Mensagens que se autodestroem garantem mais privacidade

WhatsApp começa a trabalhar em mensagens que desaparecem, uma ferramenta bem útil que já existe em outros aplicativos.

28/10/2019 às 9:00

O recurso não é uma novidade no universo das redes sociais. Até porque
SnapChat e Telegram já oferecem mensagens que se autodestroem. Entretanto, somente agora, a maior plataforma de mensagens do mundo, o WhatsApp, começa a testar essa funcionalidade.

O conceito, de modo inegável, é bem interessante: você envia uma mensagem que não quer que fique gravada nos servidores ou no smartphone de quem a receber. Assim, depois de um tempo pré-determinado, ela simplesmente desaparece sem deixar vestígios.

Em fase de testes

O sistema está em fases de testes pela equipe do WhatsApp e ainda não há data definida para sua chegada aos usuários. Atualmente o WhatsApp conta com um recurso mais simples. Basta pressionar sobre o texto da mensagem e escolher se quer apagá-la para todos ou apenas do seu celular.

A atual ferramenta de apagar do WhatsApp deixa vestígios.

Entretanto, essas mensagens apagadas deixam vestígios, uma vez que permanece nos smartphones um texto informando que determinada mensagem foi apagada.

Mensagens que não deixam vestígios

No entanto, a ideia é que com o novo sistema, quaisquer vestígios simplesmente desapareçam. Pelo que se sabe até agora, os testes estão sendo feitos com grupos de conversação. Mas a expectativa é de que conversas entre duas pessoas também possam ser eliminadas sem vestígios.

Provavelmente o sistema funcionará da seguinte forma no WhatsApp: o usuário selecionará as pessoas ou grupos em que deseja suas mensagens autodestruídas. Na sequência, determinará o tempo que elas podem ficar visíveis antes da autodestruição: de 5 segundos a 24 horas. Deverá ser possível até, como em outros aplicativos, impedir que o receptor da mensagem faça uma cópia dela antes da destruição.

WhatsApp está fazendo testes com mensagens que se autodestroem.
WhatsApp está fazendo testes com mensagens que se autodestroem.

Proteção de informações sensíveis

A função é útil para qualquer usuário que precise transmitir mensagens sensíveis por meio do celular. No Snapchat, que popularizou as conversas e fotos que desaparecem, é só selecionar o tempo para sua autodestruição. Já no Telegram, os usuários têm acesso ao que é uma espécie de chat secreto. Da mesma maneira, os usuários simplesmente escolhem o tempo que a mensagem permanece no ar.

Assim, enquanto as mensagens normais são criptografadas e armazenadas na nuvem do aplicativo, as mensagens secretas são apenas guardadas (e por pouco tempo) no próprio smartphone de quem a mandou.

Portanto, as ferramentas de autodestruição são úteis para pessoas ou organizações que necessitam enviar informações sensíveis pelo celular. Com elas, a mensagem pode ser lida e absorvida antes de simplesmente desaparecer. Portanto, não importa se o tema é jurídico, romântico, político ou financeiro, eventualmente pode ser interessante enviar mensagens de duração curta.

Um app para Android

Em contrapartida, existem no mercado aplicativos que se propõem a enviar mensagem que desaparecem em qualquer plataforma – WhatsApp, Twitter, Facebook, etc. Um exemplo é o app Pronto! Mensagens Secretas, que você pode baixar aqui. Porém, ele esta disponível apenas para quem tem celular Android.

O Pronto! é um app de mensagens secretas para Android.

Em resumo, com o aplicativo, é possível enviar mensagens que vão desaparecer sem vestígios para qualquer plataforma. E para isso, o app precisa estar instalado apenas no smartphone de quem envia a mensagem. Todas as mensagens são criptografadas, e o destinatário não poderá encaminhar, copiar ou gravá-las.

E ainda mais: não se trata apenas de texto. Fotos e vídeos igualmente se autodestruirão após o tempo determinado pelo usuário. De fato, a ideia é deixar cibercriminosos completamente sem material. Para atrair mais clientes, o Pronto! ainda oferece filtros, que permitem, por exemplo, desenhar e comentar sobre as fotos.

App para aparelhos da Apple

Entretanto, se você é usuário da Apple, da mesma maneira pode enviar mensagens que se autodestruirão. Para isso basta instalar o app Mensagens Secretas, neste link. Ele funciona tanto em iPhone quanto em iPad.

App para produtos da Apple tem como objetivo a proteção da privacidade.

De acordo com os desenvolvedores do Mensagens Secretas, o app garante excelente proteção da privacidade do usuário. As mensagens desaparecem rapidamente, o que na prática impede qualquer tipo de ação de criminosos. Pode ser usado com todas plataformas de mensagens.

Assim, o esquema funciona da seguinte forma: o usuário envia uma mensagem secreta (de texto ou imagem) e o destinatário receberá um aviso com o texto “Você recebeu uma mensagem segredo, clique para ver”. Quando o destinatário clicar, as coisas se aceleram: a mensagem, depois de aberta, desaparece após 10 segundos.

Portanto, enquanto a novidade não chega ao WhatsApp, existem outras alternativas no mercado. Aliás, falando em mensagem pelo WhatsApp, clique aqui e descubra como enviá-las sem digitar.

Além disso, aproveite para entender como controlar o volume de notificações que você recebe. No mais, continue conosco aqui no Vivo Guru Blog e até a próxima leitura!

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
TecnologiaUtilidades
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email