Internet banda larga 10G: veja como funciona

Testes que oferecem Internet de banda larga 10G acontecem nos EUA. Saiba o que muda e qual é a tecnologia envolvida para permitir tal velocidade de conexão!

20/05/2019 às 9:00

Durante a Consumer Electronics Show 2019 (CES), maior conferência de tecnologia do mundo, algumas empresas movimentaram o mercado com suas soluções inovadoras. Contudo, o que chamou mesmo a atenção do público foi uma iniciativa conjunta entre provedores de internet banda larga dos Estados Unidos e empresas gigantes do setor, como as multinacionais Intel e Arris.

O grupo mostrou que é possível estabelecer conexões de até 10 Gbps (abreviação de Gigabytes por segundo). Ou seja, está cada vez mais próxima a possibilidade de o público ter 10G disponíveis para navegar em casa ou em estabelecimentos comerciais.

Internet banda larga está cada vez mais veloz para atender às demandas atuais.

Internet 10G começa a ser testada nos EUA: mais rapidez para as conexões domésticas.

A tecnologia apresentada na ocasião funciona a partir de cabos HFC (Hybrid Fiber Coaxial), que combina duas tecnologias bastante conhecidas por aqui: fibra óptica, composta por filamentos flexíveis e transparentes, e cabos coaxiais, responsáveis por converter os sinais ópticos em dados elétricos.

Em seguida, esses mesmos cabos conduzem a internet até a casa dos clientes. Dessa forma, possibilitam a navegação nas moradias e nos estabelecimentos comerciais — tudo isso com estabilidade e rapidez recorde! Ainda não sabe como funciona a tecnologia e quando ela estará acessível? Te mostramos a seguir.

Como funciona a tecnologia HFC

A tecnologia HFC tem estrutura composta por quatro partes diferentes, todas interligadas para permitir o funcionamento da internet. A primeira é a cabeceira, que permite o controle geral de todo o sistema. Em seguida, há a rede tronco, formada por anéis de fibra óptica que unem nós primários e secundários. Estes últimos são os responsáveis por transformar os sinais em dados elétricos (é a chamada rede de distribuição).

Internet banda larga possui nova tecnologia de fios.

Tecnologia HFC é um híbrido de cabos coaxiais e fibra óptica.

Por fim, os cabos coaxiais levam tais dados às casas de todos os clientes, terminação batizada de “rede de usuários”. A vantagem do uso desse material é que os cabos HFC evitam a perda de sinal ao longo de todo o percurso. Assim, a internet chega com mais qualidade e potência às casas das pessoas. E o melhor: com estabilidade garantida, sem interferências.

Internet banda larga 10G: realidade?

Se hoje a internet de fibra óptica já é um ótimo serviço quando o assunto é conexão, o grupo norte-americano mostrou na CES 2019 que é possível evoluir ainda mais. E essa tecnologia apresentada recentemente está mais perto da realidade do que se pode imaginar.

Inclusive, a Intel anunciou durante o evento que dará início aos testes junto aos usuários já em 2020. Aliás, ainda de acordo com a companhia, o sistema usado garante uma boa redução de custos em relação aos provedores. Ou seja, provavelmente será um serviço mais em conta e com uma qualidade muito superior.

Pelas previsões das empresas envolvidas, haverá, no total, 10G para download e a mesma quantidade para upload. E o melhor: durante a conferência, o grupo disse que os testes de laboratório feitos até agora apresentaram bons resultados (até mesmo acima do esperado).

Como será nos EUA?

Aliás, atualmente nos Estados Unidos cerca de 80% das redes domésticas e empresariais utilizam conexão via cabos HFC (e a velocidade média disponível hoje é de 1G). Sendo assim, quando a tecnologia for disponibilizada, mais pessoas poderão ter acesso à Internet banda larga 10G. Ou seja, um salto e tanto!

Internet banda larga está em constante aperfeiçoamento para entregar mais velocidade.

A tecnologia de fibra óptica ajuda a conduzir o sinal da Internet banda larga à casa das pessoas.

A NCTA (The Internet & Television Association), associação comercial que cuida dos assuntos ligados à banda larga e TV por assinatura nos EUA, anunciou durante a CES 2019 que todas as empresas norte-americanas estão decididas a oferecer esse tipo de estrutura o mais breve possível. Também disse que tal avanço representará economia para todos os lados, tanto para a indústria quanto para os consumidores, que terão mais qualidade a preços acessíveis.

Aliás, Michael Powell, presidente da NCTA, classificou a internet de 10G como a rede com fio do futuro, capaz de impulsionar as experiências digitais dos clientes. De acordo com ele, trata-se de uma tecnologia pensada para casas e estabelecimentos comerciais dinâmicos e que vivem conectados.

O que muda com a internet banda larga 10G?

Será um serviço mais rápido e eficiente, uma vez que a velocidade se multiplicou com a nova tecnologia. Além disso, pelo fato de usar cabos coaxiais, o material utilizado impede a perda de sinais pelo caminho. Ou seja, a velocidade estará garantida até chegar à casa dos usuários.

Aliás, o grupo responsável pela novidade disse ainda, durante a CES 2019, que a Internet de banda larga cada vez mais rápida já é uma necessidade atual. Isso porque as pessoas estão sempre conectadas. Inclusive, no caso dos estabelecimentos comerciais, os processos demandam conexões ágeis, uma vez que a maior parte das atividades hoje depende de Internet para a sua execução.

Realidade na Coreia do Sul

A Coreia do Sul foi o primeiro país do mundo a testar e a disponibilizar a Internet banda larga 10G para residências e estabelecimentos comerciais. O governo local, inclusive, realizou consórcios para o desenvolvimento de equipamentos básicos e, consequentemente, para a disponibilização ao público.

Os testes iniciais deram certo e ficou comprovado que a velocidade de Internet permite a realização de downloads e uploads em tempo recorde. Com isso, as empresas do setor, sempre com o apoio dos órgãos públicos, preveem que a cobertura alcance 50% do público até 2022.

No Brasil, ainda não foi divulgada nenhuma previsão de quando a tecnologia estará disponível para o público. No entanto, atualmente existem diferentes opções que garantem rapidez e boa qualidade de sinal. Isso porque a tecnologia de fibra óptica foi planejada especialmente para isso: assegurar que os dados cheguem à casa do usuário sem nenhuma perda.

Mas o que é internet de fibra óptica mesmo?

É a maneira mais rápida de transmitir dados a longas distâncias. Como falamos, os cabos utilizados na estrutura desse tipo de serviço protegem os dados elétricos, evitando qualquer perda de sinal ao longo do caminho.

Internet banda larga veloz é essencial para usuários que costumam fazer downloads diários.

Fibra óptica garante uma velocidade mais rápida e estável, ideal para quem faz downloads constantes.

Além disso, seu núcleo é revestido com um material isolante de ondas eletromagnéticas. Sendo assim, não sofre interferência de outras redes. Isso garante uma estabilidade capaz de evitar as quedas de transmissão.

Veja as principais características da internet de fibra óptica!

Por isso, a internet banda larga de fibra óptica é indicada, sobretudo, para quem vive conectado. É uma boa ideia para usuários que baixam séries e filmes com frequência. Além disso, também é bastante recomendada para gamers que vivem travando disputas online. Isso porque o serviço é ágil e estável.

Internet fibra óptica x internet convencional

A principal diferença entre fibra óptica e a internet de banda larga tradicional por cabo, conhecida como ADSL (Linha Digital Assimétrica para Assinante, em português), é a velocidade de conexão. Geralmente, a capacidade das redes convencionais é de 100 Mbps. Já as de fibra podem atingir 50 Gbps.

Além disso, a instalação é mais simples, uma vez que os cabos de fibra óptica são mais fáceis de manipular e transportar. A contratação, por sua vez, vai depender do uso que é feito da Internet. Por exemplo, se você acessa apenas à noite para assistir a filmes em uma plataforma de streaming, então a Internet cabeada já resolve a questão.

Internet banda larga atualiza-se para melhorar o serviço de conexão.

Instalação é mais simples e rápida do que a Internet banda larga cabeada convencional.

Já para quem costuma fazer download e upload com mais frequência ou então quem trabalha em casa e com internet, a fibra óptica pode ser uma opção mais interessante. Analise as suas necessidades e tome a melhor decisão!

Vantagens da fibra:

  • Possui maior capacidade de transmissão, uma vez que os filamentos utilizados são bem finos. Ou seja, é possível inserir várias linhas de transmissão dentro do mesmo cabo, o que garante uma conexão mais rápida.
  • É revestida com um material capaz de isolar ondas magnéticas. Assim, protege a conexão de interferências.
  • Gasta menos energia dentro de casa, pois funciona sem a necessidade de uso de eletricidade.
  • Instalação simplificada, principalmente por se tratar de um material mais leve para carregar e aplicar. Seu manuseio também é mais maleável.
  • Conexão mais rápida, ideal para quem gosta de baixar arquivos pesados, como vídeos e séries.

Vivo Fibra: como funciona e por que contratar

A Vivo disponibiliza o Vivo Fibra, internet de banda larga com uma das maiores velocidades do mercado. Ao contratar um dos planos disponíveis, é possível baixar arquivos, assistir a vídeos em HD e jogar online com um ótimo desempenho. Além disso, a tecnologia permite o acesso simultâneo de vários dispositivos — e com grande estabilidade.

As altas velocidades de upload também permitem o compartilhamento de fotos e vídeos com maior rapidez — ideal para quem trabalha em casa ou então costuma enviar esse tipo de conteúdo a amigos e familiares.

Internet banda larga da Vivo conta com benefícios.

Vantagens do Vivo Fibra, Internet banda larga de fibra óptica da Vivo.

Vivo Smart Wi-Fi

Ao assinar Vivo Fibra, os clientes possuem acesso gratuitamente ao app Vivo Smart Wi-Fi, que permite uma personalização da rede. Com o app é possível alterar o nome e senha da rede de Wi-Fi, ver quem está conectado na sua rede e bloquear dispositivos conectados. Tudo pelo smartphone de um jeito mais simples, rápido e prático.

Outra vantagem do app é que é possível encontrar o melhor sinal para você. Ou seja, nada de sofrer com a interferência com outros aparelhos. Além disso, você consegue criar uma rede para os seus convidados. De forma que a sua conexão principal fica protegida, e você consegue compartilhar essa conexão de convidados por WhatsApp ou SMS.

Velocidades de conexão

As velocidades disponíveis nos planos Vivo Fibra chegam a 300 MB para download e 150 MB para upload. Ou seja, são ideais para assistir a filmes, navegar pelos seus sites preferidos, mandar fotos, compartilhar vídeos e jogar, entre outras atividades.

Só para se ter uma ideia, para baixar músicas a velocidade de download é de 1 segundo no plano de 300 MB. Em filmes, pula para 3 segundos; já em aplicativos cai para 1; e, por fim, em jogos vai para os 7 segundos.

Internet banda larga da Vivo é a opção ideal para quem quer escolher sua velocidade.

No site da Vivo, é possível ver os planos e as suas respectivas velocidades para cada tipo de download.

Ao contratar a internet banda larga de fibra óptica, o cliente da Vivo ainda tem direito ao uso de serviços digitais. São conteúdos de esportes, desenhos, filmes, séries e jogos, entre outros, que podem ser acessados gratuitamente. As opções disponíveis dependem do plano contratado. Há, por exemplo, os canais Cartoon Network, Discovery Kids On!, Foz Premium, WatchESPN e o serviço Vivo Games 4u.

Conheça os planos!

Para conhecer mais e contratar um dos planos, basta ir ao site da Vivo. Assim, você poderá escolher qual plano Vivo Fibra combina mais com a sua necessidade. Acesse para ficar por dentro de todas as opções disponíveis.

Internet banda larga é indispensável para o dia a dia das pessoas, seja para trabalho ou entretenimento.

A Internet de fibra óptica é ágil e estável, por isso é uma opção em diferentes situações.

E aí, o que achou da matéria? Enquanto a internet 10G não chega por aqui, saiba como potencializar ainda mais o seu sinal de Wi-Fi com repetidores e powerlines.

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
internetTecnologia
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email