edge Computing, um servidor que hospeda conteúdos e aplicativos bem pertinho dos usuários. Essa característica garante agilidade na hora de acessar qualquer tipo de comunicação. Ou seja, reduz a latência, que é o tempo que uma informação demora para sair de um ponto e chegar até o outro. Assim, temos uma comunicação mais eficiente.

Além disso, como o 5G tem uma boa largura de banda (muito superior ao 4G), as empresas envolvidas testaram um veículo capaz de fazer o download de conteúdo 4K. Tal feito aconteceu por meio da plataforma móvel desenvolvida pela Qualcomm Technologies, uma das empresas envolvidas no projeto. A lista de participantes ainda integra SEAT, Mobile World Capital Barcelona, Ficosa, ETRA e i2CAT, CTTC, UPC e Ericsson.

O projeto faz parte da iniciativa 5G Barcelona. Seu objetivo é fazer da cidade de Barcelona uma referência sólida em toda a Europa quando o assunto é a quinta geração mobile.

Como acompanhar o MWC

Ainda há ingressos disponíveis para o MWC (todas as opções estão à venda pelo site oficial do evento). No entanto, para quem não está em Barcelona, há diferentes canais para acompanhar o congresso. Faremos, aqui no Vivo Tech, uma cobertura completa sobre as principais novidades e palestras. Todos os dias, inclusive, haverá uma matéria nova, com tudo o que você precisa saber sobre o MWC.

Outra dica é começar a seguir as redes sociais do evento. O MWC tem canais oficiais no Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn e YouTube. Além disso, uma dica é seguir a hashtag #MWC19 para saber das novidades em tempo real. Aliás, o mapa e outras informações adicionais também estarão disponíveis no app, que pode ser baixado para iOS ou ainda para Android.

MWC 2019: saiba o que esperar e como acompanhar o evento.

Siga #MWC19 para ficar por dentro das novidades em tempo real.

E aí, muita curiosidade sobre o evento? Fique de olho por aqui para saber de tudo! Aliás, enquanto a abertura não chega, aproveite para descobrir quais são os celulares de 2019 e como serão as senhas no futuro. Dá para desbloquear o celular até mesmo com o poder da mente, sabia? E continue conosco por aqui!

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email