Motorola One Vision, o irmão mais novo do Motorola One

Confira quais são as diferenças entre o Motorola One Vision e seu irmão mais velho e barato, o Motorola One.

16/12/2019 às 9:00

Você já encontra nas lojas o Motorola One Vision, segundo modelo da marca construído de acordo com a proposta Android One, da Google. Android One significa então, independentemente do fabricante do aparelho, o sistema operacional em seu estado puro, sem mudanças ou apps de terceiros. Com isso, os aparelhos devem assim ter custo mais acessível e boa eficiência operacional, com um sistema operacional enxuto e atualizações rápidas.

O Motorola One Vision é o irmão mais novo do Motorola One, primeiro smartphone da fabricante norte-americana dentro do conceito. O Motorola One foi lançado no final de 2018, e a nova versão traz características interessantes. Vamos ver as diferenças?

Tela maior no Motorola One Vision

Começamos, portanto, pela tela. Enquanto o Motorola One tem tela de 5,9 polegadas e definição de 720 x 1.520 pixels, o Motorola One Vision ficou maior e mais brilhante. Sua tela é de 6,3 polegadas, com definição de 1.080 x 2.520 pixels.

Outra diferença está na proporção da tela. No modelo antigo, ela é de 19:9, ao passo que o Motorola One Vision tem a novíssima proporção 21:9. Aliás, essa é melhor para assistir vídeos e filmes no formato wide screen. Além disso, quando o celular é usado na vertical, a tela 21:9 comporta maior quantidade de texto, ideal para ler notícias ou navegar nas redes sociais.

Motorola One Vision ou Motorola One?
Tela de 5,9 polegadas do Motorola One tem proporção de 19:9.
Motorola One Vision ou Motorola One?
Tela de 6,3 polegadas do Motorola One Vision tem proporção de 2:9.


Quer saber das cores? O Motorola One é oferecido em preto ou branco, enquanto o novo modelo vem nas cores azul safira ou bronze.

Câmeras de primeira

Entretanto, um ponto bem mais importante são as câmeras. E nesse quesito a vantagem do Motorola One Vision é decerto muito grande. O Motorola One tem duas câmeras na traseira, de 13 MP e 2 MP, e mais uma para selfies, na frente, de 8 MP. É, desse modo, um conjunto modesto, pelos padrões atuais.

Por sua vez, o Motorola One Vision apresenta um conjunto de câmeras traseiras de 48 MP (com abertura f1.7) e de 5 MP, essa para ajudar a desfocar o fundo no modo retrato. Essas câmeras são equipadas com o modo Night Vision, que permite fotos mesmo em locais com pouquíssima luz. E a câmera dianteira? Nada menos que 25 MP, também eficaz para fotos no escuro.

Câmeras do Motorola One Vision são excelentes.
Câmeras do Motorola One Vision são excelentes.

Desempenho e armazenamento

Outra novidade do Motorola One Vision é o processador Exynos 6909, surpreendentemente fabricado pela Samsung. Com chip octacore de 2,2 GHZ, ele proporciona alta velocidade, similar aos topos de linha. Para isso conta ainda com 4 GB de memória RAM. O armazenamento é de 128 GB, contra os 64 GB do irmão mais velho.

Aliás, o desempenho do Motorola One é igualmente inferior ao do modelo novo, devido a um processador Snapdragon de modelo antigo e já superado. Ambos smartphones são equipados com slot para cartão de memória.

As baterias são suficientes

O modelo novo tem uma bateria de 3.500 mAh, enquanto o Motorola One oferece uma bateria de 3.000 mAh. Ambas, dessa maneira, proporcionam aos usuários um dia de uso fora da tomada. Da mesma forma, as duas baterias são compatíveis com o carregamento rápido TurboPower.

E qual é o Android de cada um dos smartphones? Por enquanto, ambos operam com o Android 9 Pie. Entretanto, muito em breve deverão receber o Android 10. E antes dos demais modelos da linha Motorola, porque estão dentro do programa Android One e por isso têm preferência nas atualizações.

 Tanto o Motorola One Vision quanto seu irmão mais velho receberão o Android 10 em breve.
Tanto o Motorola One Vision quanto seu irmão mais velho receberão o Android 10 em breve.

Outros detalhes

Uma pequena desvantagem do Motorola One Vision contra seu antecessor: ele não tem vidro frontal com proteção Gorilla Glass, algo que o Motorola One possui. Por outro lado, o modelo novo tem capacidade de fazer downloads com velocidade de até 600 Mbps, contra 300 Mbps do modelo anterior.

Embora as câmeras sejam diferentes, os dois aparelhos fazem vídeos com a alta definição 4K, gravando em 30 fps. Já na conectividade, os dois modelos são iguais, oferecendo Wi-Fi, Bluetooth, USDB, GPS e NFC para pagamentos por aproximação.

Sensor de impressões digitais

Da mesma forma são os mesmos os sensores dos dois smartphones: de proximidade, acelerômetro, bússola, giroscópio, microfone com sensor de ruído. E ainda sensor de impressões digitais, sendo que o do Motorola One Vision foi aperfeiçoado e funciona muito bem, e rapidamente.

Motorola One Vision tem processador mais moderno, tela maior, maior capacidade de armazenamento e câmeras de alta qualidade
Celular Motorola One Vision é o segundo modelo da marca construído de acordo com a proposta Android One, do Google.

Fica evidente que o Motorola One Vision é um aparelho superior, porque tem processador mais moderno, tela maior, maior capacidade de armazenamento e igualmente câmeras de melhor qualidade. E isso eventualmente deve se refletir no preço.

Enquanto o Motorola One, com mais de um ano no mercado, pode ser encontrado a partir de R$ 799, o Motorola One Vision tem preços que começam em R$ 1.319. Entretanto, é bom salientar que esses valores são vantajosos pelo que os aparelhos oferecem, e isso se deve ao fato de pertencerem ao programa Android One.

Aliás, já fizemos por aqui várias resenhas de celulares da Motorola. Vale a pena conferir a do Moto G6 e igualmente a do Moto X4.

Veja mais sobre
Tecnologiatelefonia móvel
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email