A linha X da Motorola tem seu nicho acima da linha G e abaixo da Z. Ou seja: smartphones intermediários de bom desempenho. O Moto X4 confirma todas as virtudes da faixa: assim, por um preço bem convidativo, ele apresenta muitas qualidades ao usuário que não pode pagar por um top de linha.
O Moto X4, um aparelho de 2017, tem aparência discreta. Diferente dos Moto Xs anteriores, com traseiras customizáveis e cores chamativas, aqui o ar é sóbrio. Esse smartphone é mais parecido com os Motos da linha Z. Entretanto, sem a possibilidade de usar os Snaps (acessórios de alguns celulares Motorola).
Aliás, seu acabamento é basicamente em vidro, na frente e na traseira, unidas por uma armação de metal nas laterais. De tal forma que tanto os cantos quanto a traseira são arredondados, portanto com pegada agradável e confortável.
Moto X4 é compacto
Embora a tendência mais notada atualmente seja de smartphone de grandes dimensões, o Moto X4 está longe disso. Afinal, ele é compacto mesmo, mede apenas 148,3 x 73,5 x 7,99 mm. É pequeno, fininho e bom de manusear.
E sua tela, para acompanhar, não é gigante, tem 5,2 polegadas. A resolução é boa, 1.080 x 1.920 pixels, com 424 pixels por polegada. Além disso, a tela, em Gorilla Glass, é do tipo IPS LCD, com 16 milhões de cores. O Moto X4 não tem borda infinita, o que eventualmente lhe confere um ar retrô. É comercializado em duas cores: preto e cinza.
Controles bem localizados
Tanto os botões de liga/desliga quanto o de volume estão na lateral direita, certamente a posição perfeita para manuseio com o polegar. Já a caixa de som única está na parte superior do aparelho. Na parte inferior do Moto X4 fica a entrada para carregador e cabo de dados no modelo USB C, o mais moderno e eficiente.
Na mesma área encontra-se a entrada convencional para fone de ouvido. O celular, além disso, possui a excelente proteção IP68. Isso significa que ele é completamente resistente à poeira e pode ser submergido em água sem sofrer danos.
E, no uso diário, ele dispõe de uma função que você vai considerar legal. É o Moto Display, que liga apenas uma parte da tela para mostrar hora, data, carga da bateria e ícones de notificação.
No caso do X4, é só ativar algum sensor. Você faz isso passando a mão na frente da tela, levantando o aparelho. E, no exato instante, você consegue ver e interagir com as notificações. Então, sem ter que desbloquear o telefone, é possível responder a mensagens de texto, ver o e-mail recém-recebido ou pausar a música. Bacana, né?
Interface muito pura
O processador do Moto X4 é um Snapdragon 630, e a memória RAM é de 3GB. Não é das maiores, mas o aparelho funciona bem e é rápido. Eventualmente o motivo é a interface, com um Android 7.1.1 praticamente puro. Ele executa as principias funções de um smartphone sem lentidão: rodar vídeos, navegar na internet, enviar mensagens, participar de chats – tudo sem trancos.
Contudo, como um celular intermediário, não vai ter a rapidez de um top de linha ao executar algumas funções. Em síntese, o principal ponto negativo do Moto X4 é sua memória interna. São apenas 32GB, e boa parte disso é consumida pelo próprio sistema Android. Entretanto o caso não é grave porque a memória pode ser ampliada com o uso de um microcartão SD de até 256GB.
Ah, detalhe importante: o som certamente tem qualidade e as caixas na parte superior fazem muita diferença.
Veja as ofertas de smartphones na loja online da Vivo.
Câmera dupla na traseira
Gosta de fotos? Pois saiba que o Moto X4 tem câmera dupla na traseira. A primeira tem um sensor de 12 MP com teleobjetiva. A segunda, então, tem sensor de 8 MP e é uma grande angular. É um bom conjunto, que faz fotos de altíssima definição (4.032 x 3.024 pixels) e ainda pode gravar vídeos em 4K.
Aliás, é possível desfocar o fundo e destacar o objeto em primeiro plano. Esse efeito, chamado bokeh, é desejável e pouco comum em smartphones dessa faixa. Enfim, a câmera frontal, para selfies, também surpreende positivamente com um sensor de 16 MP.
Aliás, outro detalhe interessante das câmeras do Moto X4: você pode tirar fotos enquanto grava um vídeo. Em suma, é só ficar clicando no botão quantas vezes quiser.
Entretanto, vale a pena conhecer ainda outras características legais do X4: tem carregador ultrarrápido pela entrada USB C. A bateria, de 3.000 mAh, tem potência para usar o X4 o dia inteiro, sem problemas.
E, além disso, você pode incrementar sua segurança com o sensor de impressões digitais multifunção com Moto Key. O Moto Key em suma, permite que o usuário entre em sites protegidos por senhas, como bancos online e de compras. E ainda desbloqueie a tela do smartphone usando o sensor de impressão digital.
Gosta de Motorola? Então, aproveite para ler dois reviews sobre outros modelos: Moto G6 e Moto Z3.
Moto X4 x Moto Z2 Play
A fim de aprendermos mais, que tal comparar o Moto X4 com seu irmão Moto Z2 Play? Os dois tiveram lançamentos em épocas semelhantes. Teoricamente o Z2 Play é superior, contudo seu preço também é mais alto.
Na prática o X4 oferece resistência à água que o Z2 Play não tem. Aliás, o X4 tem duas câmeras traseiras, o Z2 Play apenas uma. Mas, a tela do Z2 Play é Amoled, que é melhor que a IPS LCD do X4.
E as memórias do Z2 Play são maiores: 4GB de RAM (contra 3) e 64GB para armazenamento (contra 32). Além disso, o aparelho Z2 Play é maior e também sua tela, que tem 5,5 polegadas (contra 5,2).
Moto X4 x Moto G6
Outra comparação possível, entretanto, é do X4 com o Moto G6, que é de classe ligeiramente inferior mais foi lançado seis meses depois. Em princípio, os preços se equivalem, o G6 pode até ser encontrado um pouco mais barato.
O conjunto do hardware do X4, incluindo o processador, tem desempenho um pouco melhor. Suas memórias são exatamente iguais, enquanto a tela do G6 é bem maior, tem 5,7 polegadas. O conjunto de câmeras traseiras do G6 é um pouco mais luminoso, mas a câmera frontal do X4, com 16 MP, supera de longe a do G6, que tem 8 MP.
Gosta de games? Então, não deixe de conferir essa reportagem que fizemos e descubra qual o melhor celular Android para jogos!
Ir para Loja Online