Internet via rádio, cabo ou fibra ótica? Escolha a partir do seu comportamento na web

Criamos uma lista com as conexões contemporâneas mais comuns e organizamos elas a partir de certos comportamentos na Web. Identifique qual é o seu antes de contratar um serviço de internet

16/05/2018 às 9:00

O preço costuma ser decisivo neste tipo de discussão. E deve seguir assim, caso sua realidade financeira seja limitada. Mas se você pode se dar ao luxo de escolher entre internet via rádio, cabo ou fibra ótica com base em outros parâmetros, pare e analise o seu comportamento na web.

Isso não significa relembrar todos os comentários que você já fez enquanto navegava, mas sim o que costuma fazer durante esse momento. Ou seja, se você mora sozinho e passa horas perambulando pelo Facebook, a Internet via rádio não vai decepcioná-lo. Ela costuma ser barata e acessível.

Agora, se você é uma pessoa que gosta de acompanhar seriados, escutar o último álbum da Adele no Spotify, ou seu passatempo favorito é assistir às “reactions” do Youtube, bom, aí internet via rede cabeada é definitivamente o melhor serviço para você.

Percebe como não é o preço, mas, sim, a forma que você utiliza a internet? Por conta disso, resolvemos criar uma lista com as conexões mais comuns de internet, e organizá-la de uma forma que você identifique o seu comportamento e, então, compreenda qual é a melhor conexão para você.

Desejamos uma boa autoanálise:

Internet via rádio para quem acessa Redes Sociais

A conexão via rádio é uma das únicas que encontra-se disponível em quase todas as regiões do Brasil. É considerada a conexão mais democrática, a partir de uma percepção geográfica. Além disso, ela possui boas taxas de preço e velocidade, e o custo de manutenção também não é caro.

Portanto, se você possui um comportamento limitado na internet, sua conexão serve apenas para troca de mensagens em aplicativos como WhatsApp, e para acessar redes sociais digitais, considere esta opção. As velocidades mais comuns ficam entre 1 MB e 10 MB.

Mas saiba que a qualidade da internet via rádio nunca será melhor do que a internet cabeada ou Fibra Óptica. Pelo simples fato de que neste tipo de serviço há inúmeras influências externas. Inclusive, é por esse motivo que o preço é mais “em conta”.

Além disso, é importante saber que se você utiliza telefone fixo, a internet via rádio não vale a pena. À vista disso, se você mora em uma região do Brasil que permite outras formas de conexão, continue lendo este texto.

Internet a cabo para os aficionados por Netflix e Spotify

Esta é a conexão mais tradicional do mercado. Também conhecida como internet cabeada, ela antecede a Fibra Óptica e é considerada o avanço da internet via rádio. Dependendo da velocidade contratada, também é a conexão perfeita para quem possui um comportamento mediano na Web.

Ou seja, a internet a cabo é a melhor opção para pessoas que gostam de assistir seriados e escutar música por meio de serviços streaming, e ocupam parte do seu dia navegando pelas redes sociais digitais, como Facebook, Twitter, Instagram etc.

No entanto, é importante que, nesta opção, você considere a quantidade de aparelhos que estarão conectados na internet. Afinal, esta informação é imprescindível na hora de escolher a quantidade de MEGA ideal para você. Um casal, por exemplo, que divide o acesso à internet em quatro dispositivos (dois notebooks e dois smartphones) precisa de, no mínimo, 25 MEGA.

Fibra Ótica, ideal para heavy users

Atualmente, a forma mais rápida de transmitir dados a longa distância é a fibra ótica. Além de oferecer agilidade ao usuário, essa tecnologia dá estabilidade de sinal e você não precisa se preocupar com interferências eletromagnéticas ou quedas de transmissão.

Por ser uma conexão muito eficiente, é indicada para heavy users (usuários ativos). Isto é, pessoas que jogam online, trabalham com upload de arquivos e/ou realizam downloads de séries e filmes. Se você não se encaixa em nenhuma dessas definições, opte pela internet tradicional: a cabo ou internet via rádio.

No entanto, se você faz tudo o que foi mencionado no parágrafo anterior, bom, aí estamos falando com um heavy user. E como um usuário ativo, você precisa de uma conexão com alto desempenho e estável. Para tanto, conheça as ofertas do Vivo Fibra, a Fibra Óptica da Vivo.

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email