iOS 12: saiba tudo sobre a atualização que deixará iPhone mais rápido

Em sua conferência anual de desenvolvedores, a Apple apresentou a mais recente versão do seu sistema operacional para iPhones e iPads: o iOS 12.

20/06/2018 às 14:00

Em sua conferência anual de desenvolvedores, a Apple apresentou a mais recente versão do seu sistema operacional para iPhones e iPads: o iOS 12. De acordo com a empresa, a atualização consegue realizar tarefas simples do dia a dia. Entre elas, abrir aplicativos, até duas vezes mais rápido que o iOS 11, seu antecessor. Assim, todos os dispositivos lançados a partir de 2013 funcionarão melhor. Confira as novidades do novo sistema!

Desempenho do iOS 12

A boa notícia que é a nova versão do iOS, cheia de melhorias e recursos novos, vai rodar em todos os iPhones e iPads que suportam o iOS 11. Como um dos principais objetivos da atualização é melhorar a performance do iPhone, quem tem celulares antigos não precisa se preocupar em deixá-lo mais lento com o iOS 12. O iPhone 6, por exemplo, pode ter ganho de velocidade de cerca de 40% na abertura de aplicativos com a novidade.

Notificações

iOS 12: saiba tudo sobre a atualização que deixará iPhone mais rápido.

As notificações poderão ser agrupadas por aplicativo, tópico e conversas, por exemplo.

Após anos de críticas sobre o gerenciamento de notificações no iOS, a Apple, finalmente, decidiu atender a um pedido antigo dos usuários. Dessa forma, com o iOS 12, vai agrupar as notificações de um mesmo app em grupos. Assim, é possível se livrar de todas de uma só vez. Além disso, também é um jeito de aumentar sua privacidade. O motivo? Nem todas as mensagens recebidas pelo WhatsApp serão mostradas, por exemplo.

Memoji

iOS 12: saiba tudo sobre a atualização que deixará iPhone mais rápido.

Com as diversas opções para cor de pele, estilo de cabelo e até acessórios, os usuários poderão customizar os seus Memojis.

Os Animoji, lançados no ano passado com o iPhone X, agora estão mais completos com o Memoji (que não veio para substituir o primeiro, mas sim para somar). Dessa forma, representam até mesmo as piscadas e os movimentos com a língua e do usuário. A ideia da empresa é tornar as representações faciais ainda mais realistas.

Outra novidade é que será possível criar as figuras divertidas a partir da própria imagem captada pela câmera. O recurso é parecido com o AR Emoji do Galaxy S9 e S9+, da Samsung.

Facetime

iOS 12: saiba tudo sobre a atualização que deixará iPhone mais rápido.

Até 32 pessoas poderão estar simultaneamente na conversa.

Após ser integrado ao iMessage, que é o aplicativo de mensagens da Apple, o Facetime poderá fazer ligações de vídeos em grupo. Será possível que até 32 pessoas participam de uma videochamada ao mesmo tempo.

O fluxo da conversação muda de acordo com a dinâmica do grupo que está participando. Ou seja, quem estiver falando tem a maior imagem na tela. Os efeitos animados em tempo real dos Memojis podem ser usados durante a conversa caso sejam ativados pelo usuário.

As videochamadas são gratuitas, mas só podem acontecer entre aparelhos da Apple. Além disso, os usuários poderão entrar ou sair do grupo conforme desejarem.

Siri

iOS 12: saiba tudo sobre a atualização que deixará iPhone mais rápido.

Com o iOS 12, a assistente digital da Apple poderá interagir com aplicativos de terceiros através de “atalhos”. Por exemplo, é possível programar a Siri para abrir um aplicativo de viagens específico sempre que disser “Planos de viagem”. Aliás, dá até mesmo ajustar a temperatura da sua residência quando você fala que está a caminho de casa.

Essa opção estará disponível em qualquer aplicativo para iOS e terá de ser habilitada pelo próprio usuário.

Realidade aumentada

iOS 12: saiba tudo sobre a atualização que deixará iPhone mais rápido.

Dois jogadores, cada um com seu tablet ou celular, podem construir, inserir personagens ou espionar a parte interior dos prédios digitais.

Junto com a Pixar, empresa que Steve Jobs criou antes de voltar para a Apple, foi lançado o USDZ (Universal Scene Description). Trata-se de um novo formato de arquivo que é específico para realidade aumentada e inaugurado no iOS 12.

A novidade, que no início será aceita por plataformas de empresas como Adobe e Autodesk, poderá ser incluída em páginas na web e até combinadas com objetos reais. Por exemplo, as imagens criadas em USDZ poderão ser retiradas de um site e vistas como ficariam no mundo real.

Durante a apresentação, a Apple exibiu um exemplo do Lego, que usa a tecnologia da empresa para criar cidades virtuais sobre uma superfície física. Dessa forma, dois jogadores, cada um com seu tablet ou celular, podem construir, inserir personagens ou espionar a parte interior dos prédios digitais.

App de medidas

O novo aplicativo, chamado de Measure, é um dos bons exemplos de realidade aumentada prometidos pela Apple. Como uma fita métrica, o app poderá ser usado para medir objetos com a câmera quando o usuário apontá-la do iPhone. Tendo como plataforma tecnológica o ARKit 2, o aplicativo consegue calcular altura, largura e profundidade do objeto.

Saúde dos usuários

O iOS 12 terá uma seção chamada “Digital Health” (“Saúde Digital”, em tradução livre). Ela será responsável por mostrar ao usuário quanto tempo ele gasta com cada aplicativo do celular. Também pensando em ajudar a combater o vício nos aparelhos,o Screen Time defiinirá limites de uso para os apps. Dessa forma, o próprio sistema enviará notificações para avisar o usuário de que ele já ultrapassou o tempo limite estipulado para o Facebook, por exemplo.

iOS 12: saiba tudo sobre a atualização que deixará iPhone mais rápido.

Será possível bloquear notificações, gerenciar o seu uso de aplicativos e até limitar quanto tempo o usuário passa em apps.

E aí, ansioso para usar todas as novidades do iOS 12? Enquanto a novidade ainda não está liberada para todos os usuários, fique por dentro de tudo que foi apresentado na WWDC18.

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
AppleTudo Sobre iOS
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email