Música Stories Instagram: confira como usar a novidade

Chega ao Brasil o recurso “música stories Instagram”, que já funcionava há um ano no exterior.

19/08/2019 às 9:00

Está disponível para usuários brasileiros mais uma novidade do Instagram. Finalmente, é possível ter “música Stories Instagram”. A gente diz “finalmente” porque a funcionalidade já era disponibilizada para usuários nos Estados Unidos e países europeus desde junho de 2018. Demorou, mas ficou inegavelmente muito bom.

E como fazer para brincar com “música Stories Instagram”? É bem fácil, mas antes de tudo uma dica: você não precisa ter o Spotify instalado em seu celular. O próprio Facebook (empresa proprietária do Instagram) abriu para os usuários uma biblioteca com milhões de músicas de todos os gêneros. Então, você usa essas músicas e não precisa tê-las ocupando memória em seu smartphone.

Música stories Instagram: como postar?

Em primeiro lugar, abra seu app do Instagram e prepare-o para publicar uma story, clicando na sua foto sobre a expressão “Seu story”, no alto, à esquerda. Então, faça uma foto ou ainda um vídeo:

Uma foto ou vídeo são a partida para ter “música story Instagram”.
Uma foto ou vídeo são a partida para ter “música story Instagram”.

Feita a foto, você var ver o ícone de figurinhas, sobre o alto da imagem. Toque nele e surgirá o menu de ações possíveis. Lá estará a opção “Música”. Toque nela.

Música Stories Instagram: uma novidade da rede social.
Selecione a opção Música no menu das figurinhas.


Veja como baixar vídeos nas principais redes sociais.

Listas de músicas

Uma vez que você toque na opção “Música”, terá acesso a três listas. A que surge inicialmente é a de músicas populares:

Música Stories Instagram: confira como usar a novidade.
Lista de músicas populares.

Entretanto, você pode preferir outro estilo, como por exemplo, de música romântica:

Música Stories Instagram: confira como usar a novidade.
Músicas românticas,uma das listas de músicas disponíveis.

Muitos gêneros à sua disposição

E, em seguida, você pode ainda escolher a aba “Gêneros”, que traz igualmente muitos deles, como o de músicas country:

Música Stories Instagram: confira como usar a novidade.
Country é um dos muitos gênero disponíveis.

Então, após escolher, toque no ícone de reprodução, ao lado do nome da música, e você vai ouvi-la. Inclusive, a letra será mostrada sobre a foto da sua story.

Música Stories Instagram: confira como usar a novidade.
A música toca sobre sua foto e mostra a letra.

Em seguida é só postar sua “música Stories Instagram” e curtir as reações de seus amigos. Sobre a foto, você pode ainda trocar a fonte do texto e mostrar o nome do artista (tocando no ícone da câmera na horizontal) e a capa do álbum (tocando no ícone da câmera na vertical).

Para vídeos ou com Spotify

Por outro lado, não esqueça: você pode fazer a mesma coisa com vídeos. Fica com certeza especialíssima sua postagem de “música Stories Instagram”. Entretanto, se você tem Spotify e quiser usar músicas desse app, o procedimento é ligeiramente diferente.

Em primeiro lugar, abra o Spotify. Depois, clique nos três pontinhos ao lado do nome da música que você quer postar. Em seguida, toque em “Compartilhar” e, por último, em “Histórias do Instagram. Pronto, é só postar. Portanto, essa é outra maneira de postar “música Stories Instagram”.

Funciona no WhatsApp e no Facebook?

Nem o WhatsApp, nem o Facebook têm recurso semelhante ao de “música Stories Instagram”. Mas, com toda a certeza, também é possível compartilhar seu som preferido nessas redes sociais. E o procedimento é, similarmente.

Você precisa abrir seu YouTube, escolher a música que quer compartilhar e colocá-la em execução. Desse modo, você verá o ícone de “Compartilhar” logo abaixo do vídeo da música (marcado em vermelho na imagem):

Música Stories Instagram: confira como usar a novidade.
Você pode compartilhar música do YouTube no WhatsApp e no Facebook.

Então, se abrirá uma nova página com todas as opções de compartilhamento possíveis, incluindo Facebook e WhatsApp. Toque no app escolhido e depois selecione a conversa para a qual você quer mandar a música. Em síntese, é isso. Aí é só enviar.

Esse recurso, entretanto, não apresenta o charme e a capacidade de personalização da nova ferramenta de “música Stories Instagram”. É apenas a música com o vídeo do YouTube. Mas o sistema do WhatsApp e do Facebook possui, por outro lado, a perenidade que falta às stories do Instagram, que desaparecem depois de 24 horas.

Aliás, você quer saber ainda mais sobre o Instagram? Veja aqui como criar ícones para usar no aplicativo. Outro artigo especial mostra como descobrir quem o bloqueou no Instagram. Além disso, propomos um teste para mostrar se você é viciado em redes sociais.

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
EntretenimentoRedes Sociais
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email