Como a Inteligência Artificial pode potencializar a sua beleza natural?

O avanço da tecnologia e as mudanças na forma de consumo fazem o mercado da beleza se renovar com a Inteligência Artificial. E isso vai mudar a sua vida!

16/10/2018 às 9:00

Quantas vezes você comprou um produto pelo o que ele prometia. E durante o uso, percebeu que ele não era o ideal para você? O que aconteceu em consequência disso? Você abandonou o produto pela metade e foi atrás de algum que realmente fosse a sua cara, certo?

Isso é mais comum do que se imagina. É mais do que comum, é uma tendência de mercado. É fato que somos diferentes, cada um de nós com tons de pele e cabelo que nos tornam únicos. A mídia até tenta impor um padrão de beleza. Mas existe uma tendência mundial de que cada vez mais pessoas procurem produtos pensados nas suas próprias características individuais.

Inteligência artificial no mercado da beleza.

Produtos que falam com as suas necessidades pessoais. Esse é o futuro da Inteligência Artificial na beleza.

E a Inteligência Artificial se encaixa nessa tendência com perfeição. Assim como já a vimos ir à sala de aula e até ao oftalmologista, era até esperado que ela chegasse ao mercado da beleza.

Primeiro de tudo, a Inteligência Artificial é um ramo da informática que lida com a simulação de comportamento inteligente em computadores. Em virtude disso, sua tecnologia vem sido usada para ajudar as pessoas a encontrarem os produtos ideais para o que elas buscam em beleza e satisfação pessoal.

Com a Inteligência Artificial, cada vez mais marcas de cosméticos estão se aprofundando na individualidade de seus clientes, buscando criar produtos específicos para cada um deles. Você quer um shampoo especial para o seu cabelo cacheado ou um hidratante pensado exclusivamente para a sua pele mista? Com a Inteligência Artificial você pode. E, acredite, as possibilidades são infinitas.

A seguir, trazemos alguns exemplos de como a Inteligência Artificial vem sendo usada no mercado da beleza e como isso pode influenciar a sua vida! Vamos lá?

A Inteligência Artificial no mercado da beleza

Em consequência das mudanças no modo de pensar da sociedade, as marcas de beleza já nascem com um propósito diferenciado das marcas com as quais estamos acostumados.

Um exemplo disso é a startup de beleza Proven, que está sacudindo o mercado ao usar Inteligência Artificial para descobrir qual é a melhor rotina de beleza para o seu consumidor.

Inteligência artificial no mercado da beleza.

A Proven estuda a fundo os hábitos de seus clientes para produzir makes exclusivas e personalizadas.

Ou seja, a Proven estuda o seu tipo de pele, as suas necessidades e objetivos estéticos. E, com a tecnologia da Inteligência Artificial, projeta quais produtos você deve usar, quando e como. Não é incrível?

Através de um questionário, a Proven descobre detalhadamente sobre seus hábitos de beleza, como se sua pele é oleosa ou seca, quais produtos você não vive sem e monta sua base de dados. Resenhas e críticas deixadas no site também ajudam a alimentar o motor da Inteligência Artificial da marca.

Desse modo, os produtos da Proven são todos feitos em seu próprio laboratório e enviados diretamente para os clientes que desejam uma experiência personalizada de beleza. Um jeito moderno e absolutamente personalizado de se sentir ainda mais bonita. Sem mudar em nada do que você é na essência.

Pele com acnes? A Inteligência Artificial pode ajudar!

Ainda nesse segmento, outra marca que vem se destacando por ter uma pegada tecnológica no jeito de produzir e vender é a Curology. Os cosméticos da Curology são focados em cuidados da pele personalizados, especialmente para quem sofre com a acne.

Combinando Inteligência Artificial e humana, a Curology trazem sua equipe mais de 25 médicos. Por conta disso, é considerada não apenas uma marca de cosméticos, mas sim uma companhia farmacêutica que cria medicações personalizadas para seus consumidores.

Inteligência artificial no mercado da beleza.

Ciência e tecnologia se combinam com a Curology.

A ideia da Curology é conectar pessoas com profissionais de saúde, seja uma enfermeira ou uma dermatologista. Desse modo, após preencher um questionário detalhado sobre seus hábitos e intenções, o cliente conta para marca o que precisa no seu caso de pele acneica. Assim, com esse questionário em mãos, a Curology encaminha o consumidor para o profissional adequado. E esse profissional projetará o produto ideal para atender às suas necessidades exclusivas de cuidados com a pele.

Em seguida, vem o acompanhamento por bate-papo online, envio de fotos e mais. Com isso, aliando Inteligência Artificial e atendimento personalizado, a marca vem fazendo seu nome no mercado.

Isso porque a Curology acredita que, sozinhas, as máquinas podem não solucionar todos os problemas. Mas, aliadas ao indivíduo, a Inteligência Artificial pode otimizar o processo na busca da pele perfeita.

E essa filosofia não poderia estar mais alinhada ao mercado hoje.

Com a Inteligência Artificial, sua beleza está no celular

Continuando o nosso papo sobre a Inteligência Artificial no mercado da beleza… Você já reparou como nos últimos anos a tela do celular tomou o lugar do espelho? Quer dizer, a gente já não anda mais com espelhinhos na bolsa, preferindo usar o celular para conferir rapidamente como está a make e o cabelo.

E essa tendência não tem passado desapercebida para as grandes marcas, acredite. Essa é, aliás, a nova fronteira do mercado da beleza. Como fazer do celular um acessório de beleza? Com a Inteligência Artificial, é claro!

 Inteligência artificial no mercado da beleza.

Seu celular como acessório de beleza é o próximo passo da Inteligência Artificial.

Isso quer dizer que as grandes companhias estão investindo cada vez mais em inovação para se aproximar do desejo e dos novos costumes do público. Exemplo disso é a L’Oréal, gigante de beauty, que recentemente adquiriu a canadense ModiFace, especializada em realidade aumentada e Inteligência Artificial em beleza.

A ModiFace já está no mercado há mais de uma década e é especialista em fazer diagnósticos da pele e suas características. Se trata de um sistema que funciona perfeitamente para testes de maquiagens.

Ou seja, a L’Oréal está de olho nessa tecnologia para desenvolver um app especializado em beleza, onde apenas abrindo a câmera você já terá na palma da mão o produto ideal para o seu tom de pele, que combine com o seu cabelo, e por aí vai.

Imagine abrir um app no smartphone e ter a cor ideal de batom para o look do dia? Com a tecnologia que está sendo desenvolvida com a Inteligência Artificial, isso é cada vez mais possível. E provável.

Concluindo…

Resumindo a nossa conversa, uma coisa é fato. O mundo está mudando e a Inteligência Artificial está chegando em todos os lugares, inclusive no mercado da beleza. E isso é ótimo!

Inteligência artificial no mercado da beleza.

Tendência: a beleza é a mais nova aliada da Inteligência Artificial.

Com isso, você poderá ter em mão produtos muito mais personalizados, feitos exclusivamente para o que você precisa e deseja para a sua beleza. E mesmo que tudo isso comece apenas como uma tendência, o futuro da Inteligência Artificial parece cada vez mais consolidado. Afinal, tudo isso pode parecer apenas moda por agora, mas em pouco tempo a tendência vira padrão de mercado.

Assim, a Inteligência Artificial chega não só para trazer pequenas melhorias no nosso cotidiano. Essa tecnologia vem para mudar também o nosso modo de olhar para nós mesmos, nos aprofundando cada vez mais no que nos torna únicos. E fazendo com que a gente se ame cada vez mais por isso.

E aí, você está preparado? Então, aproveite para conhecer o Lady Gaga da matemática que coordena pesquisas em AI.

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