Sua conta no Instagram foi hackeada? Saiba como recuperá-la!

Algumas medidas de segurança simples podem te ajudar a evitar esse tipo de problemas com a sua rede social. Descubra quais!

25/09/2018 às 14:00

Nas redes sociais, uma das maiores preocupações é ter uma conta hackeada. Afinal, ali não são compartilhados apenas bons momentos e recordações com amigos e familiares, mas também  informações confidenciais. E mesmo que essas plataformas, como Instagram e Facebook, por exemplo, sejam muito usadas no mundo inteiro, uma coisa é certa: nenhuma delas é 100% segura.

Quando o assunto é o Instagram, alguns recursos simples podem impedir que sua conta seja invadida. Como por exemplo, escolher senhas fortes e não compartilhá-las com ninguém, evitar fazer o login em computadores públicos e garantir a segurança da conta de e-mail cadastrado na rede. Para te ajudar, mostramos o que fazer para recuperar uma conta invadida e também separamos algumas dicas que vão te ajudar a se manter seguro.

Meu Instagram foi hackeado! E agora?

O que fazer se Instagram for hackeado?

Se você tentou fazer o login e não obteve sucesso, será necessária a ajuda do Instagram para recuperar a sua conta. Então, a primeira coisa que você precisa fazer é acessar o link “Obtenha ajuda para entrar”, disponível na tela inicial do seu aplicativo.

Em seguida, insira as informações de login (e-mail, @ do usuário ou número de telefone). Ao clicar em “Avançar”, a janela “Acessar sua conta” será aberta e nela você precisa escolher uma forma de recuperar a sua conta. Há a possibilidade de fazer esse procedimento através do e-mail, SMS ou Facebook.

Se a opção escolhida foi o e-mail, a plataforma enviará um link para que você redefina a sua senha. Então, é simples: é só criar uma nova e confirmar. Não recebeu o e-mail? Olhe em sua pasta de spam e troque sua senha rapidamente.

E se o Instagram não encontrar minha conta?

Caso o Instagram não consiga encontrar a sua conta, porque o invasor mudou o nome do usuário, por exemplo, será necessário voltar até a opção “Acessar sua conta” e clicar em “Precisa de mais ajuda?”. Com isso, você vai fazer a denúncia da invasão e enviar uma solicitação ao suporte da rede social.

O que fazer se Instagram for hackeado?

Para ajudar, na hora de preencher o formulário, passe todas as informações que possam ajudar nesse processo. Como por exemplo, e-mail de cadastro, se a conta é pessoal ou corporativa, o motivo pelo qual você não consegue acessar a sua conta – se esqueceu o e-mail cadastrado ou invasão. Após enviar o e-mail será preciso aguardar o retorno do Instagram.

Durante o preenchimento das informações para o suporte, a rede social disponibiliza duas opções para você marcar: “Conta pessoal com fotos de mim” ou “Conta pessoal com fotos sem mim”.

Se você selecionar a primeira opção, a plataforma vai solicitar que você envie uma foto segurando um papel em branco com um código de cinco dígitos (que são enviados pela empresa) seguido do seu “@” na plataforma e nome completo. Assim, o Instagram usará o reconhecimento facial entre a foto enviada e as selfies publicadas em sua conta.

Já se você marcar a segunda opção, receberá um e-mail solicitando mais algumas informações. Para que, desta forma, a rede social consiga se certificar de que você é, de fato, o dono da conta em questão.

E se for uma página de empresa?

No entanto, se a conta hackeada for de uma empresa ou marca, você precisará seguir os mesmos passos para recuperar uma conta sem fotos. Ou seja, você acessará Acessar sua conta -> Precisa de mais ajuda -> Preencher formulário de invasão e marcar a opção Conta pessoal com fotos sem mim.

O Instagram processa os pedidos por ordem de chegada. Por isso é importante que você informe a plataforma sobre o ocorrido o mais rápido possível. Independentemente se sua conta hackeada é pessoal ou de alguma marca.

Vale lembrar que somente o dono da conta pode fazer esse tipo de solicitação. O Instagram não aceita que esse tipo de pedido de suporte seja feito por terceiros.

O que fazer se Instagram for hackeado?

Essa é a tela que você verá ao pedir uma solicitação ao Instagram.

Já que estamos falando sobre o Instagram, você sabia que é possível esconder algumas mídias e depois fazê-las aparecerem no seu feed ? A gente te mostra como!

Como se proteger para evitar que invadam o meu Instagram?

Como evitar que meu Instagram seja hackeado?

Evite que o seu Instagram seja hackeado, seguindo algumas dicas de segurança!

4. Senha

Caso tenha conseguido recuperar sua conta com sucesso, a primeira coisa que você precisa fazer é redefinir a sua senha. Para garantir a segurança, crie algo que misture números, símbolos, letras maiúsculas e minúsculas.

Para fazer essa troca através do app, basta acessar as “Configurações” e depois “Senha”. No computador, é só clicar em “Editar seu perfil” e depois em “Alterar senha”.

3. Não divida seu login com ninguém

Outra maneira de evitar que outras pessoas tenham acesso a sua conta no Instagram é impedir que outros aplicativos tenham acesso a ela. Até porque outros apps não seguem a política da rede social e isso torna sua conta mais vulnerável a invasões.

Para removê-los, é bem fácil: basta acessar sua conta através do computador, clicar em “Configurações” e “Aplicativos autorizados”. Em seguida, selecione a opção “Revogar acesso”.  Pronto, é simples assim!

O que fazer se Instagram for hackeado?

2. Autenticação em dois passos

A fim de diminuir os casos de contas invadidas, a rede social passou a oferecer a autenticação em dois fatores. O que significa fazer a confirmação de login (por e-mail ou SMS) após a senha.

Como essa medida adicional de segurança é uma novidade no Instagram, nem todo mundo sabe o que fazer para ativá-la. Por isso, decidimos mostrar o passo a passo.  Acesse as “Configurações”, depois “Privacidade e Segurança” e “Autenticação de Dois Fatores”. Por último, basta selecionar a opção “Exigir Código de Segurança”.

1. Conta verificada

Recentemente, a rede social começou a permitir que os usuários solicitassem a verificação de suas contas. Ou seja, o famoso selinho azul ao lado do username dentro do próprio aplicativo.

Para comprovar a autenticidade, é necessário que o usuário envie ao Instagram uma cópia de sua identificação, legal ou comercial, junto com o nome completo e nome de usuário da conta.

Com isso, agora fica mais fácil saber se você está, de fato, interagindo com uma figura pública ou não.

O que fazer se Instagram for hackeado?

Por ser muito usado em todo o mundo, o WhatsApp tornou-se um alvo frequente de golpes. Veja aqui o que fazer, caso sua conta seja  clonada. 

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email