Aprenda a limpar a lixeira do celular Android e iOS

Nós produzimos dados aos montes, principalmente no celular. Você sabe onde vai parar o que descartamos? Descubra agora como limpar a lixeira do celular.

26/10/2018 às 14:00

Nós produzimos dados aos montes, principalmente no celular, onde atualmente resolvemos nossa vida por completo. Mas, quando apagamos alguma informação, para onde ela vai? Bem, elas vão para algum lugar da memória do smartphone. Ou seja, não desaparecem, como muita gente imagina. Então, se você tem dúvidas em relação a isso, siga conosco. E saiba como limpar a lixeira do seu celular.

O primeiro passo é descobrir onde fica a lixeira do celular. Antes de mais nada, é preciso entender que nos modelos mais usados atualmente, como iPhone, de sistema operacional iOS, Samsung e Motorola, de padrão Android, não existe uma lixeira geral.

Ou seja, para cada aplicativo ou função, existem lixeiras específicas, onde ficam os arquivos descartados, para serem recuperados eventualmente ou eliminados de vez. Abaixo veja o passo a passo de como identificar e esvaziar as lixeiras nos sistemas iOS e Android.

Lixeira celular: como limpar?

A temida mensagem do iPhone. É hora de limpar a lixeira do celular!

Lixeira celular: iPhone

Limpar a lixeira do celular iPhone é essencial para que o iOS funcione normalmente. Além de evitar que o armazenamento do seu smartphone fique cheio. Mas como não há uma lixeira única, você precisa deletar aos poucos.

Por exemplo, no caso da caixa de e-mail, os e-mails deletados e o spam podem tomar cada vez mais espaço na lixeira do aplicativo. Para se livrar deles, toque em “Lixeira” e depois em “Editar”, no canto superior direito da tela.

Lixeira celular: veja como esvaziar.

Em seguida, clique em “Apagar todos” para deletar todos os e-mails desta pasta. Enquanto que na pasta “Lixo eletrônico” é possível apagar todos os e-mails de spam da mesma maneira.

Lixeira celular: veja como esvaziar.

No entanto, se o seu foco é apagar fotos da lixeira. Em primeiro lugar vá em “Álbum” e procure a pasta “Recém Apagados”.

Lixeira celular: veja como esvaziar.

Na sequência clique em “Selecionar” -> “Apagar todos” -> “Apagar X itens” (aqui basta selecionar os arquivos que você quer apagar). Pronto! Sua lixeira do aplicativos de foto do celular foi apagada com sucesso!

Lixeira celular: veja como esvaziar.

Já para esvaziar a lixeira do aplicativo Notas do iPhone, acesse a pasta “Recém apagados” e toque em “Apagar todos”. Toda essa “faxina” ajuda a liberar espaço e, consequentemente,  deixa o celular mais ágil. Faça o teste!

Se ficou com vontade de aprender mais sobre o iPhone, não deixe de ler nossa matéria sobre o modelo Xs.

Lixeira celular: Android

O sistema operacional do Google para dispositivos móveis não possui um local onde os arquivos apagados são armazenados. No entanto, existem alguns aplicativos que funcionam como uma lixeira nos smartphones Android.

É só baixar e instalar. Assim fica mais fácil limpar a lixeira do seu celular. Um deles é o Recycle Bin. Primeiro vá na sua Play Store e baixe o aplicativo.

Após isso, para usar, basta encontrar o item que se quer excluir no Android. Seja fotos, bloco de notas ou outros aplicativos. Em seguida, abra o “Menu contexto”. Para isso, basta segure por alguns segundos o que se quer apagar.

Quando abrir o menu, escolha a opção “Enviar”. Preste atenção, porque o nome dessa opção pode variar conforme o seu aparelho. Daí escolha “Recycle Bin”.

Já o Dumpster permite adicionar um ícone de lixeira na tela inicial do celular. Aqui também é possível esvaziar a lixeira, como no computador, e então liberar espaço na memória. Pode-se definir um período de tempo de duração dos arquivos deletados na lixeira, e assim, quando atingido aquele tempo, a lixeira será esvaziada automaticamente e liberará espaço.

Quer ficar por dentro das novas tecnologias do Android? Então, não deixe de ler o novo reconhecimento facial. 

Lixeira celular: veja como esvaziar.

Limpar a lixeira do celular pode deixar o aparelho mais ágil e seguro.

Avalie a real necessidade de ter uma lixeira no celular, pois se você usa aplicativos de armazenamento na nuvem como o Google Photos, Google Drive, DropBox, e OneDrive, pode não ser necessário ter uma lixeira, já que todos os seus arquivos serão automaticamente enviados para a nuvem e não faz sentido querer manter arquivos deletados.

De qualquer forma, é essencial de tempos em tempos limpar a lixeira do celular, até por questão de segurança, em caso de perda ou roubo. Afinal, geralmente excluímos alguns arquivos com dados importantes e eles ficam no sistema se não excluídos por completo.

E já que estamos falando sobre celulares, veja como medir sua velocidade 4G. Clique aqui e saiba mais! Continue conosco para saber mais sobre o mundo da tecnologia.

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
mobileUtilidades
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email