A importância de melhorar a qualidade e a entrega dos dados

Um bom gerenciamento de dados pode mudar o destino de uma empresa, independente do setor em que ela atua.

12/10/2017 às 15:23

Existem inúmeras ferramentas, técnicas e práticas disponíveis para coletar, explorar, armazenar e analisar dados adequadamente. Quando realizadas de forma ágil, essa análise ajuda na criação de campanhas de marketing. Além disso, melhora o atendimento ao cliente e pode até embasar a criação de um produto disruptivo. Cabe aos gerentes ordená-los à medida em que eles são coletados. Uma tarefa nada fácil, considerando a imensidão de de informações existentes.

A Forbes Business Information deste mês comenta justamente sobre isso. Sobre a incumbência que os gerentes possuem de melhorar a qualidade e a entrega dos dados. De modo que os tornem úteis. Afinal, seja para uso comercial interno ou externo, as demandas de acesso instantâneo aos dados continuam a acelerar, estimuladas por aplicativos móveis, inteligência artificial (AI), Machine Learning e IoT.

Nesse sentido, vale pensar como as empresas que usam grande ecossistema de dados para o desenvolvimento de novas estratégias, produtos e fluxos de receita. E no processo, esmagando seus padrões de negócios antigos e aliviando os maus problemas de gerenciamento. Um dos exemplos são as empresas de transporte, as quais dependem de receber e enviar mercadorias, e que utilizam tecnologias de Machine Learning e IoT para ajudar a adivinhar os horários de chegada previstos.

Mas o transporte é apenas um dos segmentos. O impacto dos dados em um modelo de negócio é inquestionável e independe do segmento. Conforme a Search Data Management, as empresas que exercem um modelo de negócios orientado a dados estão se preparando para maiores implantações de gerenciamento. E, ao passo que parecem ser a solução do mundo, se não forem gerenciadas de uma forma efetiva, podem passar de bênção para maldição.

Já que estamos falando sobre big data, confira 5 mitos sobre o assunto. E para saber mais novidades sobre o assunto, siga aqui no Vivo Tech.


Fonte: Search Data Management

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
Big dataNegócios
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email