Ganhe seguidores: aprenda a criar mosaicos no feed do Instagram

Aprenda a organizar o seu feed do Instagram por cores, filtros e mosaicos! Aplicativos fáceis de mexer te ajudam nessa tarefa.

06/09/2018 às 17:00

Ter um feed bem organizado é fundamental para chamar atenção no Instagram e, com isso, atrair novos seguidores. Aliás, há diferentes formas de deixar o seu perfil mais atrativo. São opções simples de mexer no dia a dia, mas que fazem uma grande diferença no visual.

Inclusive, você pode criar uma identidade para o seu perfil. Como? São muitas as possibilidades. Usar uma paleta de cores harmoniosa e marcante, postar as fotos no mesmo formato e apostar sempre em filtros iguais são ideias fáceis de executar. Porém, um truque tem chamado a atenção no Instagram: os mosaicos. Com eles, você pode criar composições com uma ou mais fotos, como se fosse um quebra-cabeça. E o resultado é surpreendente. Veja um exemplo abaixo:

Mosaicos no Instagram têm chamado a atenção.

Exemplo de mosaico no Instagram.

Que tal começar uma nova organização agora? Já separe as suas fotos mais bonitas para usar. Aliás, leia aqui como fazer os cliques mais incríveis da sua vida com apps e outros truques. E siga as dicas abaixo para deixar o seu feed ainda mais atrativo!

Mosaicos

O “quebra-cabeça” é feito com a ajuda de aplicativos. Aliás, há diferentes opções disponíveis. Para iOS, uma das opções mais usadas e com uma interface bem simples de mexer, é o Split Photo for Instagram – Insta Grid. Funciona assim: você baixa o app e escolhe a imagem que deseja usar como base do mosaico.

1 – Abra o aplicativo e toque na opção “Galeria” para usar uma foto do arquivo ou então em “Câmera” se a ideia for fazer uma nova.

Mosaicos no Instagram têm chamado a atenção.

 

2 – Depois de escolher a imagem, toque na setinha indicada para continuar.

Mosaicos no Instagram têm chamado a atenção.

 

3 – Você verá a tela abaixo. Desmarque a opção de marca d’água (no canto esquerdo inferior da tela). Assim, o logo do app não aparecerá na sua foto.

Mosaicos no Instagram têm chamado a atenção.

4 – Toque sobre a foto número 1. Aliás, você deverá postar de acordo com a sequência indicada pelo aplicativo. Será necessário tocar sobre todas as fotos. Ao segurar um pouco sobre elas, aparece a tela abaixo. Escolha o Instagram. Assim, o app irá abrir automaticamente. Depois, basta avançar para compartilhar foto a foto no seu feed.

Mosaicos no Instagram têm chamado a atenção.

5 – Assim que você terminar de postar toda a sequência, a sua foto ficará dessa forma no seu feed. Aliás, você pode postar vários em seguida para deixá-lo mais atrativo!

Mosaicos no Instagram têm chamado a atenção.

Para Android, uma boa plataforma é o Grades para Instagram. Inclusive, as etapas para postar são as mesmas: escolher a foto, ver a divisão e postar imagem por imagem no feed. É muito simples e não há desculpas para deixar de incrementar o seu perfil.

Olha só como fica um feed com diferentes mosaicos. Aliás, isso é uma boa opção para quem trabalha com artes, moda ou outro segmento bem visual.

Mosaicos no Instagram têm chamado a atenção.

Feed colorido

Escolher alguns tons para deixar seu feed bem personalizado é uma boa alternativa para chamar atenção na rede social. Aliás, é algo bem simples de fazer. O primeiro passo é escolher um tom principal, que irá orientar as postagens. Por exemplo: o azul. Então, todas as fotos das próximas três fileiras, por exemplo, deverão conter algum elemento azul, como um céu, uma camiseta ou um carro.

Tente organizar por fileiras de imagem. Inclusive, três são suficientes já para criar um efeito interessante. Veja no feed abaixo (o rosa é a cor em destaque e aparece em uma sequência):

Mosaicos no Instagram têm chamado a atenção.

Aliás, você pode mudar de cor conforme o seu estado de espírito. Ou então definir períodos para alternar o tom principal. Com certeza fará um sucesso no Instagram!

Além das tonalidades bem organizadas, uma boa dica para chamar mais atenção e atrair seguidores é saber usar as hashtags mais adequadas. Clique para ler uma reportagem especial que fizemos sobre o tema. Assim, você conseguirá likes com mais facilidade.

Divisão por filtro

Assim como nas cores, uma boa dica é escolher o mesmo filtro para as fotos. Ou então alternar por períodos. Dessa forma, você dá identidade ao seu feed de um jeitinho bem simples. Veja um exemplo:

Mosaicos no Instagram têm chamado a atenção.

Formatos diferentes

Optar por formatos diferentes é uma boa alternativa para deixar o feed mais personalizado. Aliás, você pode alternar entre fotos na horizontal e na vertical. Fica um efeito bem interessante, além de dar leveza. Veja como fica:

Mosaicos no Instagram têm chamado a atenção.

Há diferentes apps que te ajudam a organizar o feed dessa maneira. Um deles é o NoCrop, disponível para iOS. Com ele, você consegue escolher o formato das fotos e postá-las diretamente. Há desde aquelas com molduras brancas até opções mais diferentes, com formato de estrela e até caveira. É uma opção fácil de usar.

Mosaicos no Instagram têm chamado a atenção.

Para Android, um app semelhante é o PicsArt, que desempenha as mesmas funções.

Veja antes

O app UNUM é uma boa opção para quem deseja organizar o feed. Disponível para iOS e Android, a ferramenta mostra uma prévia de como ficará a organização das fotos novas. Além disso, você pode testar diferentes combinações antes de postar.

Mosaicos no Instagram têm chamado a atenção.

O app mostra o feed atual e deixa espaços para você incluir as fotos novas. Assim, dá para organizar melhor.

Outra característica é a parte de métricas. Ou seja, o app te mostra quais foram as fotos mais curtidas, as hashtags que mais bombaram e outros indicadores.

Outra forma de chamar atenção na rede social é usar os filtros de realidade aumentada nos Stories. Já testou? Veja aqui como funciona. Aproveite também para saber como remover o status “online” do seu perfil. E continue conosco no Vivo Tech!

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email