Internet de fibra ótica vale a pena? Saiba tudo sobre essa tecnologia!

Será que os cabos de fibra óptica são mesmo mais rápidos do que o cabeamento de cobre? Listamos as principais dúvidas sobre o assunto

18/05/2018 às 9:17

Com sua promessa de conexões de alta velocidade, a internet de fibra ótica se popularizou muito nos últimos tempos no Brasil. Por conta de seu cabo composto por um núcleo que é revestido com um material isolante de ondas eletromagnéticas, essa tecnologia não sofre interferências de outras redes e, assim, garante alta performance nas conexões.

Mas junto com a expectativa e o crescimento da busca por uma internet de alta velocidade, muitos mitos e questionamentos sobre essa conexão também se tornaram comuns:  será que a fibra ótica é segura? Esse tipo de cabeamento é realmente mais rápido do que o de cobre? Pensando nisso, fizemos uma lista para tirar todas as suas dúvidas sobre esse tipo de conexão.

Consumo de internet via fibra ótica cresce no Brasil

Como funciona?

Certamente, a maior vantagem da fibra ótica é ser imune a interferências e, assim, fornecer uma internet rápida e sem falhas de sinal para o usuário. Para garantir mais velocidade, essa tecnologia não envia dados da mesma maneira que os cabos convencionais e, com o auxílio de conversores integrados aos transmissores, transforma o sinal em luz.

Os dois modelos de fibras óticas existentes atualmente são o monomodo, utilizado para comunicações de longo alcance. Esse tipo só pode atender um sinal por vez, ou seja, uma única fonte de luz. O segundo é o multimodo, recomendado para transmissões de curtas distâncias. A tipologia garante a emissão de vários sinais ao mesmo tempo, e por ser mais em conta, costuma ser utilizado em redes domésticas.

 

Internet fibra ótica x internet convencional

Enquanto as redes UTP, que são tradicionais e mais populares, conseguem atingir velocidades máximas de até 100 Mbps, as conexões de fibra ótica podem atingir velocidades de até 50 Gbps, ou seja, conseguem entregar mais velocidade na sua casa, empresa ou condomínio. Esse aumento é extremamente importante, principalmente, para quem gosta de jogar games online ou baixar muitos arquivos pela internet.

E como velocidade de internet é sinônimo de largura de banda, é muito fácil verificar e melhorar a velocidade e a qualidade de seus dispositivos. Confira aqui como melhorar o sinal do Wi-Fi e a qualidade de sua internet.

 

Facilidade na instalação

Por conta da popularização da fibra ótica, sua instalação se tornou mais simples, já que, hoje em dia, os técnicos já estão mais à vontade com esse tipo de tecnologia. Além disso, os cabos de fibra óptica são melhores para manipular e transportar, pois são menores e mais leves do que os feitos com material de cobre.

Fibra ótica aparece como boa opção para quem busca velocidade a preços melhores

Alta resistência

Diferentemente do que muitos pensam, os fios de fibra óptica não são mais frágeis por terem vidro em sua composição. Aliás, sabia que essa tecnologia é mais durável e menos vulnerável a danos? Por ser feito com sílica ultrapura, um material extremante forte, o vidro da fibra ótica é capaz de aguentar altas temperaturas e pressões enormes. Com resistência à tração de mais de 42 toneladas por centímetro quadrado, esse tipo de fio é muito mais forte do que os comuns.

Entretanto, são necessários alguns cuidados na hora da instalação e os técnicos precisam ser cuidadosos ao cortar um fio para não danificar o núcleo feito de vidro. Além disso, é preciso ter atenção para que sujeiras não interfiram na transmissão dos feixes de luz, já que isso pode prejudicar a estabilidade da conexão.

 

Segurança e eficiência da fibra ótica

Por usarem luz e não eletricidade, os cabos de fibra ótica são uma alternativa muito mais indicada do que os de cobre, afinal, não superaquecem e também não são afetados pela chuva, vento ou outros fatores ambientais. Assim, há menos risco de incêndio e interferências.

Deste modo, o sinal consegue viajar com menos degradação dos fios e apresenta como resultado uma conexão mais estável.

Até mesmo em termos de privacidade a fibra é mais segura, uma vez que é mais barato e fácil interceptar um cabeamento elétrico do que um de fibra ótica. Como a luz não tem como sair da fiação, é mais difícil que outras pessoas consigam acesso aos dados transmitidos, diferentemente do que acontece com os fios de cobre, que podem vazar sinais eletromagnéticos. Mas, mesmo assim, é preciso ter cuidado: quando alguém consegue contato físico com os cabos é possível hackear informações transmitidas pela fibra.

 

Economia e meio ambiente

Você sabia que é possível economizar com o uso da fibra ótica? Isso acontece porque a quantidade de energia elétrica necessária para enviar um feixe de luz por quilômetros de cabos é, normalmente, dezenas de vezes menor do que para mandar um sinal elétrico.

Muitas pessoas acreditam que os cabos de fibra ótica são mais caros, mas isso é um mito. Quando a tecnologia começou a se popularizar, os fios óticos eram, de fato, mais caros que os cabos de cobre comuns, porém, com o aumento da demanda os custos caíram e como a durabilidade do material é maior, consequentemente, não há tanta necessidade de manutenção. Assim, os gastos a longo prazo compensam.

Internet de fibra ótica costuma ser mais em conta devido ao material utilizado

Você está decidido a ter uma internet que une rapidez e estabilidade de sinal? Então, não perca tempo e contrate a Vivo Fibra, a única banda larga com Smart Wi-Fi!

 

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
internetVivo
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email