Fácil de fazer: aprenda a medir a velocidade do seu 4G

Aplicativos medem a velocidade do seu 4G de um jeito descomplicado. Saiba quais são as melhores ferramentas e como usá-las no dia a dia!

20/09/2018 às 14:00

A tecnologia é uma grande parceira do dia a dia! Inclusive, é uma verdadeira mão na roda por oferecer diferentes informações e serviços de um jeito descomplicado. Prova disso são as ferramentas que calculam a velocidade da internet móvel.

Com elas, dá para medir a qualidade do serviço contratado e ainda detectar possíveis problemas. E o melhor de tudo: é possível fazer essa análise usando apenas o celular. Aliás, existem apps e sites específicos para isso.

Descubra como medir a velocidade da internet do seu 4G.

É muito simples medir a qualidade de internet móvel com apps específicos para o serviço.

Para te ajudar, nós reunimos aqui as melhores opções e apresentamos todas ao longo do texto! São ferramentas gratuitas e fáceis de usar. Aproveite também para saber como melhorar a qualidade do seu sinal de internet fixa.

Parâmetros da velocidade da internet

Antes de começar as medições, é fundamental entender alguns parâmetros importantes. Afinal, os testes indicam todos nos resultados. A velocidade de internet 3G ou 4G é medida em megabits por segundo (você verá sempre a sigla Mbps). Quanto maior o indicador, melhor a qualidade de internet. Ao contratar o serviço de internet móvel, verifique a informação de Mbps oferecidos.

Aliás, de acordo com uma pesquisa recente do Speedtest (uma das principais ferramentas de medição que listaremos a seguir), a Vivo é uma das operadoras mais rápidas do Brasil quando o assunto é internet para celular.

Voltando às medições, você também verá índices de velocidade de download, que corresponde ao tempo necessário para baixar músicas, vídeos ou abrir sites, por exemplo.

Outro ponto importante a ser verificado é a velocidade de upload, que mede o quanto demora para o envio de e-mails, links com fotos ou então de posts para um site/blog (geralmente, a velocidade corresponde a 10% da registrada para download).

Veja mais: Internet Fibra ótica é boa?

Ping

O ping também aparece nos resultados dos testes. Aliás, saiba que significa o tempo que um pacote de dados leva para ir de seu computador ao destino e retornar. O ping (ou tempo de latência) é aceitável se fica abaixo dos 50 ms (milisegundos).

Jitter

O indicador mede a variação de atraso entre os pacotes sucessivos em uma rede. Aliás, o valor de jitter deve ser o menor possível, próximo de zero.

Sites e apps mais indicados

Agora que você já sabe todos os parâmetros, será muito mais simples entender as medições de sites e apps especializados. Trazemos aqui os mais completos e fáceis de usar no dia a dia:

Speedtest

É um dos mais recomendados. Disponível para Android e iOS, é totalmente gratuito e simples de usar. Antes de tudo, desative o Wi-Fi. Caso contrário, o aplicativo irá analisá-la em vez do 4G. Em seguida, para começar, basta abrir o app e permitir o acesso à sua localização. O próximo passo é tocar no botão “Iniciar” para ver a velocidade da sua internet móvel.

Descubra como medir a velocidade da internet do seu 4G.

Os resultados aparecem na parte superior da tela (na área marcada com um contorno vermelho). É possível verificar as velocidades de download, upload e também os indicadores de Ping e Jitter.

Descubra como medir a velocidade da internet do seu 4G.

OpenSignal

O app também é completinho e simples de usar. Com versões para iOS e Android, faz a medição em pouco segundos. O primeiro passo é permitir que a ferramenta tenha acesso à sua localização.

Descubra como medir a velocidade da internet do seu 4G.

Em seguida, toque em Start para dar início à medição.

Descubra como medir a velocidade da internet do seu 4G.

Por fim, veja os resultados.

Descubra como medir a velocidade da internet do seu 4G.

Aliás, o app ainda conta com uma “bússola”, que indica os melhores locais para obter um sinal melhor e ainda possíveis redes de wi-fi por perto.

Descubra como medir a velocidade da internet do seu 4G.

Netflix Fast Speed Test

A Netflix tem seu próprio medidor para calcular se a velocidade da internet está adequada para o serviço de streaming. Aliás, a ferramenta está disponível em versões de app (iOS e Android) e site. O modo de uso é o mesmo. Basta abrir as duas plataformas e a quantidade de Mbps é calculada automaticamente.

Descubra como medir a velocidade da internet do seu 4G.

Clique em “mostrar mais informações” (que você pode ver na tela acima) para saber a latência e também a velocidade de upload.

Descubra como medir a velocidade da internet do seu 4G.

Essencial para ser fiel à realidade

Para garantir total eficácia do teste, é fundamental tonar algumas precauções básicas. Siga os passos a seguir e tenha um resultado fiel à realidade.

  • Não compartilhe a internet no momento do teste. Mais pessoas conectadas implicam na diminuição da velocidade.
  • Feche os apps do celular para evitar interferências externas.
  •  Desligue o Wi-Fi para garantir que a medição seja referente à sua internet móvel.

Gostou de saber como mexer nesses apps que medem a velocidade do seu 4G? Aliás, para te ajudar a economizar seus dados móveis, aproveite também para ler uma reportagem especial que fizemos sobre apps que têm ótimas funções em modo offline.

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email