MWC 2019: #dia3 tem TV 5G e bateria que dura uma semana

As novidades não param no Mobile World Congress (MWC) 2019! O terceiro dia foi marcado pela apresentação da TV 5G e de outras formas de usar a tecnologia em diferentes serviços!

27/02/2019 às 16:57

O Mobile World Congress (MWC) 2019 chegou ao seu terceiro e penúltimo dia. Realizado no centro de exposições Fira Montjuïc, em Barcelona, o evento já foi palco de diversos lançamentos. Celulares dobráveis, câmeras superpotentes, tablets turbinados e smartphones com tela dupla lideraram o ranking dos assuntos até o momento.

MWC 2019: #dia3 tem TV 5G e bateria que dura uma semana.

MWC chega ao terceiro dia, com direito a TV 5G, cabines médicas e celulares com superbaterias.

Além disso, o MWC contou com diversos fóruns e debates sobre o universo de telefonia móvel. Inclusive, os temas mais comentados foram a implantação da rede 5G, quinta geração de internet móvel, e a conectividade inteligente. Quer saber mais detalhes sobre o terceiro dia do MWC? Te contamos a seguir.

MWC: terceiro dia

No terceiro dia do congresso, um dos principais destaques foi a TV por 5G, sigla que representa a quinta geração de internet móvel. O assunto tem sido bastante debatido nos últimos meses, sobretudo durante os painéis do MWC.

A Telefónica aproveitou a oportunidade para apresentar seu projeto, que tem por objetivo usar a baixa latência da internet 5G para a realização de coberturas profissionais de qualquer tipo de evento em tempo real – e com ótima qualidade de vídeo.

A solução da Telefónica conta com uma câmera profissional de vídeo conectada à rede 5G. Além disso, há um software de realização, instalado no computador que também está ligado à rede. Como esse equipamento está bem próximo das câmeras, elas conseguem receber as informações imediatamente, sem atrasos.

MWC 2019: #dia3 tem TV 5G e bateria que dura uma semana.

Apresentação da tecnologia desenvolvida pela Telefónica.

Sendo assim, um produtor de TV conectado a partir de um link de fibra óptica pode fazer diferentes entradas e ainda gerar um sinal para a transmissão em programas ou em qualquer outra situação semelhante.

A solução garante eficiência, imediatismo e economia, uma vez que não é preciso deslocar uma unidade móvel sempre que for necessário cobrir um evento. Ou seja, basta um repórter e uma câmera (do celular mesmo) conectada à rede 5G para garantir uma transmissão de qualidade, sem falhas.

Inclusive, a Ericsson é parceira da Telefónica nesse projeto, pois forneceu os equipamentos necessários para a realização das transmissões. O dispositivo móvel utilizado foi o Samsung Galaxy S10 5G.

MWC 2019: #dia3 tem TV 5G e bateria que dura uma semana.

O tema 5G esteve presente em diferentes estandes, apresentações e novos aparelhos.

Saúde e conectividade

Outro destaque entre os painéis do MWC foi a conversa sobre o uso da tecnologia e da conectividade para favorecer a saúde. Mediado por Pamela Spence, especialista em ciências da saúde e bem-estar, o debate teve como objetivo mostrar de quais maneiras os dispositivos móveis podem contribuir para aumentar o acesso a serviços de saúde.

Inclusive, durante a palestra ela disse que os smartphones têm sido usados para diversos fins, desde assistência humanitária durante uma epidemia até a democratização do acesso às informações. Aliás, diferentes empresas e startups do setor de tecnologia já notaram que há um nicho muito grande a ser explorado nesse sentido.

A partir disso, o mercado tem sido abastecido com produtos, serviços e negócios voltados para a melhoria da saúde das pessoas. Atualmente, além das tradicionais chamadas de conferência, a tecnologia permite, por exemplo, que os médicos façam atividades que vão além. Medir a pressão arterial e até mesmo fazer um Raio X são tarefas totalmente possíveis. “A tecnologia Wi-Fi está movimentando a saúde fora das clínicas e dos hospitais”, disse Pamela.

Exemplo de sucesso

Tal cenário abre caminho para muitos avanços. Por exemplo: a empresa francesa Health for Humanity (H4D) desenvolveu uma “cabine de telemedicina”, batizada de Consult Station. Essa tecnologia permite que, mesmo a muitos quilômetros de distância, um médico consiga medir a pulsação, tirar a temperatura, realizar um exame de raio-X, verificar como está a audição  e ainda saber o nível de oxigênio no sangue de um paciente.

MWC 2019: #dia3 tem TV 5G e bateria que dura uma semana.

Consult Station, exemplo usado no MWC para abordar a questão da relação entre medicina e tecnologia.

Diversas cabines assim foram instaladas em países da Europa, como França, Itália e Portugal. Inclusive, a H4D já expandiu a iniciativa, por meio de seu programa piloto para Estados Unidos, Canadá, Filipinas e Dubai. Aliás, a empresa reforçou durante a palestra sobre como treinar bem os médicos que farão os atendimentos.

Segundo Franck Baudino, fundador e presidente da companhia, “esses profissionais precisam aprender a guiar o paciente durante todo o processo da consulta.

Bateria com 1 semana de duração

O celular Power Max P18K Pop, fabricado pela Energizer, foi anunciado durante a feira e roubou a cena. Isso porque a marca, famosa pelas suas pilhas e baterias, inovou ao fabricar um aparelho com 18.000 mAh de capacidade. O que isso significa? Que a bateria do smartphone pode durar até uma semana, sem parar. Ou então que você pode assistir a vídeos ininterruptamente durante 48 horas.

Para se ter uma ideia, os aparelhos convencionais costumam ter cerca de 4.000 mAh. No entanto, essa capacidade fora do comum tem um preço: a espessura. O celular conta com 18 mm no total. Ou seja, é como se você estivesse segurando dois smartphones colados.

MWC 2019: #dia3 tem TV 5G e bateria que dura uma semana.

Espessura do celular da Energizer, equipado com bateria que dura até uma semana.

Tais características fizeram o aparelho ganhar destaque no MWC e ainda causar uma dúvida: quando estará disponível no mercado? De acordo com os executivos da empresa, o celular começa a ser vendido ainda em 2019. No entanto, não há uma confirmação sobre a comercialização no Brasil.

E aí, o que está achando do evento? O MWC é um dos maiores do mundo quando o assunto é telefonia móvel. Inclusive, as principais marcas do mercado sempre se preparam para apresentar suas novidades durante os quatro dias de congresso. Aliás, amanhã haverá a última rodada de palestras e de lançamentos. Nós continuaremos de olho para trazer o melhor a você!

MWC 2019: #dia3 tem TV 5G e bateria que dura uma semana.

MWC chega ao terceiro dia de apresentações, lançamentos e painéis.

Enquanto isso, ainda misturando saúde e tecnologia, veja como funciona o serviço de psicólogo online e quais são as leis que regulamentam esse tipo de atendimento. Confira também quais são os apps mais usados para favorecer o seu bem-estar. E continue conosco por aqui!

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
internetTecnologia
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email