inDriver: app de mobilidade em que você define o preço

App inDriver oferece algo novo na guerra pelos passageiros: o usuário que escolhe quanto quer pagar pela corrida.

11/09/2019 às 9:00

Depois do FaceApp, mais um aplicativo originário da Rússia está ganhando espaço. Trata-se do inDriver, que nasceu na gelada Sibéria e está se espalhando pelo mundo. Mas afinal, o que faz o inDriver? Com o intuito de atuar na mobilidade urbana, ele funciona como Uber, Cabify e 99. Mas, em contraste, apresenta uma especificidade: você que estipula o valor que quer pagar pela corrida.

Em virtude do diferencial, a empresa já está presente em 25 países, incluindo o Brasil. Atualmente o inDriver opera em 18 cidades brasileiras, além de mais 25 países. No total, 200 cidades são atendidas pelo serviço.

Países e cidades com inDriver

Aliás, veja a lista dos países: Brasil, África do Sul, Armênia, Bolívia, Cazaquistão, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Equador, EUA, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Peru, Quênia, Quirguistão, República Dominicana, Rússia, Tanzânia e Uzbequistão.

E quais as cidades brasileiras onde já opera o inDriver? Aracaju, Belém, Caruaru, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Goiânia, João Pessoa, Londrina, Macapá, Natal, Pelotas, Porto Alegre, Recife, Santos, São José Do Rio Preto, Sorocaba e Teresina.

Entretanto, se sua cidade não estiver na lista, ela pode surgir em breve, já que o plano de expansão é forte. Por exemplo, para atrair motoristas, o InDrive não cobra taxa deles nos primeiros meses.

 Publicidade para atrair motoristas no inDriver.
Publicidade para atrair motoristas.

Como instalar e usar o inDriver?

O funcionamento é bem similar aos dos demais apps de mobilidade urbana. Em primeiro lugar é preciso baixar o aplicativo do inDriver. Para smartphones com Android, clique aqui. Entretanto, se você utiliza um celular da Apple, clique aqui.

Veja só como fica o app do inDriver nos iPhones.
Veja só como fica o app do inDriver nos iPhones.

Depois de instalado, você precisará ainda fornecer seus dados, como nome e CPF, ceder uma foto e permitir que o app conheça sua localização. O aplicativo vai pedir seu destino e então você vai preencher quanto quer pagar pela corrida. Após, é só clicar no botão verde “Solicitar”. Em outras palavras, tudo muito simples e rápido.

Conheça o app inDriver.
Preencha destino e o preço que quer pagar. Depois, é só clicar em “Solicitar”.

E fica mais barato?

Assim sendo, seu pedido será então enviado aos motoristas disponíveis nas proximidades. Em teoria, o primeiro que aceitar sua proposta irá buscá-lo. Mas, na prática, os motoristas podem fazer contrapropostas. E, de igual forma, todos podem simplesmente recusá-la se o valor oferecido for baixo demais. Enfim, pode acontecer toda uma negociação, e você tem a liberdade, na tela do app, de aumentar ou diminuir o valor de sua proposta.

Por outro lado, se mais de um motorista demonstrar interesse, você pode ainda escolher o que preferir. Em síntese, os critérios para ajudar na seleção são o preço que o motorista sugerir, a distância de seu embarque, o número de viagens já realizadas, as classificações recebidas e a marca e modelo do carro.

Eventualmente fica mais barato que táxi? Com certeza. E mais em conta que Uber ou 99? É provável, mas isso depende das negociações entre usuário e motoristas. Dessa forma, o ideal é começar oferecendo um preço abaixo da concorrência, mas ainda realista. Isso é importante, pois ofertas muito baixas tendem a ser ignoradas. Em resumo, a empresa informa que é possível uma economia de até 20% em relação a outros apps de mobilidade.

As viagens podem ficar mais baratas com o inDriver.
As viagens podem ficar mais baratas com o inDriver.

Pedidos especiais

Com toda a certeza, o app inDriver é bem completo. De tal forma que, na tela de seu celular, o usuário pode conferir o nome do motorista e a marca do carro. Além disso, o número da placa e o número de viagens concluídas. Por outro lado, também é possível compartilhar, durante a viagem, tanto os dados do motorista quanto a localização do carro. Faça isso com seus amigos ou familiares. A localização do carro pode ser enviada pelas redes sociais, e-mail ou SMS.

 O inDriver aceita pedidos especiais, como cadeirinhas de criança ou transporte de animais.
O inDriver aceita pedidos especiais, como cadeirinhas de criança ou transporte de animais.

O inDriver, além disso, também aceita pedidos especiais, que vão desde viagens com paradas, transporte de crianças, cadeirinha de bebê. E pode ter até vans e micro-ônibus para grupos. Tudo pode ser incluído na negociação, até muita bagagem ou eventualmente transporte de animais. Para isso há um campo “Observações” na tela inicial do app, onde você digita exatamente o que necessita.

Pagamentos em dinheiro

Um detalhe que não poderia ser deixado de fora: por enquanto o inDriver funciona somente com pagamentos em dinheiro, a plataforma não está operando com cartões. E todo o pagamento fica com o motorista.

Então, se você tem um carro e acha interessante trabalhar com o inDriver, o caminho é começar pelo site da empresa. Lá você obtém informações sobre o funcionamento do sistema.

Mas não é necessário baixar qualquer app extra. Se você clicar nas três barrinhas (no alto, à esquerda) na página inicial do app de passageiro, verá um botão “modo motorista”. 

Formulário para cadastro de motorista no mesmo app inDriver de passageiros
Formulário para cadastro de motorista no mesmo app de passageiros.

Toque nele e depois em “Cadastro online” para fazer o seu registro como motorista e o de seu veículo. O processo é rápido e depois é só começar a aceitar corridas.

Aliás, sempre é bom comparar aplicativos de mobilidade urbana. Já publicamos aqui no Vivo Guru Blog um artigo sobre as vantagens e desvantagens de cada app.

Igualmente já escrevemos sobre apps de transporte especiais para mulheres. E ainda sobre uma alternativa diferente de mobilidade, os carros por assinatura. Confira!

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
TecnologiaUtilidades
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email