MWC 2019: #dia4 tem alerta sobre celulares falsos

Último dia do Mobile Word Congress (MWC) 2019 teve alerta contra celulares falsos e novas apresentações de aparelhos e tecnologias que foram divulgados!

28/02/2019 às 17:37

O Mobile World Congress (MWC) 2019 chegou ao fim nesta quinta-feira (28/02). Maior evento de telefonia móvel do mundo, o congresso recebeu mais de 200 mil visitantes no centro de Exposições Fira Montjuïc, em Barcelona. Foram diversos painéis sobre temas relacionados à conectividade. Além disso, o público pôde conferir os lançamentos das marcas mais conceituadas do mercado.

MWC 2019: #dia4 tem alerta sobre celulares falsos.

Tema central do evento foi Conectividade Inteligente.

No último dia, um dos destaques foi a palestra sobre dispositivos falsos, comandada pelos executivos John Leonard e Ronan Cremin, da Afilias, empresa especializada em registros de domínios da internet. Os profissionais falaram do prejuízo que os celulares piratas representam para o mercado, uma vez que movimentam mais de 45 bilhões de euros por ano.

Segundo eles, há riscos para a reputação das marcas, pois as pessoas podem achar que estão com um produto original e ficarem insatisfeitas toda vez que houver algum problema com o aparelho. O consumidor pode, por exemplo, usar as redes sociais para se mostrar insatisfeito e levar essa história adiante.

Além disso, os executivos falaram sobre os danos que um celular pirata pode ocasionar tanto para as empresas quanto para os usuários. De acordo com eles, esse tipo de dispositivo é capaz de prejudicar a qualidade de serviços da rede, colocar em risco a segurança de dados e ainda ocasionar problemas de saúde para o usuário. “Tudo isso precisa ser quantificado para que possamos medir os prejuízos e pensar em ações”, afirmou John.

O que rolou no MWC

O tema “rede 5G” esteve presente em todos os dias do evento, tanto nos painéis quanto nos lançamentos de celulares. O objetivo das palestras foi debater o status da implementação da quinta geração de internet móvel em diferentes países do mundo.

MWC 2019: #dia4 tem alerta sobre celulares falsos

Rede 5G foi bastante aforada durante o MWC 2019.

No Brasil, Amadeu de Castro, diretor da GSMA no país, afirmou que o leilão das frequências para o 5G provavelmente acontecerá no início do ano que vem. No total, serão necessários 18 meses para encerrar esse processo. Por isso, contando todos os prazos necessários, provavelmente a rede chegará ao país em 2023.

Mesmo assim, o executivo disse que a estrutura não estará disponível imediatamente. Haverá uma implementação gradativa. Sendo assim, provavelmente a rede 4G será usada até, pelo menos, 2030.

Enquanto o movimento ainda é lento por conta das burocracias e da necessidade de investimento em infraestrutura, pelo lado das empresas fabricantes de celulares o uso do 5G pareceu estar bem avançado. Marcas como Huawei, Xiaomi e LG apresentaram aparelhos compatíveis com a rede.

Celulares em destaque no MWC

O Huawei Mate X foi um dos destaques do evento. Inclusive, recebeu o prêmio de melhor celular pela GSMA, associação responsável pelo congresso. Além de ser compatível com a rede 5G, o smartphone também é dobrável. Sendo assim, fica com oito polegadas quando está aberto e 6,6 polegadas ao ser fechado.

A LG também lançou um aparelho pronto para a geração de internet móvel que irá substituir o 4G. A novidade chama-se LGV50 ThinQ 5G. Aliás, o diferencial é que o celular pode ganhar uma tela adicional – e ainda é possível acessar aplicativos e conteúdos diferentes em cada uma delas.

MWC 2019: #dia4 tem alerta sobre celulares falsos.

LGV50 ThinQ 5G foi um dos destaques do congresso.

Em conta

A Xiaomi também apresentou seu aparelho pronto para o 5G. O celular ganhou ainda mais visibilidade no evento devido ao preço: custará apenas 599 euros, o equivalente a R$ 2.600. Além da questão do 5G, a novidade se destacou pelo aproveitamento da tela. Não há câmeras na parte frontal para garantir que as imagens e todo o conteúdo exibido ocupe 94% da superfície.

MWC 2019: #dia4 tem alerta sobre celulares falsos.

Mi Mix 3 5G é a aposta da Xiaomi. Destaque é o valor do aparelho.

Para tirar fotos, é necessário acionar a câmera, que esta acomodada na parte traseira do celular (ela levanta ao ser acionada e, assim, consegue gravar ou fotografar normalmente).

Outra empresa que apresentou um modelo compatível com o 5G foi a ZTE. A novidade chama-se Axon 10 Pro 5G e pode ser desbloqueada a partir de um sensor de impressão digital que fica embutido na tela. Além disso, as câmeras do aparelho contam com recursos de Inteligência Artificial. Ou seja, se adaptam de acordo com a intensidade de luz e as condições climáticas. Tudo para garantir os melhores cliques!

MWC 2019: #dia4 tem alerta sobre celulares falsos.

Axon 10 Pro 5G é o primeiro celular da ZTE compatível com a rede 5G.

Além disso, as operadoras de telecom mostraram como o 5G pode contribuir para o avanço da Internet das Coisas (IoT). O público pôde conferir demonstrações feitas com robôs, carros, bicicletas, câmera, drones e transmissão de TV, entre outros. Tudo isso usando apenas a nova rede, que reduziu o tempo de latência (termo usado para denominar o tempo que uma informação demora para chegar de um ponto para outro).

MWC 2019: #dia4 tem alerta sobre celulares falsos.

Carros, robôs e drones, entre outros, foram conectados à rede 5G.

Tela de cinema, um dos destaques do evento

A Sony se destacou pela nova geração de celulares Xperia, composta pelos modelos Sony Xperia 10, Xperia 10 Plus e Xperia 1. Inclusive, o tamanho dos aparelhos foi o que mais chamou a atenção do público. Os celulares têm visores de 21:9, sendo que os modelos anteriores possuíam 16:5.

O comprimento dos aparelhos quase chega aos 17 centímetros! Tal design, de acordo com a companhia, é ideal para assistir filmes e aproveitar melhor a experiência de ver vídeos no mobile.

MWC 2019: #dia4 tem alerta sobre celulares falsos.

Lançamentos da Sony no MWC.

Com palestrantes renomados, celulares novos e muitas tecnologias ainda em fase de estudo, o MWC chegou ao fim e movimentou o setor de telefonia móvel. Agora, a expectativa é para a chegada de todas as novidades que foram apresentadas. Te contaremos tudo por aqui!

E aí, o que achou da reportagem? Aliás, aproveite para ler todos os textos que postamos sobre o MWC. Veja como foram os #dia1, #dia2 e #dia3. E já que falamos também sobre dispositivos falsificados, aproveite para ler uma matéria que fizemos sobre esse tema. No mais, continue conosco por aqui para mais conteúdos como esse!

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email