Marketplace: o que é e como funciona?

Entenda o marketplace, a variação de e-commerce que agrega diversas lojas em um único site

18/09/2018 às 14:00

Marketplace – você certamente já ouviu a palavra. Ela tem aparecido cada vez mais na mídia, nas conversas, em todos os canais que acessamos. Mas, enfim, você sabe o que ela significa? E quais suas características?

Bem, em primeiro lugar, marketplace é simplesmente um espaço de compra e venda de produtos. E pode significar vantagens para quem vende e para quem compra – nós todos, portanto! Aqui no Vivo Tech vamos destrinchar tudo para você.

Antes da internet moderna, marketplace era o mercado de uma cidade. No mercado aconteciam a oferta e a procura para muitos produtos.

Conheça o que é e como funciona o marketplace.

Entretanto, no comércio eletrônico de hoje, o conceito se aplica a sites de grandes redes varejistas. Esses sites permitem venda de produtos por parte de lojistas parceiros, em troca do pagamento de uma comissão.

Dessa forma, também no Brasil o marketplace vem ganhando muita importância nos últimos anos. Aliás, a expressão vem do inglês, e resulta da junção das palavras market (mercado) e place (local). Em suma: um local onde as pessoas realizam compras e vendas de produtos. A ideia é juntar grande diversidade de produtos, fazendo com que você encontre tudo que procura em um só lugar.

A lógica do marketplace

O grande varejista faz parcerias com lojas menores, coloca os produtos desses em seu site e, quando acontece a venda, ganha uma comissão. Para o pequeno lojista, o negócio é positivo pois significa vitrine superior a que ele poderia ter. E para o mantenedor do marketplace, a comissão é o resultado ideal. As comissões variam entre 3,5 e 25%, similar à do Uber, que não deixa de ser um marketplace de motoristas.

Além disso, é bom saber que o marketplace não mantém estoques. De acordo com as regras do negócio, isso é responsabilidade do lojista parceiro, que fará as entregas. Da mesma maneira, a venda também é feita em nome da loja parceira.

Já que estamos falando de compras que tal ler sobre como economizar em compras online ou como existem apps que dão avisos de oferta e cupons de descontos?

E se houver problemas?

Contudo, a quem você deve recorrer se acontecer algum problema, como um produto não entregue? Depende do contrato entre marketplace e lojistas. Mas, na grande maioria dos casos, a responsabilidade é da loja parceira.

Conheça o que é e como funciona o marketplace.

Site é das Americanas, mas venda e entrega são feitas pela loja parceira.

Experiência positiva

Vamos ver como o marketplace é interessante para a sua experiência de compra? Um exemplo: você acessa o site de um grande varejista, escolhe e compra um produto. E, só ao finalizar a operação, nota que na verdade comprou de outra loja.

Ainda assim, isso pode ser bom para as três partes: você, como consumidor, o marketplace e o lojista parceiro. Seu pagamento vai para o marketplace, que desconta sua comissão e repassa o saldo à loja parceira.

Na foto que trazemos acima fica claro o conceito de cauda longa, uma das principais vantagens do modelo. O conceito permite o acesso a produtos e serviços que antes seriam inalcançáveis ou simplesmente desconhecidos. O comprador jamais ficaria sabendo daquele vinho e do site vendedor se o produto não estivesse em oferta no site das Americanas, por exemplo.

E-commerce x marketplace

Conheça o que é e como funciona o marketplace.

Ok, mas qual é, em síntese, a diferença entre marketplace e um e-commerce? No e-commerce, você entra em um site X e os produtos são vendidos e entregues pelo lojista dono do site X. Portanto, o e-commerce é uma loja virtual em que uma empresa vende seus próprios produtos.

Porém, um marketplace é uma plataforma mediada por uma empresa. Nela, vários outros lojistas podem se cadastrar e vender. Você entra em um site X mas estará comprando de um vendedor Y. E esse vendedor Y será o responsável pela entrega ou por problemas com o produto.

Aliás, em resumo, o e-commerce é como uma loja. Já o marketplace é parecido com um shopping center. Ambos no mundo virtual.

Atenção, pequenos lojistas!

Conheça o que é e como funciona o marketplace.

Para o pequeno lojista, o negócio é positivo pois significa vitrine superior a que ele poderia ter.

Lojistas com pequenos e-commerces e que pensam entrar em marketplaces devem considerar três pontos:

  1. Se sua margem de lucro sobrevive ao custo extra que terá no marketplace;
  2. Se o volume de vendas de um marketplace compensa a redução da margem;
  3. Se o fluxo de caixa não é afetado pelo prazo de recebimento do marketplace, que pode chegar a 45 dias.

Eventualmente o lojista parceiro tem a vantagem de entrar em mais de um marketplace. E, assim, ampliar muito a visibilidade para seus produtos.

Os maiores do Brasil

Veja os marketplaces que estão à frente aqui no Brasil, em ordem alfabética inversa:

Walmart

O Walmart.com também opera no regime de marketplace. Seu site recebe 11 milhões de visitas únicas e tem mais de 1 milhão de itens a venda.

Via Varejo

Conheça o que é e como funciona o marketplace.

Extra é um dos marketplace da Via Varejo.

A Via Varejo, que antes usava a marca CNovas, está entre as maiores empresas de comércio eletrônico do mundo. Afinal, ela possui três marketplaces entre os principais no país: as versões virtuais:

Além disso a empresa também oferece soluções de comércio eletrônico para outras empresas.

ShopFácil

O ShopFácil é o canal de vendas do grupo Bradesco e bastante poderoso. Ele permite que lojistas parceiros vendam seus produtos em diversas categorias. Aliás, o site se destaca pela grande variedade de produtos.

Netshoes

Conheça o que é e como funciona o marketplace.

Netshoes tem 9,4 milhões os seguidores no Facebook.

Além de seu próprio marketplace, o grupo Netshoes mantém mais um:

  • Zattini, especializado em moda, esporte e beleza.

O grupo recebe 54 milhões de visitas únicas por mês. Além disso, tem muitos fãs na América Latina: são 9,4 milhões os seguidores no Facebook.

Mobly

A Mobly atua desde 2011 no e-commerce brasileiro nos segmentos de móveis, artigos de decoração e itens para a casa. O site tem visual agradável e navegação fácil.

Mercado Livre

O Mercado Livre é um dos mais tradicionais da internet brasileira.

Conheça o que é e como funciona o marketplace.

Página do Mercado Livre, um dos marketplaces mais conhecidos.

Ele é líder de acesso no segmento no Brasil, com mais de 154 milhões de usuários e 28 mil categorias.  Afinal, são mais de seis compras por segundo.

Magazine Luiza

O gigante do varejo, com mais de 700 lojas físicas, recebe 35 milhões de acessos por mês. De acordo com a empresa, possui mais de 220 mil itens no portfólio.

GFG

Conheça o que é e como funciona o marketplace.

Global Fashion Group controla três marketplaces.

O grupo Global Fashion Group (GFG) é uma multinacional que controla três grandes estabelecimentos online:

  • Dafiti – moda;
  • Kanui – produtos esportivos e estilo de vida;
  • Tricae – produtos para bebês e crianças.

Os três sites também são marketplaces, permitindo a qualquer lojista anunciar nesses canais de venda.

Elo7

O marketplace Elo7 é focado no comércio de produtos criativos, sobretudo artesanato. A plataforma acumula 80 mil lojistas parceiros e conta com portfólio de 3,5 milhões de produtos.

Centauro

Em princípio, a Centauro é conhecida pela rede de lojas físicas focada em esportes. Mas também possui um marketplace. Seu site recebe 10 milhões de acessos por mês e tem mais de 5 milhões de seguidores nas redes sociais.

B2W

O B2W é o maior grupo de e-commerce da América Latina e, em síntese, adotou o modelo de marketplace em seus três grandes canais:

Conheça o que é e como funciona o marketplace.

Página inicial do Submarino, um dos três marketplaces do grupo B2W.

Então, agora você sabe bastante sobre marketplaces. E eventualmente vai considerar esse conhecimento em sua próxima compra online. Que até pode ser inspirada por este outro artigo do Vivo Tech: Melhor smartphone de 2018: escolha o seu dentre 6 modelos.

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email