iOS 11.3: descubra como ter um iPhone com melhor desempenho ou bateria mais duradoura

Após atualização, a versão do software da Apple permite que você use o celular conforme suas preferências. Entenda!

Se você tem um iPhone, vale conhecer as especificidades da nova versão do software da Apple. A última atualização apresenta dois aspectos importantes, principalmente, para iPhone 7 ou modelos mais antigos. A primeira característica do iOS 11.3 mostra a saúde da bateria, ou qual a capacidade original de armazenamento. Tem ainda a ferramenta “gerenciamento de desempenho”, que maximiza o tempo de funcionamento com uma carga única, desacelerando seu processador.

A Apple limitou o desempenho do processador dos iPhones mais antigos para prolongar a vida útil das baterias de lítio envelhecidas. De acordo com declaração oficial, os processadores exigem um mínimo de bateria para conseguirem funcionar. Quando esse mínimo não é atingido, o telefone reinicia. Se isso acontecer, a atualização iOS 11.3 oferece então a “definição de gerenciamento do desempenho”.

Os iPhones acima da versão 5S são elegíveis para a atualização iOS 11.3. Entretanto,  somente os iPhone 6, iPhone 6 Plus, iPhone 6s, iPhone 6s Plus, iPhone SE, iPhone 7 e iPhone 7 Plus podem ter o “gerenciamento de desempenho”.

Então se você tem um desses modelos de iPhone ficará animado com iOS 11.3. Essa atualização permite que aparelhos com baterias envelhecidas tenham mais vida útil de bateria ou velocidade máxima de desempenho.

Foto da tela de um iPhone atualizando para a versão 11.3 do software da Apple
Imagem: Shutterstock

Quer melhor desempenho? Tenha um bom powerbank a mão!

Provavelmente, você quer que seu iPhone funcione como no dia em que o comprou, até mesmo dois ou três anos depois. Mas agora que você escolheu manter o desempenho apesar da redução da vida útil da bateria, precisa considerar alguns pontos.

  1. O telefone poderá reiniciar ocasionalmente. A escolha que você fez de manter a velocidade do processador pode ocasionalmente refletir no desempenho da bateria, que não consegue acompanhar as exigências de energia do seu iPhone. Mesmo em plena carga, o envelhecimento da bateria é capaz de provocar uma reinicialização ocasional. Isso acontecerá mais provavelmente quando você executar várias tarefas em diferentes aplicativos, ou quando estiver tentando alcançar a pontuação máxima em um jogo.
  2. Vale investir em um carregador portátil. Mesmo que você não faça longas viagens com frequência, ter uma fonte de alimentação externa pode salvar seu celular. Um bom powerbank – ou carregador portátil – com capacidade acima de 20,000 mAh pode fornecer de cinco a dez cargas completas para o seu iPhone.
  3. Você pode ser elegível para uma nova bateria gratuita ou com desconto da Apple. Desde janeiro, a Apple permitiu que usuários de iPhone recebam uma nova bateria por um preço reduzido. Na maioria dos países, essa baixa do valor é significativa – de 79 para 29 euros. Além disso, se o seu telefone não tem mais de dois anos, mas a saúde da bateria está abaixo do ideal, uma nova sai de graça pela garantia.

Prefere uma bateria mais duradoura? Prepare-se para redução de velocidade

Se você prefere a vida útil da bateria e não liga para o rápido desempenho, tampouco quer investir em powerbank ou substituir a bateria, então provavelmente terá que lidar com uma velocidade reduzida. O nível dessa alteração depende do gerenciamento de desempenho necessário.

Aplicativos que funcionam sem problemas quando o celular ainda é novo, acabam mais lentos e travam com o passar do tempo. Isso afeta sobretudo os aplicativos com maiores elementos gráficos, como os jogos, mas não se limita ao entretenimento. Se você usa seu iPhone para abrir grandes planilhas ou executar várias tarefas, então também enfrentará problemas de lentidão no seu fluxo de trabalho.

Alterar sua escolha entre melhor desempenho e bateria duradoura também é uma opção

Durante o teste beta da atualização do iOS 11.3, a opção de habilitar e desabilitar a “capacidade de desempenho” permite que você alterne entre as opções conforme preferir. Isso significa que você pode passar o dia com um processador reduzido para preservar a bateria, mas tem a opção de acionar a capacidade total do processador para usar um aplicativo mais pesado.

Veja se a atualização iOS 11.3 foi feita com sucesso no seu iPhone

Os iPhones já receberam as mensagens para atualização do software, e provavelmente você instalou a versão iOS 11.3 com sucesso. A Apple envia uma notificação que chega aos aparelhos de forma automática. Depois de recebê-la, você clica e segue um passo a passo bastante simples. Feito isso, o dispositivo está pronto para funcionar conforme a atualização de software. Não lembra de ter feito?

Então acesse as “Ajustes” >  “Geral” > “Atualização de Software” e autorize a atualização do iOS 11.3 > “Transferir e Instalar”. Pelo mesmo caminho, você ainda consegue conferir se a versão do software foi efetivada com sucesso.

Print da tela de configuração do iPhone, ilustrando texto sobre as características da atualização iOS 11.3 Print da tela de configuração do iPhone, ilustrando texto sobre as características da atualização iOS 11.3 Print da tela de configuração do iPhone, ilustrando texto sobre as características da atualização iOS 11.3

Agora, confira como está a saúde da bateria

Após autorizar a atualização, abra o menu “Ajustes” > “Bateria” > “Saúde da Bateria”. Neste campo, a leitura da capacidade máxima indica uma estimativa da vida útil da bateria. Se o iPhone for novo, provavelmente aparecerá 100% da capacidade, ou um número muito próximo a essa porcentagem. Em contrapartida, a capacidade com valores menores significa que a bateria irá terminar antes do tempo que costumava durar.

Print de tela do Nível da Bateria após a atualização iOS 11.3

Com a atualização iOS 11.3, você ainda consegue verificar a capacidade de desempenho máximo.

Print de tela da Saúde da bateria da atualização iOS 11.3

De fato, estar com a atualização iOS sempre em dia é um boa dica para dispensar tantas recargas, mas, além disso, você pode seguir outros truques. Quer saber como aumentar a vida útil da sua bateria? Então continue navegando aqui no Vivo Tech para ler mais sobre o assunto! 


Fonte: Fórum Vivo