Localizar pessoas pelo celular: veja como é simples com o passo a passo

Mesmo com mudança imposta pelo iOS 13, ainda é fácil localizar pessoas com o seu iPhone. E igualmente com o seu Android.

08/04/2020 às 9:00

Digamos que você tinha em seu iPhone a função “Amigos”. E certamente se divertia, adicionando pessoas (desde que usassem dispositivos com iOS). Entretanto, com o iOS 13, última versão do sistema operacional da Apple para seus celulares, a função foi desativada. Antes de mais nada, não se assuste, pois as funcionalidades para localizar pessoas estão todas lá. Da mesma forma, é possível também achar pessoas se o seu smartphone for Android. Em síntese, mostramos logo abaixo para você.

iPhone: localizar pessoas pelo “Buscar”

No iOS 13 dos iPhones, o que mudou foi o aplicativo, que agora se chama “Buscar”. O conceito é o mesmo, e dessa maneira continua sendo possível localizar pessoas. Porém, fique atento: somente é possível localizar pessoas que estejam conectadas à internet. Como consequência, não dá para localizar smartphones desligados ou desconectados da rede.

Outro detalhe: o localizado será o aparelho, e eventualmente a pessoa pode nem estar por perto. E não apenas isso pois a pessoa a ser localizada igualmente deve ter o aplicativo “Buscar” instalado. No entanto, a maioria dos iPhones já utiliza o iOS 13 e, desse modo, tem o aplicativo. E, então, como fazer? Siga nosso tutorial e descubra.

O ícone é um círculo verde

Em primeiro lugar, abra o aplicativo Buscar.

Localizar pessoas: imagem da tela inicial de um iPhone.
O ícone do aplicativo Buscar é um círculo verde.

Em segundo lugar, toque na aba “Pessoas” e, logo após, em “Compartilhar localização”, o que deixa sua localização disponível.

Localizar pessoas: imagem de como usar a ferramenta no iPhone.
Toque em “Compartilhar localização” para abrir a possibilidade de achar pessoas.

No próximo passo, escolha a pessoa com quem deseja compartilhar sua localização. Para continuar toque em “Enviar”.

Defina o tempo do compartilhamento

Para completar o processo, é necessário ainda definir por quanto tempo haverá o compartilhamento da localização. As opções são por uma hora, até o final do dia ou indefinidamente.

Localizar pessoas: print da imagem do passo  passo do processo em um iPhone.
Por quanto tempo você quer compartilhar? Escolha uma opção.

Localizar pessoas exige concordância do outro

Entretanto, o compartilhamento da localização somente será efetivado se a outra pessoa aceitar seu convite. Ou seja: é uma alternativa para fazer com amigos de verdade.

Porém, vai eventualmente chegar um momento em que você não quer mais compartilhar sua localização. O processo para isso é, contudo, bem simples. Basta clicar no botão “Ajustes”, e depois tocar em seu nome. Na próxima página, toque em “Buscar” e conclua o processo desativando o botão de “Compartilhar localização”.

Localizar pessoas: print da página para desativar função.
Para encerrar, desligue a opção de Compartilhar localização.

Localizar pessoas pelo Google Maps

Em princípio, todos usuários de iPhone e igualmente de smartphone com Android têm outra possibilidade para compartilhar sua localização e encontrar pessoas. Isso é possível por meio do Google Maps.

Quer saber como? Em primeiro lugar, abra o Google Maps em seu celular, de qualquer marca e sistema operacional. E, em segundo lugar, toque no “I” dentro de um círculo cinza, no lado direito da barra de pesquisas.

Localizar pessoas: imagem inicial do Google Maps.

Abra as configurações do Google Maps clicando no “I”, no alto, à direita.

Desse modo, se abrirá a página de configurações do Maps, e você deve tocar na opção “Compartilhar local”.

Definir tempo e escolher o contato

Na próxima tela, toque no botão azul “Começar”.

Localizar pessoas: print do Google Maps.
Toque no botão azul para começar o compartilhamento.

A página seguinte mostrará, portanto, as opções de duração do compartilhamento (por uma hora ou até você desativar), juntamente com os nomes de seus contatos. Enfim, é só selecionar o contato que o compartilhamento já está valendo. Simples e prático, não é mesmo?

Localizar pessoas pelo WhatsApp

Finalmente, também é possível encontrar pessoas pelo WhatsApp. Para isso, abra um chat com um amigo que você quer localizar e, depois, toque no clipe, ao lado da máquina fotográfica, na barra de textos. Em seguida, clique em “Localização em tempo real” e, posteriormente, em “Continuar”.

Localizar pessoas: imagem do WhatsApp.
No WhatsApp, primeiro você toca no clipe e, depois, no botão “Localização”.

Você irá escolher o tempo de rastreamento (15 minutos, uma ou oito horas). Então, escreva algum recado para a pessoa e clique na seta verde para iniciar o compartilhamento de localização. Importante: você e seu amigo devem estar com o GPS de seus celulares ativado. Com esse procedimento, você compartilha sua localização e, para ver a localização do amigo, ele deve fazer o mesmo. Tranquilo, concorda?

Então, agora você já sabe como localizar pessoas por celulares com iOS ou Android. E até pelo WhatsApp! De saída, que tal conhecer várias diferenças entre os modelos de iPhone? Além disso, você sabe como localizar seu celular? Leia tudo isso e muito mais aqui no Vivo Guru Blog. Até a próxima!

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
TecnologiaUtilidades
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email