IPVA 2019: como consultar e pagar o imposto online

Saiba como consultar o valor online e descubra a data de pagamento do IPVA 2019.

09/01/2019 às 14:00

O vencimento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2019 começa no mês de janeiro em parte do país. Por se tratar de uma taxa estadual, as regras – datas, valores, descontos e parcelamento – mudam de acordo com cada uma das unidades da federação.

Para facilitar a sua vida, fizemos uma matéria com os links e dicas para todos os Estados e o Distrito Federal. Mas lembre-se: para fazer a consulta é preciso ter em mãos o RENAVAM e o número da placa (você acha esses dados no documento do veículo). Então, confira abaixo e não perca a data de pagamento!

Pesquise o RENAVAM e a placa para pagar o IPVA 2019.

Localize o RENAVAM e a placa no documento do veículo (Fonte: Detran-SP).

Olha o golpe no IPVA 2019!

Fique de olho para não cair no golpe do boleto falso. Os órgãos competentes não enviam boletos por e-mail e, se receber algum documento por correio, verifique se todos os dados estão corretos. Além disso, uma boa dica para checar a veracidade da guia de pagamento é saber se o seu Estado ainda envia a guia de pagamento por carta. Sendo assim, sempre desconfie de valores muito abaixo (ou acima) dos pagos em anos anteriores.

Então, para evitar ser enganado, sempre acesse o site oficial da Secretaria da Fazenda ou o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do Estado de origem do veículo, pois somente esses órgãos estão autorizados a fazer a cobrança do IPVA.

Carros por assinatura, aluguel ou compartilhado: qual escolher?

Acre

O IPVA pode ser pago em cota única ou em até três vezes. Caso opte por pagamento único, até o vencimento, há 10% de desconto. A cobrança começa a partir do dia 31 de janeiro, para veículos com placa de final 1 ou 2. Contudo, para ver as outras placas, confira o calendário completo abaixo.

É possível emitir o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) no site do Detran-AC.

IPVA 2019 para o Estado do Acre.

Calendário IPVA 2019 do Acre (Fonte: Detran-AC).

Alagoas

A cobrança do IPVA 2019 tem início em 28 de fevereiro. Inclusive, é possível dividir em até seis vezes, com parcela mínima de R$ 100. Mas se optar por pagamento único para obter o desconto de 10%, então deve fazê-lo até o dia 28 de fevereiro. Já para a emissão do boleto, é só seguir para o site da Secretaria de Estado da Fazenda.

Calendário IPVA 2019 de Alagoas.

Calendário IPVA 2019 de Alagoas.

Amapá

Até a data de publicação desta matéria, o governo não disponibilizou o calendário com as datas de vencimento do IPVA 2019, que deve acontecer em meados de janeiro. Entretanto, vale checar o site do Detran-AP.

Amazonas

A cobrança começa no dia 31 de janeiro, para veículos com placa de final 1. Inclusive, o valor pode ser parcelado em até três vezes. Contudo, se optar pelo pagamento integral, o desconto pode variar entre 10% ou 5%, dependendo da data que efetuar a quitação do imposto. Confira o calendário completo aqui. Já para acessar o boleto, visite o site da Secretaria de Estado da Fazenda.

Bahia

O desconto de 10% é aplicado para pagamento em cota única, efetuado até o dia 8 de fevereiro. Entretanto, se preferir quitar o imposto até o dia 28 de março, o Estado concede 5% de desconto. Mas se optar pelo pagamento parcelado, o primeiro vencimento também acontece no dia 28 de março (datas válidas para veículos com placa de final 1). Veja abaixo o calendário completo de vencimentos.

Aliás, para gerar o boleto de pagamento, é preciso acessar o site da Secretaria da Fazenda e clicar na opção IPVA 2019 (no canto inferior esquerdo, na seção “Pagamentos”).

IPVA 2019 para o Estado da Bahia.

Calendário IPVA 2019 da Bahia (Fonte: Sefaz/BA).

Você conhece a Fórmula E? Clique aqui e confira!

Ceará

Para receber desconto de 5% no valor do IPVA 2019, é preciso efetuar o pagamento integral até o dia 31 de janeiro. Contudo, o pagamento parcelado pode ser feito durante os cinco primeiros meses do ano. Dessa forma, o valor pode ser dividido em até cinco vezes.

Os vencimentos ocorrem sempre no dia 8 de cada mês, começando em fevereiro. Inclusive, as datas são válidas para todas as placas. Veja o calendário completo abaixo. Para a emissão do boleto, basta ir ao site da Secretaria da Fazenda do Estado.

IPVA 2019 para o Estado do Ceará.

Calendário IPVA 2019 do Ceará (Fonte: Diário Oficial do Estado)

Distrito Federal

Os vencimentos do IPVA 2019 começam a partir de 18 de fevereiro, para veículos com placas de finais 1 e 2 – confira o calendário completo abaixo. Portanto, a quitação do imposto pode ser feita em parcela única (com 5% de desconto) ou em até 4 vezes (mínimo de R$ 50 por parcela). Para emitir o boleto de pagamento, é só clicar aqui e seguir as instruções no site da Secretaria de Estado de Fazenda do DF.

IPVA 2019 para o Distrito Federal.

Calendário IPVA 2019 do Distrito Federal (Fonte: Secretaria de Fazenda do DF).

Espírito Santo

O imposto pode ser pago em até quatro vezes ou por cota única, que garante desconto de 5%. A data limite para pagamento da cota única ou primeira parcela, para veículos com placa de final 1, é no dia 8 de abril. O boleto para pagamento deve ser gerado no site do Detran-ES.

Calendário IPVA 2019 do Espirito Santos.

Calendário IPVA 2019 do Espirito Santos.

O que esperar dos carros autônomos? 

Goiás

Dia 31 de janeiro é o prazo limite para quem deseja parcelar em até três vezes o pagamento do IPVA 2019 (para veículos com placa de final 1). Entretanto, caso opte por efetuar o pagamento em cota única, o prazo é dia 27 de março. Para a emissão do boleto, é preciso acessar o site do Detran e clicar na opção “Veículos”, no lado esquerdo da tela.

Calendário IPVA 2019 de Goiás.

Calendário IPVA 2019 de Goiás.

Maranhão

Para garantir o desconto de 10%, é preciso fazer o pagamento da cota única até o dia 28 de fevereiro. Contudo, o parcelamento pode ser feito em até três vezes e o primeiro pagamento deve ser feito até o dia 8 de fevereiro (para os veículos com placas de finais 1 e 2). Então confira o calendário completo na tabela abaixo.

Além disso, pode-se consultar o valor do imposto acessando o site da Secretaria da Fazenda.

IPVA 2019 para o Estado do Maranhão.

Calendário IPVA 2019 do Maranhão (Fonte: Detran-MA).

Mato Grosso

O Estado garante 3% ou 5% de desconto para quem deseja pagar o IPVA 2019 em cota única. Sendo assim, os prazos iniciam a partir do dia 10 de janeiro, para veículos com placas de final 1. Portanto, para emitir a guia de pagamento do imposto, basta ir até o site da Secretaria de Estado de Fazenda.

Calendário IPVA 2019 de Mato Grosso.

Calendário IPVA 2019 de Mato Grosso.

Mato Grosso do Sul

Para garantir o desconto de 15% no IPVA 2019, é preciso fazer o pagamento da cota única até o dia 31 de janeiro (válido para todas as placas).

Além disso, é possível pagar o imposto em até cinco parcelas. Os vencimentos para todas as placas são em 31 de janeiro, 28 de fevereiro, 29 de março, 30 de abril e 31 de maio. Para emitir o boleto, acesse o site do governo do Estado.

Minas Gerais

O prazo de vencimento da cota única (com desconto de 3%) ou a primeira parcela acontece em 14 de janeiro, para placas com finais 1 ou 2. Caso escolha dividir o pagamento, é possível fazê-lo em até três vezes. Para a emissão do boleto do IPVA 2019, é só acessar o site da Secretaria de Fazenda de Estado.

Calendário de IPVA 2019 de Minas Gerais.

Calendário de IPVA 2019 de Minas Gerais.

Pará

O IPVA 2019 pode ser pago em cota única ou em até três vezes. Caso opte por pagamento único, até o vencimento, há desconto. Assim, a cobrança começa a partir do dia 4 de janeiro, para veículos com placa de final 1. Confira o calendário completo de vencimentos abaixo.

É possível emitir o boleto para pagamento no site da Secretaria de Estado da Fazenda.

IPVA 2019 para o Estado do Pará.

Calendário IPVA 2019 do Pará (Fonte: Secretaria de Estado da Fazenda/PA).

Paraíba

O prazo para o pagamento da primeira parcela ou para cota única (com desconto de 10%) é no dia 31 de janeiro, para veículos com placa de final 1. Inclusive, para pagamento parcelado, é possível fazê-lo em até três vezes. Para emitir o boleto do IPVA, é preciso acessar o site da Secretaria de Estado da Receita.

Calendário IPVA 2019 da Paraíba.

Calendário IPVA 2019 da Paraíba.

Paraná

A opção para pagamento de cota única, com desconto de 3%, pode ser feita até o dia 24 de janeiro – para veículos com finais de placa 1 e 2. Aliás, a data limite é a mesma para quem pretende parcelar (em até três vezes) o pagamento do imposto. Portanto, para conferir o calendário completo de prazos e emitir o boleto de pagamento, é preciso acessar o site da Secretaria da Fazenda. As duas opções encontram-se na mesma página.

Pernambuco

Para obter o desconto de 7%, é necessário efetuar o pagamento da cota única até o dia 8 de fevereiro (veículos com placas de final 1 ou 2). Entretanto, se preferir dividir o pagamento em até três vezes, a data de vencimento da primeira parcela permanece a mesma.

Calendário IPVA 2019 de Pernambuco.

Calendário IPVA 2019 de Pernambuco.

O boleto para pagamento do IPVA 2019 será enviado por correio pelo Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (DETRAN-PE), em meados de janeiro. Para mais informações, acesse o site do DETRAN-PE.

Piauí

Para veículos com placa de final 1, o IPVA 2019 pode ser pago em cota única – com desconto de 15% – até o dia 31 de janeiro. Entretanto, se a intenção é parcelar o tributo, poderá fazê-lo em até três vezes, com vencimento da primeira parcela na mesma data. Veja o calendário completo na tabela abaixo.

A emissão do boleto pode ser feita no site da Secretaria da Fazenda do Estado.

IPVA 2019 para o Estado do Piauí.

Calendário IPVA 2019 do Piauí (Fonte: Secretaria de Fazenda do Estado).

Rio de Janeiro

O IPVA 2019 pode ser pago em até três vezes ou por cota única, que garante desconto de 3%. Assim, dia 21 de janeiro é data limite para pagamento da cota única ou primeira parcela, para veículos com placa de final 0.

Calendário IPVA 2019 do Rio de Janeiro.

Calendário IPVA 2019 do Rio de Janeiro.

Portanto, para a emissão do boleto, é necessário acessar o site da Sefaz-RJ e clicar na opção “Emissão de guia de pagamento IPVA – GRD”.

Rio Grande do Norte

O prazo para pagamento da cota única (com desconto de 5%) ou da primeira parcela (do total de até cinco vezes) é no dia 12 de março, para carros com placa de final 1. Aliás, a emissão de boleto para o pagamento do IPVA 2019 é feita no site do Detran.

Calendário IPVA 2019 do Rio Grande do Norte.

Calendário IPVA 2019 do Rio Grande do Norte.

Rio Grande do Sul

O Estado concede descontos que variam de 3% a 1%, no caso de quitação total do IPVA 2019. Mas, se preferir, é possível parcelar o pagamento em até três vezes. Inclusive, os prazos para pagamento começam a partir de 31 de janeiro.

Calendário IPVA 2019 do Rio Grande do Sul.

Calendário IPVA 2019 do Rio Grande do Sul.

O pagamento do imposto pode ser feito nos bancos Banrisul, Bradesco, Sicredi, Santander ou nas lotéricas da Caixa Econômica Federal. Contudo, o Banco do Brasil só efetua o serviço para correntistas, mediante débito em conta. Dessa forma, seja qual for a opção, para efetuar o pagamento, basta indicar a placa e o RENAVAM do veículo.

Rondônia

Para obter desconto de 10%, é preciso fazer o pagamento da cota única até o dia 31 de janeiro. Mas, se o pagamento da parcela única for feito até o dia 28 de fevereiro, há 5% de desconto. Além disso, se desejar parcelar o imposto, é possível fazê-lo em até três vezes, com o primeiro vencimento em 31 de janeiro. As datas são válidas para veículos com placas de finais 1, 2 e 3. Confira abaixo a tabela completa de vencimentos.

Já para a impressão do boleto do IPVA 2019, visite o site da Secretaria de Estado de Finanças.

IPVA 2019 para o Estado de Rondônia.

Calendário IPVA 2019 de Rondônia (Fonte: Secretaria de Estado de Finanças).

Roraima

O Estado não concede desconto no imposto, porém é possível parcelar o IPVA 2019 em até três vezes. Dessa forma, o prazo de pagamento da primeira parcela é dia 31 de janeiro, para veículos com placa de final 1. Veja abaixo a tabela completa dos vencimentos.

Dessa forma, para consultar o valor e imprimir o boleto de pagamento, é preciso visitar o site do Detran-RR. Na página inicial há um atalho, é só inserir a placa e RENAVAM do veículo nos campos abaixo da opção “Situação do veículo”.

 IPVA 2019 para o Estado de Roraima.

Calendário IPVA 2019 de Roraima (Fonte: Diário Oficial do Estado de Roraima).

Santa Catarina

Caso pretenda parcelar o imposto (em até três vezes), é preciso efetuar o pagamento da primeira parcela até o dia 10 de janeiro. Mas, se a ideia é fazer a quitação da taxa em cota única, o limite fica para o último dia de janeiro.

As datas acima são válidas para veículos com placa de final 1. Inclusive, confira a tabela completa de vencimentos do IPVA 2019 abaixo:

Calendário IPVA 2019 de Santa Catarina.

Calendário IPVA 2019 de Santa Catarina.

Contudo, o Estado não concede descontos e o boleto pode ser emitido no site do Detran-SC.

São Paulo

O IPVA 2019 pode ser pago em cota única ou em até três vezes. Assim, caso escolha o pagamento de cota única, até o vencimento, há desconto de 3%. Os prazos têm início a partir do dia 9 de janeiro, para veículos com placa de final 1.

Calendário IPVA 2019 de São Paulo.

Calendário IPVA 2019 de São Paulo.

Para consultar os valores e fazer a emissão da guia de pagamento, clique aqui.

Sergipe

O Estado concede desconto de 10% para pagamentos de cota única efetuados até o dia 28 de fevereiro, válido para todas as placas. Contudo, não há opção de parcelamento. Assim, os vencimentos para cota única sem desconto têm início em 29 de março, para veículos com placa de final 1. Veja abaixo o calendário completo dos prazos do IPVA 2019.

Para checar valores e emitir o boleto, então confira o site do Detran-SE.

IPVA 2019 para o Estado de Sergipe.

Calendário IPVA 2019 de Sergipe (Fonte: Detran-SE).

Tocantins

Quitando em cota única até o dia 15 de janeiro, o Estado garante o desconto de 10%. Além disso, caso prefira parcelar o IPVA 2019 em até 10 vezes, o prazo para o pagamento da primeira parcela permanece no dia 15.

Entretanto, se deseja fazer o pagamento em cota única – sem desconto – poderá realizar até o dia 15 de outubro. As datas são válidas para todas as placas. Então é só conferir na tabela abaixo o calendário completo.

Para emitir o boleto de pagamento, basta consultar o site da Secretaria da Fazenda do Estado.

IPVA 2019 para o Estado de Tocantins.

Calendário IPVA 2019 de Tocantins (Fonte: Diário Oficial do Estado de Tocantins).

Portanto, como vimos, basta ter em mãos a placa e o RENAVAM do veículo para consultar e efetuar o pagamento do IPVA 2019. Dessa forma, é só checar a tabela e escolher de qual maneira quer pagar o imposto. E o melhor, tudo pode ser feito online!

Gostou da matéria? Então descubra como deixar o papel de lado e fazer todos os pagamentos por faturas digitais, tudo online e sem complicação. Basta clicar aqui. Até a próxima!

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email