Tik Tok ou Musical.ly: o app da vez para você soltar a voz!

Misturando rede social com música, ele virou febre entre os jovens. Em atualização recente, o Musical.ly virou Tik Tok. Descubra como o app funciona!

23/08/2018 às 9:00

Pegar o celular, abrir a câmera e soltar a voz. Quem não gosta de cantar? Ainda mais se for para postar nas redes sociais e se divertir com os comentários e likes dos amigos, não é?

Você adora cantar? Então vai amar Musica.ly.

Você adora cantar? Então vai amar esse app!

Pois é, a cantoria é uma diversão para muitos, sobretudo para os mais novos. E se com o IGTV tem um novo meio de mostrar seu talento, inclusive batendo de frente com o poderio de gigantes como o Youtube, nos últimos anos uma rede social exclusiva para os aspirantes a cantores surgiu. Essa nova rede, aliás, está avançando rapidamente em números, começando a ameaçar seus rivais Instagram e Youtube, por exemplo.

Se trata do Musical.ly, a rede social de karaokê que mais cresce no mundo. Como dito, ela faz muito sucesso entre o público jovem, mas vem crescendo em todas as faixas etárias. Para entrar na brincadeira, basta baixar o app e começar a cantar.

Que tal conhecer? Para ajudar você nessa missão, a gente explica como a plataforma surgiu e como ela funciona. E mais! A história do Musical.ly é bem interessante, principalmente em seu desdobramento mais recente, quando mudou o nome para Tik Tok. Então, continue lendo para saber tudo sobre esse app que promete revolucionar o mercado!

Como surgiu o Musical.ly

O Musical.ly surgiu em meados de 2014, sendo considerado o grande rival do alemão Dubsmash, de mecanismo similar. O app veio para se apropriar de uma prática muito comum entre os jovens no Youtube. A molecada gostava de filmar a si mesmo “dublando” músicas famosas, o que virou moda muito rápido.

O Musical.ly misturou música com rede social, e virou uma febre!

O Musical.ly misturou música com rede social, e virou uma febre!

Pegando carona nessa moda, surgiu o Dubsmash e, posteriormente, o Musical.ly. No Musical.ly os usuários se denominam “Muser”, que é uma junção do nome do aplicativo com a palavra “user” ou “usuário” em inglês.

Em seu início, o app chegou a receber mais de 12 milhões de vídeos de seus usuários todos os dias. Porém, aos poucos a onda foi enfraquecendo e os desenvolvedores viram a necessidade de mudar. Por isso, em dezembro de 2016 novos recursos foram adicionados. O Musical.ly foi além de seu formato original e passou a permitir lives (transmissões ao vivo), a possibilidade de fazer vídeos sem música tocando ao fundo e a interação entre personalidades e fãs.

Em consequência dessas mudanças, o Musical.ly deixou de ser um app apenas de música e ampliou seu público. Agora as pessoas podem postar conteúdos de humor, moda, blog e até de esportes. Essa abertura possibilitou que a plataforma se aproximasse ainda mais do formato de rede social de produção de conteúdo em vídeo. Crescendo, se ampliando e tendo poder para rivalizar em par de igualdade com poderosos como Youtube, Instagram e Snapchat.

Agora o Musical.ly já não pode mais ser ignorado. Foi aí então que ele foi comprado por uma produtora ainda maior e mudou em quase tudo, até de nome.

Mudanças à vista: O Musical.ly agora é Tik Tok

Se você jogar “Musical.ly” hoje na busca do Google, será jogado direto para a página do app Tik Tok. Sim, o aplicativo mudou de nome. E mudou um pouco em sua essência, também.

Você adora cantar? Então vai amar Musica.ly.

Muda o nome e mais algumas funções: o Tik Tok chegou!

A mudança de Musical.ly para Tik Tok aconteceu em agosto desse ano, em decorrência da venda da empresa para a chinesa ByteDance.

A ByteDance também tinha um app de karaokê, o Tik Tok. Assim como o Musical.ly, com o Tik Tok você podia gravar vídeos de até 15 segundos dublando músicas e compartilhando o resultado em seu perfil na plataforma. Com a compra, os dois apps foram mesclados, tendo prevalecido o nome do app que já era da ByteDance.

Com isso, o que se tem agora é um app com mais funções, mais completo. No entanto, nem tudo são flores, já que os usuários do antigo Musical.ly não gostaram muito da novidade. A principal reclamação dos “musers” é sobre o fato de ter sumido um dos recursos mais adorados no app: a sincronização de lábios com a música que toca. Para além disso, o nome dos usuários do aplicativo também mudou. Agora os “musers” são “clocks”.

Mas tudo isso é só questão de se acostumar, segundo a opinião dos desenvolvedores. Afinal, o app continua sendo a plataforma ideal para compartilhar vídeos, de música ou não, assim como era no Musical.ly. E, de todo modo, o app segue sendo um campeão de download nas apps stores, sendo ainda uma grande febre entre os mais novos.

Chegando em todos os públicos, o aplicativo continua cativando e fazendo a diversão de seus usuários. Quer saber como funciona a plataforma? A gente explica a seguir.

Como funciona

Para usar o app, é só baixar gratuitamente e se cadastrar. Se cadastrando, você já está apto a começar a gravar seus vídeos, além de poder seguir seus amigos e as celebridades presentes na rede.

Você adora cantar? Então vai amar Musica.ly.

O Tik Tok é super fácil de usar!

Na tela inicial do aplicativo, você tem a opção de acompanhar o conteúdo dos seus contatos na rede, além de poder buscar por novos vídeos. A busca pode ser feita por música, hashtag ou celebridades, inclusive só as brasileiras.

Para produzir seu próprio conteúdo, você pode escolher a música ou ir sem som mesmo. O app tem a sua própria biblioteca de canções, mas você também pode pegar uma que esteja no seu celular e fazer o upload para incorporar ao seu vídeo. Outra opção é pegar um vídeo que você já tem nos seus arquivos e publicar na hora, ao invés de fazer um novo.

Nas edições de vídeo, além das funções básicas, é possível incluir filtros e máscaras, os mesmos que você encontra no Snapchat e Instagram. Quer mais customização? Você pode alterar a velocidade do seu vídeo, deixando-o em modo slow motion ou acelerando para deixa-lo super rápido.

Dá para se divertir bastante! Você pode baixar o app pelo site, ou direto na app store do Android ou do iOS.

Concluindo…

O Musical.ly chegou para mudar o mercado, sendo rapidamente incorporado como uma tendência que veio para ficar. Contando hoje com mais de 100 milhões de usuários, o app foi comprado recentemente pela ByteDance por cerca de 1 bilhão de dólares. E o nome mudou para Tik Tok. Isso só mostra o poder do app e como ele já é parte da cultura jovem.

Você adora cantar? Então vai amar Musica.ly.

Preparado para cantar muito?

Para os que curtem soltar a voz e se divertir com a reação dos amigos, é uma ótima escolha! É a sua praia? Então, aproveite para descobrir também como fazer vídeos diferentes com o seu celular. E pode ir aquecendo a voz, a cantoria vai começar!

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email