Modo noturno: saiba personalizar YouTube, Twitter e outros

Descubra como colocar plataformas como Twitter, YouTube e Google Maps em modo noturno, que economiza bateria e torna a experiência de uso melhor!

06/02/2019 às 14:00

Já notou que alguns apps e plataformas têm modo noturno? Também conhecida como dark mode, essa funcionalidade altera as cores do fundo das telas que aparecem em diferentes aplicativos, como WhatsApp, YouTube, Twitter e Google Maps. No entanto, trata-se de uma mudança temporária. Ou seja, os programas ficam com o fundo escuro de noite e voltam à normalidade durante o dia.

Saiba como personalizar o modo noturno em apps.

É simples mudar alguns apps e plataformas para o modo noturno.

Esse tipo de funcionalidade não é só estética. Os tons mais escuros ou então o brilho reduzido do modo noturno garantem uma experiência mais agradável a quem navega. Isso porque à noite os ambientes costumam ser mais escuros. Então, o brilho da tela se adapta ao local e não fica exagerado. E com isso vem uma outra vantagem: gasta-se menos bateria por utilizar a luz com menos intensidade.

Além de usar em aplicativos no celular, o modo noturno também está disponível em desktops. Assim, também é uma boa forma de não cansar os olhos se você fica muito tempo no computador ou no tablet. Quer saber como colocar os programas que você mais usa no dark mode? Te mostramos a seguir.

Modo noturno no YouTube

O YouTube é um dos programas que permitem o modo noturno. E para colocar é bem simples. Basta ir até o menu principal (clique sobre a sua foto de perfil, localizada na parte superior à direita da tela). Em seguida, abrirá uma caixa com as opções. Clique em “Tema escuro”, que provavelmente estará desativado.

Saiba como personalizar o modo noturno em apps.

Vá até o menu principal para acessar o modo escuro.

Em seguida, você verá a tela abaixo. Então, deslize o botão para direita para acionar o modo noturno do YouTube.

Saiba como personalizar o modo noturno em apps.

Deslize o botão para a direita para acionar.

Depois ficará assim, como você vê na tela abaixo. O procedimento pode ser feito tanto em desktops quanto em celulares (e os passos são os mesmos).

Saiba como personalizar o modo noturno em apps.

A tela fica mais escura do que na versão normal.

Modo noturno no Twitter

O Twitter tem uma versão no modo noturno. E é muito fácil acioná-la. Inclusive, o procedimento é o mesmo no desktop e também em celulares. Basta clicar na sua foto de perfil e procurar pela última opção da lista, que é o “Modo noturno”.

Saiba como personalizar o modo noturno em apps.

O “Modo noturno” fica bastante visível no Twitter.

A sua tela ficará como você abaixo. Para reverter, basta fazer o mesmo procedimento, tanto em smartphones quanto em computadores.

Saiba como personalizar o modo noturno em apps.

O seu perfil no Twitter fica em modo noturno facilmente.

Você sabe limpar a lixeira do seu celular? 

Modo noturno no Google Maps

O Google Maps também tem uma versão noturna, só que apenas funciona no celular. Para ativá-la, basta ir ao menu “Configurações”. Logo depois, na próxima tela, escolha a opção “Navegação”. Por fim, você pode deixar no “Automático”, que irá mudar o fundo do trajeto quando estiver de noite e voltar a clarear de dia.

Saiba como personalizar o modo noturno em apps.

À noite, os caminhos do Google Maps ficam com o fundo escuro.

Caso queira deixar a tela sempre escura, selecione a opção “Noite”. Mas se a preferência for por um fundo claro, marque “Dia”.

Facebook, WhatsApp e Messenger

Ao contrário dos demais apps e programas que mencionamos acima, as plataformas do Facebook (Messenger, WhatsApp e o próprio Face) ainda não têm suas versões com a possibilidade do modo noturno. Em 2018, muitos especialistas e veículos do setor disseram que há diversas versões de testes circulando.

No entanto, a funcionalidade ainda não foi disponibilizada para o público. Mark Zuckerberg, inclusive, confirmou essa história em maio de 2018, durante a F8, conferência do próprio Facebook. No final do ano, a desenvolvedora Jane Manchun Wong fez um post no Twitter falando sobre a novidade, que está sendo liberada aos poucos e, por enquanto, apenas para aparelhos com sistema operacional Android.

A expectativa é que a função seja liberada para as três plataformas, mas a maior ansiedade do público é em relação ao modo noturno no Whatsapp e também no Messenger. Aliás, te avisaremos por aqui quando isso acontecer!

Truque provisório

Enquanto isso não acontece no WhatsApp, você pode colocar um fundo preto para deixar a navegação menos cansativa. É simples fazer! Primeiro vá aos ajustes do seu WhatsApp. Em seguida, toque em “Conversas”. Na próxima tela, escolha a opção “Imagem de fundo”. Então, você poderá escolher entre algumas cores sólidas. Opte pela mais escura e confirme a operação tocando em “Definir”. Assim, o fundo do WahstApp ficará mais escuro.

Saiba como personalizar o modo noturno em apps.

Enquanto o modo noturno não é disponibilizado para todos, dá para trocar a cor de fundo do WhatsApp.

E aí, o que achou da reportagem? É simples programar os apps e as plataformas em modo noturno! Assim, você tem uma navegação mais agradável e economiza bateria ao longo do dia.

Aliás, personalizar o celular é uma boa maneira de deixá-lo com a sua cara e ainda otimizar muitas funções. Nós fizemos uma matéria exatamente sobre isso (clique aqui para ver todas as dicas).

Antes de ir, navegue pelas nossas matérias para ficar por dentro de todas as novidades relacionadas à tecnologia e praticidade!

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email