Mattel cancela monitor de bebê inteligente por questões de privacidade

Menos de um ano depois de lançar um monitor de bebê com AI, a Mattel anunciou que vai cancelar o lançamento do produto por questões de privacidade.

12/10/2017 às 15:35

Aristóteles, da fabricante de brinquedos Mattel, foi projetado para ser um monitor de bebê super inteligente. E fazer coisas como acalmar os gritos de uma criança, responder suas perguntas sobre o mundo. E até mesmo ler histórias para dormir.

Além disso, aprenderia ao longo do tempo, com o comportamento da criança. Em essência, era uma Inteligência Artificial que poderia atuar como um pai (dentro de suas limitações) do lar.



Mas a presença do dispositivo da Mattel em quartos para crianças suscitou sérias preocupações dos defensores da privacidade sobre a coleta de dados. 

Bem como perguntas sobre como a interação com esse dispositivo poderia afetar o desenvolvimento de uma criança. Dois senadores contataram a Mattel com suas preocupações, e uma petição contra o produto obteve 15 mil assinaturas.

Finalmente, depois de meses de crescente controvérsia, a Mattel anunciou na semana passada em um comunicado ao The Washington Post que decidiu não avançar com o produto, porque não se “alinhava totalmente com a nova estratégia de tecnologia da Mattel”.

Quer saber mais sobre Inteligência Artificial? Então, clique aqui e descubra apps que podem mudar a sua vida! 

Mattel: um dos primeiros produtos com AI a ser proibido

O caso Aristóteles, da Mattel, é um dos primeiros produtos com Inteligência Artificial a ser arquivado. Por causa de preocupações sobre dados e privacidade. Além de ser um exemplo de como uma ideia de design atraente pode ser prejudicada por uma execução de má qualidade quando se trata de privacidade.

O desaparecimento do produto da Mattel é um conto cauteloso para companhias de tecnologia. Como por exemplo, Google e Apple, que costumam instalar microfones sem permissão (ou em letras bem pequenas em algum contrato) na casa das pessoas.

Para saber mais sobre tecnologia e como ela pode afetar a sua vida, siga conosco aqui no Vivo Tech. Até a próxima!


Fonte: Fast Company
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email