Libere espaço no celular: conheça o Instagram Lite e outros apps mais leves

Com o lançamento de uma versão mais leve do Instagram, outros aplicativos também reforçam suas versões “lights” para suas ferramentas. Saiba mais aqui

09/07/2018 às 9:00

Nos últimos meses, o Instagram aprimorou seus recursos, adicionando IGTV, novidades nos Stories, chamadas de vídeo por Direct e outras funções mais. Com isso, se tornou notável que o app estivesse ficando cada vez mais pesado, difícil de carregar sobretudo nos aparelhos não tão recentes.

Desse modo, era até previsível que a plataforma lançasse uma versão Lite do aplicativo, mais leve e compacta. Assim, seus usuários não precisam deixar de usar o app por falta de espaço no celular.

É claro, a luta por espaço físico nos celulares é uma questão primordial para os desenvolvedores de aplicativos. Do nosso lado, como usuários, podemos adotar algumas táticas como aprender a liberar espaço interno no sistema operacional e também usar técnicas simples para deixar o celular mais rápido. Do lado dos desenvolvedores, a saída é lançar versões “Lite” de seus apps, que pesam menos e costumam ter quase todas as funcionalidades do aplicativo padrão.

A seguir, saiba mais sobre o novíssimo Instagram Lite e outros apps bastante usados no cotidiano, em suas versões mais enxutas. Conheça essas opções e dê uma chance do seu celular respirar mais leve!

Como funciona o Instagram Lite

O app deve chegar ao Brasil em breve.

O app deve chegar ao Brasil em breve

Por enquanto, o Instagram Lite está disponível na Play Store somente para usuários no México. Os testes são ainda apenas para Android. Porém, em breve devem entregar um app que ocupa menos espaço que o padrão. Além disso, usam menos dados e abrem mais rápido.

No que diz respeito à interface, o usuário não deve sentir diferença entre a versão padrão e a Lite: elas são idênticas.

Os recursos do Lite também são os mesmos: você poderá publicar fotos no feed e editá-las com filtros. Também é possível publicar fotos nos Stories e personalizá-las com texto (não há opção de filtros ou adesivos). Além disso, dá ver os stories de seus seguidores e visualizar stories, fotos e vídeos recomendados na seção Explorar.

O Lite vai funcionar como uma versão web. Por isso, faz sentido que seu peso seja de confortáveis 573 KB, contra os 32 MB do app padrão. Enxuto, o app do Instagram Lite deve funcionar como uma página de navegador exclusiva para rodar o endereço instagram.com no celular.

Facebook Lite não pesa no seu celular

Alivie seu celular com o Facebook Lite.

Alivie seu celular com o Facebook Lite.

O Facebook é dos apps mais pesados que carregamos no smartphone. Por conta dos dados que vai salvando conforme é usado, o app costuma estar entre os primeiros da lista dos que tornam o funcionamento do celular mais lento.

A versão Lite do Facebook é bastante útil. Aliás, não deixa a desejar quando comparado ao app tradicional. Entre as principais vantagens do Facebook Lite, podemos citar:

  • Instalação rápida – Sendo o app menor e mais leve, o download é rápido e ocupa menos no seu armazenamento;
  • Carregamento rápido – Você vê com muito mais rapidez fotos e atualizações na sua timeline;
  • Econômico no uso de dados – O uso de dados móveis é inteligente e otimizado;
  • Ideal para conexões instáveis ou lentas – O Lite funciona em todas as redes, inclusive 2G e conexões fracas de internet;
  • Compatível com a maioria dos telefones Android — Novo ou antigo, provavelmente seu celular pode ter o Facebook Lite, contanto que seja Android.

Como a maioria dos apps desse porte, o Facebook Lite está disponível apenas para Android. Você pode baixar neste link.

Troque mensagens mais rápido com o Messenger Lite

Simplifique suas conversas com o Messenger Lite.

Simplifique suas conversas com o Messenger Lite.

Lançado em 2017, o Messenger Lite segue a linha do Facebook Lite. Aliás, já foi expandido para mais de 100 países, inclusive Brasil.

O app é bem básico, focando no que interessa: conversa. Não há espaço (literalmente) para bots ou joguinhos no Messenger Lite. O chat, no entanto, traz ótimo aproveitamento de suas funções. Com ele, você pode enviar texto, fotos, mensagens de voz e stickers. Ficam de fora da conversa apenas os vídeos e as chamadas de voz.

Apps de conversação são cada vez mais usados para comunicação empresarial, entre cliente e fornecedor. Sendo assim, o Messenger Lite atende bem o que se precisa, permitindo conversas em uma ferramenta leve. O aplicativo consome menos dados que o Messenger tradicional, e funciona tranquilamente até mesmo em redes 2G. Quanto à compatibilidade, só está disponível para Android por enquanto. Além disso, ele só roda em aparelhos com sistema operacional em versão 2.3 Gingerbread ou superior. Mais no link.

Tenha o básico com o Skype Lite

Não perca nada das suas conversas com o Skype Lite!

Não perca nada das suas conversas com o Skype Lite!

Outra boa alternativa para app de conversação em formato “light” é o Skype Lite. O aplicativo pesa cerca de 50 MB contra 70 MB do app original. Aliás, essa característica o torna uma excelente opção para economizar e salvar espaço no seu aparelho.

As funções mais básicas da plataforma estão todas no Lite. O app permite enviar mensagens, fazer ligações e acessar seus contatos, além de integrar com SMS e mostrar o consumo de dados no menu lateral.

Com interface otimizada para Android 4/5, o Lite garante funcionar bem até em conexões EDGE/2G.

Para encontra-lo para baixar, no entanto, é preciso usar um truque simples. O app foi lançado inicialmente apenas na Índia, porém pode ser baixado no Brasil também. Como não aparece na busca da Play Store, precisa ser acessado por este link. Importante ressaltar que o Skype Lite requer Android 4.0.3 ou superior para rodar.

Economize dados com Opera Mini

Quer um navegador super leve? Vá de Opera Mini!

Quer um navegador super leve? Vá de Opera Mini!

Embora não estejam entre os apps mais pesados de um modo geral, os navegadores também são capazes de consumir espaço e dados consideráveis com o tempo de uso.

Para contornar essa situação, uma boa alternativa é usar o navegador Opera Mini para Android. Com ele, você acessa qualquer conteúdo online sem gastar do seu plano de dados, em um navegador rápido e seguro.

Entre as vantagens em destaque, o app tem um bloqueador de anúncios nativo. Também há a função “Adicionar à página inicial”, que permite que se adicione sites à tela inicial do celular com um simples toque.

Com o Opera Mini você pode monitorar a economia nos seus dados, por um menu de configurações. Multitarefa, o app permite o uso de várias páginas simultaneamente, inclusive no modo anônimo, preservando a sua privacidade.

Os downloads são mais inteligentes com ele. Você pode baixar arquivos em segundo plano e deixar em pausa até se conectar ao Wi-Fi, podendo ser notificado quando o arquivo estiver completo.

Para ter o Opera Mini no seu aparelho, acesse o app na Play Store por esse link.

Quer deixar seu celular ainda mais rápido? Leia nosso artigo com dicas para otimizar o desempenho do seu smartphone. E continue com a gente para mais novidades!

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
InstagramRedes Sociais
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email