Você já encontra nas lojas o Motorola One Vision, segundo modelo da marca construído de acordo com a proposta Android One, da Google. Android One significa então, independentemente do fabricante do aparelho, o sistema operacional em seu estado puro, sem mudanças ou apps de terceiros. Com isso, os aparelhos devem assim ter custo mais acessível e boa eficiência operacional, com um sistema operacional enxuto e atualizações rápidas.
O Motorola One Vision é o irmão mais novo do Motorola One, primeiro smartphone da fabricante norte-americana dentro do conceito. O Motorola One foi lançado no final de 2018, e a nova versão traz características interessantes. Vamos ver as diferenças?
Tela maior no Motorola One Vision
Começamos, portanto, pela tela. Enquanto o Motorola One tem tela de 5,9 polegadas e definição de 720 x 1.520 pixels, o Motorola One Vision ficou maior e mais brilhante. Sua tela é de 6,3 polegadas, com definição de 1.080 x 2.520 pixels.
Outra diferença está na proporção da tela. No modelo antigo, ela é de 19:9, ao passo que o Motorola One Vision tem a novíssima proporção 21:9. Aliás, essa é melhor para assistir vídeos e filmes no formato wide screen. Além disso, quando o celular é usado na vertical, a tela 21:9 comporta maior quantidade de texto, ideal para ler notícias ou navegar nas redes sociais.


Quer saber das cores? O Motorola One é oferecido em preto ou branco, enquanto o novo modelo vem nas cores azul safira ou bronze.
Câmeras de primeira
Entretanto, um ponto bem mais importante são as câmeras. E nesse quesito a vantagem do Motorola One Vision é decerto muito grande. O Motorola One tem duas câmeras na traseira, de 13 MP e 2 MP, e mais uma para selfies, na frente, de 8 MP. É, desse modo, um conjunto modesto, pelos padrões atuais.
Por sua vez, o Motorola One Vision apresenta um conjunto de câmeras traseiras de 48 MP (com abertura f1.7) e de 5 MP, essa para ajudar a desfocar o fundo no modo retrato. Essas câmeras são equipadas com o modo Night Vision, que permite fotos mesmo em locais com pouquíssima luz. E a câmera dianteira? Nada menos que 25 MP, também eficaz para fotos no escuro.

Desempenho e armazenamento
Outra novidade do Motorola One Vision é o processador Exynos 6909, surpreendentemente fabricado pela Samsung. Com chip octacore de 2,2 GHZ, ele proporciona alta velocidade, similar aos topos de linha. Para isso conta ainda com 4 GB de memória RAM. O armazenamento é de 128 GB, contra os 64 GB do irmão mais velho.
Aliás, o desempenho do Motorola One é igualmente inferior ao do modelo novo, devido a um processador Snapdragon de modelo antigo e já superado. Ambos smartphones são equipados com slot para cartão de memória.
As baterias são suficientes
O modelo novo tem uma bateria de 3.500 mAh, enquanto o Motorola One oferece uma bateria de 3.000 mAh. Ambas, dessa maneira, proporcionam aos usuários um dia de uso fora da tomada. Da mesma forma, as duas baterias são compatíveis com o carregamento rápido TurboPower.
E qual é o Android de cada um dos smartphones? Por enquanto, ambos operam com o Android 9 Pie. Entretanto, muito em breve deverão receber o Android 10. E antes dos demais modelos da linha Motorola, porque estão dentro do programa Android One e por isso têm preferência nas atualizações.

Outros detalhes
Uma pequena desvantagem do Motorola One Vision contra seu antecessor: ele não tem vidro frontal com proteção Gorilla Glass, algo que o Motorola One possui. Por outro lado, o modelo novo tem capacidade de fazer downloads com velocidade de até 600 Mbps, contra 300 Mbps do modelo anterior.
Embora as câmeras sejam diferentes, os dois aparelhos fazem vídeos com a alta definição 4K, gravando em 30 fps. Já na conectividade, os dois modelos são iguais, oferecendo Wi-Fi, Bluetooth, USDB, GPS e NFC para pagamentos por aproximação.
Sensor de impressões digitais
Da mesma forma são os mesmos os sensores dos dois smartphones: de proximidade, acelerômetro, bússola, giroscópio, microfone com sensor de ruído. E ainda sensor de impressões digitais, sendo que o do Motorola One Vision foi aperfeiçoado e funciona muito bem, e rapidamente.

Fica evidente que o Motorola One Vision é um aparelho superior, porque tem processador mais moderno, tela maior, maior capacidade de armazenamento e igualmente câmeras de melhor qualidade. E isso eventualmente deve se refletir no preço.
Enquanto o Motorola One, com mais de um ano no mercado, pode ser encontrado a partir de R$ 799, o Motorola One Vision tem preços que começam em R$ 1.319. Entretanto, é bom salientar que esses valores são vantajosos pelo que os aparelhos oferecem, e isso se deve ao fato de pertencerem ao programa Android One.
Aliás, já fizemos por aqui várias resenhas de celulares da Motorola. Vale a pena conferir a do Moto G6 e igualmente a do Moto X4.